Skip to main content

O mundo do Wrestling é conhecido por dividir lutas de verdade com verdadeiros shows de atuação, gladiadores do mundo moderno se enfrentam em ringues cheios de cores e fantasias. Inspirando jovens lutadores, através de suas performances, mercadorias e figuras de ação e em Wrestlequest, temos Toy Story na visão do mundo da luta livre.

No começo de Julho tive acesso as primeiras horas de jogo e da aventura de Randy Sanchez e Brink Logan. Dois lutadores completamente opostos que irão se ver frente a frente na liga P.A.W, Randy vindo com seu calor latino, enquanto Brink traz sua atitude fria. O choque desta onda de calor picante e esse iceberg irão chocar o mundo da luta.

Apenas a vitória importa

Wrestlequest abre sua narrativa apresentando o jogador ao mundo da Brinquedoteca, um universo mágico onde vários tipos de brinquedos vivem em torno da luta livre. Randy Sanchez vê seu ídolo na TV, Macho Man Randy Savage defender o título uma vez mais e enquanto brinca e treina com seus amigos, toma a decisão de seguir os mesmos passos do Macho Man, sob a alcunha de Muchacho Man.

Wrestlequest
Um homem em busca de viver seu sonho

Randy se torna um membro de um estábulo de lutadores, vivendo dentro da academia, literalmente dormindo nos vestiários, ele se dedica ao wrestling, até que recebe de seu treinador a “benção” para se unir ao circuito local. Porém não será uma estrada de tijolinhos amarelos, afinal o sul da fronteira é dominado por gangues e lutadores no melhor estilo Mad Max, todos com os mesmos objetivos de Randy, vencer!

No outro polo da narrativa, Brink Logan, herdeiro do conglomerado Snow de lutas livre e de um enorme estádio e estabulo de lutadores se vê dividido. Ao mesmo tempo que quer deixar sua família orgulhosa, seguindo os roteiros de lutas que lhe são dados, mesmo no frio intenso do norte, a chama da luta livre queima dentro dele.

Detestando o fato de ter que perder lutas para lutadores inferiores a si, para agradar seus pais e acionistas Brink, sua irmã Celine e seu amigo Buck acabam enfrentando um outro grupo de lutadores da região Sul, o que faz com que o dono da rede P.A.W, Helephant, estenda a Logan um convite para lutar de verdade, ou é o que se pensa.

Wrestlequest
Derrotando lendas do mundo das lutas

O jalapeño agitado, contra a geleira imóvel

Wrestelquest está sempre trocando o personagem que controlamos, para vermos os dois lados da narrativa. Ao mesmo tempo em que é uma carta de amor ao esporte e cultura ao redor da mesma, Wrestlequest mostra também a sujeira que é empurrada para debaixo do carpete, mostrando o lado cruel das lutas.

Brink ao mostrar que pode usar seus músculos e técnicas para remover obstáculos para os eventos P.A.W, como é o caso dele contra os lutadores do Sul, que estavam fazendo um evento de promoção próprio. Acaba sendo recompensando pelo Helefante, dono do circuito e visto pelo pai de Brink, como alguém confiável no mundo dos negócios.

Já Randy, que foge do script para poder garantir sua vaga no P.A.W, evitando perder para um lutador aposentado, acaba sendo humilhado por Helefante, que inclusive manda queimar o estádio local – uma escola- para provar que não está de brincadeiras. Dizendo a Randy que não precisa de heróis no mundo das lutas e sim pessoas que sigam ordens.

Wrestlequest
Novos lutadores, novos golpes e combinações também!

O interessante contraste de estilos de luta, vida e locais colocam Randy e Brink frente a frente. Dois grandes fãs de Macho Man e seu espírito de luta e carisma incrível que marcaram história, lutam pelo topo do hall da fama da luta livre, um a favor de Helefante e outro contra as táticas exclusivas e criminosas dele e vence aquele que ouvir o gongo.

Não basta apenas força bruta

Como pode se deduzir pelo título, Wrestlequest além de um jogo de luta livre, é um RPG. Através do mundo da brinquedoteca, o jogador poderá completar tarefas, lutar contra diversos tipos diferentes de brinquedos e até mesmo aprender invocações! Tudo com muito humor e dentro do que se espera de um jogo fantástico com elementos de luta livre.

Durante sua aventura, o jogador pode criar grupos com três membros, estes podem ser intercalados entre outros lutadores que podem ser recrutados mais a frente. Em certos momentos o jogador controlando Randy ou Brink, podem acabar controlando até mesmo dois ou três grupos diferentes formados por seus lutadores. Por isso sempre tente manter seus níveis razoavelmente iguais ou parear muito bem os tipos de lutadores.

