Skip to main content

Os jogos brasileiros estão em alta! O lançamento recente de Horizon Chase 2 no PC só é mais uma prova do potencial imenso dos devs de nosso país. Apesar da lista de games nacionais marcantes só aumentar ano após ano, uma parcela significativa desses títulos acabam passando despercebidos em meio a tantos lançamentos mainstream.

Diante desse contexto, resolvemos preparar essa super lista com diversos jogos brasileiros que merecem sua atenção. Tem game pra todo tipo de jogador, portanto, não fique com receio de dar um confere na lista completa!

Dandara

Não poderia começar a lista de outra forma. Dandara é um belíssimo jogo de aventura levemente inspirado em Dandara dos Palmares, uma escrava fugitiva que lutou contra o sistema escravista brasileiro. O título, desenvolvido pela Long Hat House, é recheado de referências da nossa cultura, incluindo aquela obra famosa de Tarsila do Amaral.

Dodgeball Academia

Você é fã de queimada (ou o bom baleado em terras soteropolitanas)? Então coloque imediatamente Dodgeball Academia na sua lista de jogos a conferir. O jogo mescla elementos de RPG com o esporte, tudo reunido em um estilo visual maravilhoso. O game foi idealizado por Ivan Freire.

Fobia – St. Dinfna Hotel

Possivelmente o jogo mais conhecido da nossa lista. A obra do Pulsatrix Studio acabou rompendo as barreiras da cena indie e AA, conquistando alguns adeptos dos jogos mainstream. Com visuais belíssimos, Fobia – St. Dinfna Hotel conta uma história de terror protagonizada por um jornalista que decide ir até uma cidade pequena fazer uma investigação. Recomendadíssimo para fãs de survival horror!

Unsighted

Desenvolvido pela Pixel Punk, Unsighted é um jogo de ação e aventura com elementos de RPG. A história, protagonizada por Alba, contém elementos futuristas e um belíssimo mundo em pixel art. O combate do game recebeu diversos elogios mundo afora e, o melhor de tudo, ele apresenta um modo cooperativo, permitindo que você desfrute da jornada ao lado de um amigo.

Língua

O jogo Língua tem uma natureza lúdica muito forte. Projetado por Guilherme Giacomini, o game segue a história de Beto, um garoto que parte em uma jornada pelo nordeste. Língua conta com visão isométrica e podemos conhecer diversos personagens do folclore, o que torna a jornada ainda mais especial.

Elderand

Elderand é um metroidvania que flerta um pouco com algumas mecânicas do gênero Souls. O mundo do jogo se inspira claramente nas obras de Lovecraft pra entregar uma atmosfera sombria com chefes grotescos. Apesar de não trazer inovações, Elderand cumpre bem seu objetivo e é uma ótima pedida pra quem curte jogos metroidvania!

Dolmen

Nosso exemplar soulslike da lista. Dolmen, desenvolvido pela Massive Work Studio, entrega uma aventura sci-fi macabra com a tradicional jogabilidade pautada na stamina. Um de seus principais diferenciais é a presença de armas de fogo futuristas que ajudam a distinguir o jogo dos óbvios exemplares do gênero.

Apesar dos defeitos, acentuados pelo seu orçamento mais compacto, o projeto escancara que os brasileiros podem contribuir bastante com um dos gêneros que mais crescem na indústria.

Pocket Bravery

Se você adora jogos de luta, você definitivamente precisa dar uma chance para Pocket Bravery. Com uma pixel art belíssima, o game é praticamente uma carta de amor aos títulos clássicos do gênero. Com trocentos eastereggs, um excelente cast de lutadores e um gameplay afiado, é difícil não se encantar pelo game da Statera Studio.

Dandy Ace

Esculpido pelo estúdio Mad Mimic, Dandy Ace é um jogo roguelike cheio de identidade. Com belíssimos visuais cartoonescos, uma lore interessante e um sistema de cartas que deixa a jogabilidade empolgante, o título é uma aposta certeira para os amantes do gênero. O nível de desafio é bem dosado, demandando que o jogador evolua juntamente com o seu personagem.

Astrea: Six-Sided Oracles

Astrea é um jogo bem diferente do usual. O projeto da Little Leo Games mescla mecânicas de construção de deck com roguelike, entregando um gameplay bem único. Astrea é um daqueles games fáceis de jogar mas bem desafiadores se o jogador buscar dominá-los completamente.

Os jogos brasileiros que ainda estão por vir

Agora que já falamos sobre os jogos brasileiros já lançados, vamos falar sobre alguns dos títulos mais empolgantes que estão por vir!

Asleep

Idealizado pela Black Hole Games, Asleep conta uma história de terror com visuais em pixel art e uma jogabilidade que mescla aventura e point and click. A aventura é ambientada no Nordeste na década de 90 e é protagonizado por Ana Lúcia. A estética e jogabilidade lembram bastante a franquia Oxenfree. Asleep não tem uma data de lançamento concreta mas deve chegar em 2024.

Entre as Estrelas

Desenvolvido pelo Split Studio, Entre as Estrelas contará a história de duas irmãs indígenas que foram separadas após sua vila ser atacada por grileiros. Estruturado como um plataforma 2D, o game conta com visuais estonteantes e a lore envolve o folclore nacional.

A.I.L.A

Outro jogo da Pulsatrix, o estúdio que nos trouxe Fobia. Desenvolvido na Unreal Engine 5, A.I.L.A oferece uma história que quebra a quarta parede. O protagonista do jogo é um beta tester que precisa testar games gerados por uma IA. Esses jogos são gerados pelas escolhas de quem joga. Cada vez que um game novo começa, noos desafios, interações e revelações acontecem. Proposta bem ousada! O youtuber MaxMRM está atuando no projeto como Diretor Criativo.

Esse é o fim da nossa lista de jogos brasileiros. Faltou incluir algum? Conta pra gente nos comentários!