Skip to main content

O holocausto nuclear nunca esteve tão próximo como nos tempos atuais. ZERO Sievert pode ser o “tutorial” para o futuro caso um certo presidente careca aí resolva lançar pelo mundo algumas ogivas extremamente perigosas. Uma pequena aventura de sobrevivência, exploração e superação.

Com uma visão aérea e explorando áreas onde a vida seguia tranquilamente antes de um holocausto nuclear, ZERO Sievert é uma versão de bolso de S.T.A.L.K.E.R, com personagens fofos, animais fofos e monstros fofos.

Um, dois, coroa-me

Em ZERO Sievert, não há heróis ou vilões. Você desperta em um bunker já lotado de pessoas, incluindo soldados e cientistas, e ali todo mundo deseja sobreviver. Há aqueles que sobrevivem um dia de cada vez e outros que viram memórias levadas pelo trem, que desloca os personagens em suas expedições por áreas abandonadas.

ZERO Sievert
Não adianta se esconder, eu vou te matar

O mundo civilizado foi para as cucuias e resta a você a missão de viver até onde conseguir. Explorando as cinco áreas geradas de maneira procedural, cada retorno aos locais será diferente e totalmente inusitado, com inimigos e criaturas aleatórias para o jogador matar e roubar seus itens. Ou ser transformado em jantar.

Isso não quer dizer que não haja curtas histórias para descobrir. Afinal, ainda há NPCs pelos mapas e no bunker dispostos a darem missões ao jogador. Essas missões podem dar mais detalhes sobre determinada situação daquele local, unidade ou grupo de pessoas, sejam elas de NPCs das áreas de exploração ou do bunker.

Caso queira realmente mergulhar de cabeça na história, certos NPCs aceitam bater um papo sobre o que faziam, fazem ou sonham em fazer. Alguns irão lançar uma nuvem ainda mais escura sobre o mundo radioativo de ZERO Sievert, enquanto outros demonstram ter esperança em um futuro melhor.

ZERO Sievert
Jamais perca o foco, principalmente no escuro

Máscara de gás, armas e água limpa

Você não possui nome, é visto apenas como um dos sobreviventes. E logo na primeira incursão, os soldados falam entre si que você não irá voltar. Você obviamente prova o contrário, voltando vivo da sua exploração. Ao impressioná-los, abre-se novas missões e a sua fama e experiência crescem.

Quando criamos um save, ele corresponde a um arquétipo de personagem. Ou seja, é possível ter vários saves com diferentes personagens. Cada qual com sua especialidade, seja em ser mais ágil, mais resistente e capaz de carregar mais cargas ou um especialista em infiltração.

Cada personagem possui um loadout inicial próprio, mas a ideia é você começa com um pouco de comida e água, uma ou duas armas e alguns equipamentos. O restante, que irá garantir a sua sobrevivência, depende apenas de você e suas habilidades de sobreviver na natureza indômita.

ZERO Sievert
Por mais aconchegantes que pareçam, não se entregue a tentação

Cada bala é esencial para retornar a casa e não virar a janta de algum mutante, enquanto vasculhamos por novos equipamentos, dinheiro, ferramentas, ferragem, caça ou alimentos e bebidas. Se não der atenção à sua fome, ela pode te matar tanto quanto a arma de fogo usada pelos ladrões.

Base, doce base

O bunker é a sua nova casa, um cantinho seguro para se recuperar após um longo dia de exploração. Após passar horas caçando, matando mutantes fracos ou os enormes predadores das diferentes áreas, tudo o que deseja é voltar pro bunker e respirar.

Ao vasculhar as áreas e sobreviver às ameaças, o jogador irá encontrar escombros também com ferramentas. Usando pregos, arruelas e outros itens encontrados, é possível construir módulos que agem como móveis e áreas de uma casa, como bancadas de trabalho, cozinhas, camas, etc.

ZERO Sievert
Hora de construir!

Com estes módulos e após adquirir certas habilidades, seja comprando com pontos ou através de livros, o jogador ficará cada vez mais independente do bunker e suas instalações comunitárias. Poderá então dormir em uma cama própria, ter suas ferramentas, preparar a própria comida e se tratar sozinho.

