Skip to main content

Em Dezembro de 2021, após ter jogado alguns games bem mais ou menos como Grand Theft Auto: The Trilogy para o site, estava em busca de algo diferente do que depender apenas da nostalgia de um jogo, precisava de algo novo e o estúdio Ota Imon entregou aquele que se tornou um dos meus TOP 10 games da vida, Wolfstride! Agora os irmãos Paulo e Otavio retornam com uma aventura anos a frente de Wolfstride, protagonizada pela narradora boca suja favorita de toda uma nação, Foam Gun, a “protagonista” de Zet Zillions.

Eu não sou muito de TCG’s, ainda que tenha jogado muito Magic: The Gathering e Pokémon TCG com meus amigos, mas eletronicamente falando, eu não sou dos maiores fãs, ainda assim o estilo visual, diálogos, narrativa e gameplay me cativaram em Zet Zillions e me vi jogando desde a demo até a chegada da chave de review, indo e voltando em seu sistema roguelite em busca da soberania humana pelas estrelas.

Bem vindo ao futuro, Capt. Lixo!

Tal como em Wolfstride, em Zet Zillions Foam Gun continua com sua língua afiada e desprezo marcantes, agora com uma cabeleira maior, um traje ainda mais requintado e comandando um planeta inteiro, que só é menor que seu próprio ego. Na narrativa, fazemos parte da tripulação de Foam Gun, que é composta por ela, um alien roxo visualmente clichê chamado Ziggy e um grande dinossauro cientista chamado DOK.

Imagem de Zet Zillions

Além de nós, a nave também esta repleta de criaturas sintéticas chamadas de lixos, seres humanoides que tem como função apenas colonizar planetas e criaturas, ou, servir de munição viva para o nosso canhão. Tudo em busca da hegemonia da raça humana através das estrelas, lutando contra corpos celestes vivos, diferentes espécies alienígenas e até mesmo corpos estelares inteiros!

Tudo isso enquanto fugimos de uma estranha e misteriosa entidade capaz de destruir tudo que existe, uma criatura chamada Thanatos. Tão grande é seu tamanho, que o mesmo nos persegue com apenas parte do seu corpo adentrando nossa realidade, seja ela um braço, uma perna ou até algo mais. Talvez Thanatos seja o fim, talvez ele já estivesse destinado a vir e destruir tudo, ou talvez algo maior esteja ocorrendo por nossas costas.

Além da trama principal envolvendo o jogador, Foam Gun, Ziggy e DOK, Zet Zillions apresenta muitos personagens secundários divertidos e interessantes para serem descobertos espaço afora, através de missões, encontros por acaso ou locais especiais. Alguns dos mais chamativos foram a entidade Gaia e o divino Deus dos Abacaxis!

Imagem de Zet Zillions

Leia o manual e sobreviva

Por ser um deck-building game, o jogador deve em Zet Zillions explorar o universo em busca de cartas para implementar e fortalecer seu baralho. Inicialmente o jogador terá cartas de Sucata, que geram escudo para o planeta e Foam Gun, e cartas Lixo, a forma mais básica dos humanoides criados em laboratório. Essas diferente das cartas de sucata tem duas funções, a primeira é a de colonizar planetas e inimigos, algo que citarei mais a frente, enquanto a segunda é a de ser misturado a Sucata e formar uma almondega, a primeira carta de ataque!

Usando essas almondegas de metal e seres humanoides o jogador começa a explorar as casas próximas a ele em um tabuleiro cósmico, traçando seu caminho por encontros casuais com inimigos, NPC’s, divindades ou eventos corriqueiros dentro da nave. Cada qual com uma chance de ganhar uma carta ou mais ao final deles, ou perder cartas e pontos de vida também, quem decidirá seu destino são as forças exotéricos do RNG.