Wrestlequest
Professora pronta para sair do ringue e ir caçar vampiros

O jogo funciona com quatro tipos de comando, semelhante a Indivisible, o jogador ao invés de um menu, usa as setas do teclado para escolher o tipo de ação a ser realizado. Com a seta esquerda temos ataque comum, para baixo habilidades especiais, para trás temos provocações e para cima podemos usar itens de cura, energia ou ressuscitação.

As habilidades especiais variam, cada personagem possui o seu próprio estilo, sejam elas habilidades de ataque, fortalecimento de grupo ou enfraquecimento de inimigos. Há também habilidades em dupla e trios, que precisam ser preparadas por um turno, além de invocações de nomes lendários da WWE como a dupla Road Warriors.

Um show para nunca se esquecer

Além das técnicas serem escolhidas com as setas, há alguns movimentos complementares que precisam usar as setas como ataque ou defesa. Atacar um oponente e fazer com que ele volte após bater nas cordas, golpes extras em habilidades e até mesmo amortecimento de quedas em golpes inimigos, mantenha-se afiado e atento para causar o máximo de dano e sofrer o mínimo possível.

Wrestlequest
Lutas mano a mano são bem emocionantes

Cada lutador em Wrestlequest pode receber um tipo de presença de ringue diferente, como o folgado que sempre caçoa, aquele que está sempre disposto a ajudar ou o valentão que parte para cima o tempo todo. Chamadas de estilos, essas opções adicionam certas vantagens e também desvantagens, como dano maior sofrido, perca de pontos de energia para habilidades ou até mesmo ser focado pelos oponentens.

O show no entanto não pode parar e ter lutadores assim ajuda muito em gerar “Hype” na torcida que acompanha todas as lutas. Quanto maior o hype, maior as recompensas, como dano maior, recuperação de P.E após cada turno, mais dinheiro, entre outros, mas caso a barra caia demais ao seu favor, a luta ficará mais difícil e menos animada.

Com personagens muito carismáticos e que variam desde professoras do fundamental, mercenários e mecânicos ao lado de Randy, temos uma espécie de meio homem e meio alce com Brink, sua irmã vaqueira, uma mistura inusitada, mas que pode se esperar de um jogo que se passa dentro de um mundo chamado Brinquedoteca.

Wrestlequest
Pena que não tem como trazer essa lenda como summon nas lutas

De fora dos ringues a ação continua

Um grande aspecto da luta livre são os gerentes dos lutadores, e aqui não é diferente, com Randy se aliando a Slimy, um jacaré muito bom de conversa e que pode auxiliar com buffs. A única diferença entre ele e Vince McMahon é a falta de um GIF do pequeno jacaré de plástico cheirando dinheiro.

Outro grande aspecto é como se finaliza as lutas. Em Wrestlequest o jogador explora o mundo em segmentos semelhantes à dungeons, nesta podemos ver inimigos andando pelo mapa, quando avistados, entramos em batalhas, muitas vezes os mesmos estão guardando tesouros como equipamentos novos.

O que após um tempo pode acabar se tornando repetitivo, já que cada área acaba repetindo os tipos de lutadores inimigos. O que adiciona um tempero diferente as dungeons são os puzzles e segredos que podemos descobrir enquanto as vasculhamos como lutas secretas e quests adicionais.

Wrestlequest
Além do mini-game da contagem há vários outros que alteram o tipo de gameplay

Wrestlequest também traz um sistema de Karma para Randy, que irá determinar seu futuro de acordo com as atitudes e escolhas tomadas por ele. Seja ela de seguir um roteiro em busca de itens adicionais, se opor a alguém ou vencer na base da violência ou pelo mini-game da contagem.

Revivendo o sonho maníaco do Wrestle

Eu sempre admirei a proeza de saber tomar um murro na cara, então quando comecei a ver em 2008 alguns cortes da WWE no SBT, achei incrível. E antes que digam que é falso, isso é mais do que óbvio, mas ainda assim há um grande mérito em muitos momentos, como quando Shane McMahon fez o Undertaker tremer na base ao se lançar do topo de jaula de seis metros, rumo a um elbow-drop na cabeça do coveiro imortal!

Justamente o fato de ser algo em parte ensaiado é o que torna a parte impossível da luta livre prazerosa de se ver e Wrestlequest traz o melhor do Wrestlemania para os jogadores fãs ou que não conhecem e podem passar a descobrir mais deste mundo fantástico!

Wrestlequest
Golpes frios e calculados do norte, para acabar rapidamente com os oponentes

Além de inúmeras referências a celebridades do mundo da luta com várias estátuas de Macho Man Randy Savage e outros lutadores como Andre The Giant e os Road Warriors. Se você é fã do bom e velho wrestling e quer uma aventura inesquecível neste esporte, que não seja cheia de bugs, então Wrestlequest é sem dúvida alguma “the cream fo the crop, brother!

Imagem de Children of the Sun

Review – Children of the Sun

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024
imagem de Ereban: Shadow Legacy

Review – Ereban: Shadow Legacy

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024