Não que os outros membros do bunker roubem seus itens, mas é aquele velho ditado: o dono da bagunça organizada sabe sempre onde tudo está! Com uma base extremamente operacional, você facilmente se tornará o maior caçador do mundo de ZERO Sievert, uma lenda entre a população e bandidos.

Explore sem pressa

Os mapas gerados de forma procedural, não adianta você querer decorá-los. As coisas mudam de lugar, com instalações e áreas diferentes. O jeito é planejar suas incursões, levando mais equipamentos para uma longa caminhada ou indo mais leve em explorações mais curtas.

ZERO Sievert
O inventário segue o padrão dos populares battle royale

Outro detalhe importante pra ficar de olho é o seu peso. Caso fique pesado demais, não conseguirá se movimentar rapidamente. Por se tratara de um jogo de sobrevivência, você precisa estar sempre se alimentando e matando sua sede, para sempre funcionar no seu melhor.

Estando hidratado e bem alimentado, você obviamente estará saudável e apto para seguir suas explorações. Jamais esqueça de que, na maior parte do tempo, estará em ambientes altamente radioativos. Portanto carregue consigo medicamentos para se curar de ataques de bandidos, animais e monstros, mas também para se proteger da radiação.

Radiação em excesso deixará seu personagem fraco e vulnerável, além de fazer com que você comece a sangrar por todos buracos que conhece. Caso esteja sem remédios, procure a ala médica do bunker entre as missões para poder se tratar dos efeitos de exposição.

ZERO Sievert
Doces pontos de experiência

Lutando contra as ameaças nucleares

ZERO Sievert não apresenta chefes regulares, mas isso não quer dizer que eles sejam menos ameaçadores. A diferença é que pelo fato de ser totalmente focado na exploração, os inimigos mais poderosos simplesmente vagam pelos cenários.

Até o momento encontrei apenas três nos cinco cenários disponíveis. Um no acampamento, um na floresta e um no shopping, cada qual com suas habilidades de caça diferente e loots incríveis, sendo eles Arman, Lazar e Kibba respectivamente. São inimigos com esquadrões extremamente ágeis e que irão abrir fogo sem pensar duas vezes.

Visualmente o jogo é bem simples, com visão aérea permitindo um gameplay tático tanto do jogador quanto dos inimigos. O personagem possui um campo de visão que pode ser atrapalhado por objetos, estruturas e diversas ocasiões. Caso o inimigo corra pra trás de um muro ou algo semelhante, você literalmente o perderá de vista.

ZERO Sievert
Longas e aterrorizantes são as noites

A noite também é uma terrível inimiga, sendo capaz de diminuir o seu campo de visão em até 80%. Nem mesmo com a mira telescópica de uma sniper pode combater a escuridão. O jeito é se esconder em uma cabana ou quarto até amanhecer, ou usar uma lanterna que pode entregar a sua posição, ou, no melhor dos casos, usar um óculos de visão noturna.

Amanhecer verde neon

Mesmo com sua arte simples de personagens, mas complexa em cenários, o jogo entrega uma sonoplastia bastante eficaz. O silêncio impera, sem qualquer trilha sonora de fundo, e com isso você consegue ouvir o som do vento, da fauna, da flora e dos inimigos (rosnados, uivos, tiros) ao prestar atenção. Dá pra ouvir até os cliques e claques do contadore Geiger.

ZERO Sievert é uma excelente aventura de sobrevivência. Não tão complexa, mas também não tão leviana. Pode ser um pouco difícil de prender o jogador, mas os fãs do gênero vão curtir bastante essa jornada nos desolados campos radioativos.

Victory Heat Rally

Review – Victory Heat Rally

Vinícios DuarteVinícios Duarte12/10/2024
Frostpunk 2

Review – Frostpunk 2

Marco AntônioMarco Antônio11/10/2024
Duckside

Review – Duckside

Marco AntônioMarco Antônio11/10/2024