As cartas são diversas e seus efeitos são muitos, mas balanceadas o suficiente para que o jogador possa bater de frente com as incrivelmente poderosas entidades deste universo. As funções no geral são aumento de defesa, colonizar, adicionando um número x de habitantes no planeta ou inimigo, que possui um limite máximo de habitantes, e ataque, que pode ser tanto normal, quanto o perfurante, que nega o escudo do inimigo. No entanto existem cartas com mais efeitos e fusões e promoções que as tornam ainda mais poderosas!

Imagem de Zet Zillions

Um deck diversificado é a chave para o sucesso em Zet Zillions, então sempre busque novas cartas sempre que puder, além dos locais especiais no mapa que citei acima. Um dos lugares que mais gosto de cair são as capsulas a deriva que da uma entre três cartas e o laboratório, onde você sacrifica um dos seus Lixos normais, por um Lixo mutante, que vem em diversas cores e sabores! Pode ser um Lixo que ataca e da escudo, um que ataca por dentro do escudo do inimigo, um que te de mais um ponto de ação por turno, assim por diante.

Hora do d-d-d-duelo!

Okay, você chegou ao fim do tabuleiro, ou pisou em um espaço com inimigo, ou foi alcançado pela energia sombria de Thanatos neste setor e vai ter que enfrentar um pedaço dele, hora de usar seu baralho! Como dito antes, inicialmente você tem apenas Sucata, Lixo e as almondegas misturadas de ambos para poder se defender e atacar. Supondo que você tenha explorado bastante, ganho bastante abacaxis para comprar cartas ou conseguiu cartas com NPCs e eventos, é hora de colocar elas para trabalhar.

As cartas se dividem em cartas permanentes, que rotacionam entre sua pilha de descarte, cartas que se clonam quando fundidas ou jogadas, algumas se pulverizam, ou seja após usadas se vão permanentemente ou até conseguir outra dela e cartas que são exiladas para até a próxima batalha. Geralmente cartas que se pulverizam e exilam são extremamente fortes, por isso o uso único de cada uma delas

Imagem de Zet Zillions

O seu foco deve ser sempre o de causar o máximo de dano no oponente e evitar receber dano, como é de se esperar, para isso o jogador pode aumentar o nível de armadura com sucatas ou cartas semelhantes, ou povoar o inimigo. O ato de povoar o inimigo em certos casos pode gerar vitória automática, mas no geral irá atordoar ele por um turno uma vez que tenha chego a população máxima permitida daquele inimigo. O número pode variar, certos inimigos aguentam apenas 3 ou 5 pessoas, outros até mais de 50!

Além de evitar o dano alto de um inimigo, colonizar inimigos também permite que certas cartas possam ser usadas como uma das mais fortes que o jogador terá logo de inicio chamada Frag-a-Jam, que destrói todos os habitantes de um planeta, causando dois pontos de dano para cada vida ali! Se a carta for aprimorada então, pode causar danos colossais, aplicar efeitos negativos e até mesmo recuperar armadura para o jogador. Zet Zillions irá fazer sua mente estratégica esfumaçar pensando em como combinar o uso de cartas.

Efeitos, promoções e capangas em promoção

Em Zet Zillions o jogador além de batalhar e coletar cartas deve realizar missões para Foam Gun, DOK e Ziggy, seja ela colonizar algum planeta, matar um certo número de adversários ou um adversário em específico, é algo que deve ser escolhido e feito. Essas missões geram recompensas que variam entre cartas, atributos e promoções, mas o que são atributos e promoções?

Imagem de Zet Zillions

Atributos são efeitos passivos que servem como condecorações, medalhas pelos seus feitos, que podem mudar o rumo de uma batalha. Por exemplo o atributo Placa Espinhosa, gera um contador de espinhos para cada nível de armadura que ganhamos, o que fará que quando atacados, o inimigo também sofra dano! Já as promoções aplicam diferentes efeitos em cartas, podendo permitir que ela gere escudo, energia, aumente o ataque do jogador ou que possamos comprar uma carta caso a carta promovida seja fundida ou usada.

Ou seja, missões são extremamente importantes, infelizmente não podemos designa-las aos nossos capangas, aliados que ficam flutuando pela tela e que podem gerar bônus diferentes para cada um. Inicialmente temos um mecha chamado Junker, um tanto quanto familiar, garantindo ao jogador 2 pontos de armadura para cada fusão feita, ou até duas cartas diferentes de tralha, dependendo do seu nível e item equipado em seu arsenal, por isso, cuide bem do seu capanga e ele cuidará bem de você.

Zet Zillions é um deck-building game bem maluco e bem livre de amarras, mas bem desafiador não menos, a partir do ato 3 em diante o jogo virá para cima de você com tudo, então use e abuse de suas cartas e combinações. Isso é o que não falta em Zet Zillions com o jogo tendo um total de 169 cartas e 1411 fusões entre cartas, um número bem alto de possibilidades para o caos!

Imagem de Zet Zillions

Sobrevivendo além da batalha

Mesmo tendo adorado Zet Zillions certos ajustes finos ainda são necessários em minha opinião, mais referente ao rng de bosses em certas áreas e alguns soft-locks que sofri algumas vezes tornando minha play inviável sendo necessário abandonar o progresso alcançado até então. Em relação aos bosses, se você estiver nos primeiros atos e ao chegar no boss ver apenas um mosquitinho, pode acreditar que você está ferrado, pois após mata-lo você vai bater de frente com um dos chefes mais difíceis de todos, a Rainha Colmeia, não é impossível vence-la no começo, mas se prepare para uma luta bem desgastante!

Em relação aos soft-locks de Zet Zillions, me ocorreu duas vezes ao final de atos após vencer um chefe e terminar uma missão simultaneamente de o jogo voltar ao tabuleiro de movimentação e eu não conseguir fazer mais nada, pois não tinha como avançar mais para lugar algum, a missão não concluiu e a vitória aparentemente não foi registrada, me forçando a abandonar aquela run e recomeçar tudo de novo.

Tirando estes fatores, o jogo é excelente, extremamente divertido e viciante, fazendo com que o jogador queira sempre voltar para testar novos baralhos e combinações malucas para ver em quanto tempo consegue limpar uma área, ou o quão rápido consegue derrotar bosses e colonizar planetas. Os personagens são divertidos, os encontros aleatórios também e a loja do DOK tem preços justos para cartas extremamente fortes que podem mudar o rumo da sua run.

Imagem de Zet Zillions

No começo de janeiro havia conversado com Paulo, Otavio e Julia sobre o andamento do projeto, além de ter conversado com os irmãos logo após o lançamento de Wolfstride e ver a evolução do projeto do estúdio é algo realmente incrível. Pegue seu baralho, vista seu quepe e assuma seu assento de capitão lixo em Zet Zillions, em um universo que precisa da sua proteção e da Vanguarda Starborn!

No começo de janeiro havia conversado com Paulo, Otavio e Julia sobre o andamento do projeto, além de ter conversado com os irmãos logo após o lançamento de Wolfstride e ver a evolução do projeto do estúdio é algo realmente incrível. Pegue seu baralho, vista seu quepe e assuma seu assento de capitão lixo em Zet Zillions, em um universo que precisa da sua proteção e da Vanguarda Starborn!

90 %


Prós:

🔺 Estilo visual e trilha sonora excelentes
🔺 Mecânica de deck-building divertida e intuitiva
🔺 Desafiador, mas não injusto
🔺 Alta diversidade de cartas, permitindo uma grande variedade de estratégias

Contras:

🔻 O R.N.G, pode te pegar pelo pescoço as vezes
🔻 Pode acabar ocorrendo um soft-lock as vezes

Ficha Técnica:

Lançamento: 23/05/2024
Desenvolvedora: OTA IMON Studios
Distribuidora: Raw Fury
Plataformas: PC

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024