Skip to main content

Quase seis anos desde o último jogo no ocidente, Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival finalmente chega para a nova geração trazendo boas e novas ideias. Depois de dois anos do lançamento japonês para Nintendo Switch e uma tentativa de emplacar um jogo mobile, mantendo seu foco nos arcades e mercado japonês, a Bandai Namco resolveu ousar dentro da fórmula tradicional que a série possui.

Com foco no multiplayer e diversos novos modos de jogo, o novo título da franquia conta com 76 músicas divididas em diversos estilos, do clássico ao Vocaloid, passando por trilhas de jogos e animês famosos. Além disso, os desenvolvedores não perderam a chance de adicionarem um serviço de assinatura pago que libera acesso a mais de 500 músicas. Prepare seu bachi para explorar uma das experiências de ritmo mais divertidas que sobreviveram no mercado de games musicais.

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival

Hajimaru yo!

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival possui uma base que você já conhece: um par de botões servem para acertar o meio do tambor japonês (taiko), representado pela cor vermelha, enquanto outros dois indicam as laterais do taiko, identificados pela cor azul. Com essa combinação e seguindo o ritmo das músicas, seja a melodia ou a letra, o jogador precisa pontuar o máximo possível para completar a música em até quatro dificuldades. Essa é a premissa para jogarmos Taiko no Tatsujin, caso você não seja um felizardo em ter os controles temáticos em formato de tambores, com os bachis (espécie de baquetas) para aproveitar toda essa imersão que o jogo oferece, inclusive em arcades pelo mundo.

O grande diferencial em Rhythm Festival, depois de mais de 25 títulos lançados pela franquia, está na preocupação da Bandai Namco em explorar o multiplayer, local ou online, para diversificar a jogatina. Tudo bem que o gameplay com até dois jogadores já existe há tempos, mas agora você poderá jogar com até quatro jogadores no modo Don-chan Band, em que cada um encara um instrumento diferente para uma lista de 20 músicas e todos precisam ser habilidosos para completarem o desafio juntos.

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival

Outra divertida novidade é o modo Great Drum Toy War, em que você competirá numa partida estilo versus e utilizará brinquedos como espécie de power-ups ou habilidades para atrapalhar o coleguinha e dificultar a tarefa em acertar as batidas do taiko. Basta acertar uma quantidade de DON em seu tambor para carregar o brinquedo que será enviado para causar mudanças na linha de notas do adversário, seja ocultando a base, embaralhando as notas, aumentando a velocidade ou atrapalhando a visibilidade. Uma forma mais hard de jogar e trapacear, caso você queira um desafio extra.

Para fechar o pacote de novidades, o modo Run! Ninja Dojo vai colocar você e outros três jogadores para competirem numa corrida entre ninjas. Para isso, você precisa acompanhar a música, sem perder o ritmo, e ficar de olho nos obstáculos para conseguir ultrapassar todos eles e se manter em primeiro. Prepare-se para testar suas habilidades em alta velocidade, pois quanto mais você avançar pela linha das notas, mais próximo o seu personagem ficará da extremidade da tela e com menos tempo para visualizar o que vem em sua direção para acertar no tempo correto.

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival

Essas novidades, além de muito divertidas e que aumentam as possibilidades de jogo em companhia dos amigos, no meu caso ao lado da esposa, acompanha a proposta de história que Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival. Sim, isso mesmo! Dessa vez temos uma estrutura narrativa mais clara em que você progride através dos pontos obtidos em qualquer modo de jogo. Don-chan, o pequeno tamborzinho e mascote da série, viverá uma aventura musical ao lado de Kumokun pela cidade de Omiko, tudo para se tornar um mestre do Taiko. A partir desse plot, vamos participar de festividades e apresentações artísticas, inclusive para desbloquear novas músicas originais da Bandai Namco.

Furucombo!

Tudo nesse jogo acaba sendo muito divertido e interessante, principalmente com o cuidado no visual que a Bandai Namco teve para esse lançamento. O trabalho artístico para representar Don-Chan e Kumokun, seja numa simples tela de loading ou nas cenas estáticas da história, são incríveis e muito bonitos, além de introduzirem outros personagens como, por exemplo, Lantern Eel, Water Mariko e Master Bachio. O jogo também acaba acompanhando toda essa ambientação, com os menus no formato da cidade de Omiko (com diversas referências aos pontos turísticos japoneses mais famosos). Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival oferece uma experiência muito completa para quem acompanha a série e demonstrou ter fôlego para seguir em frente, trazendo novos modos.

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival

O padrão de jogo no modo Taiko, no Thunder Shrine, com gameplay local para um ou dois jogadores, além das possibilidades em Dondoko Town, como hub do modo online, você conseguirá aproveitar uma biblioteca de músicas com sucessos do J-Pop e Anime Songs, além de uma seleção de trilhas de jogos mais antigos. Para quem curte um estilo mais tradicional, seja japonês ou europeu, essas músicas estarão lá para você.

Para citar alguns sucessos, sou suspeito de falar das músicas de RED, o filme do One Piece, Higedan, Demon Slayer e até City Pop, mas Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival também tem Gurenge, Meu Vizinho Totoro, MEGALOVANIA, Into The Night e Feel Special. O que não faltam são opções de música para você experimentar e masterizar, conseguindo as melhores pontuações ou o “Furucombo!” ao acertar todas as notas.

Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival

A Bandai Namco acertou muito com o lançamento de Taiko no Tatsujin: Rhythm Festival e apostando em trazer novos modos de jogo. Os controles continuam simples e as partidas são fáceis de serem compreendidas, sobrando apenas a diversão para você curtir, além de aproveitar uma história bonitinha e com sacadas interessantes. Uma pena o jogo ainda não estar em português brasileiro, mas com certeza com a quantidade de conteúdo para ser jogado e muito para desbloquear, esse será um jogo que manterei no meu PS5 por muito tempo.

94 %


Prós:

🔺 Taiko no Tatsujin ainda é muito divertido
🔺 Novos modos muito interessantes
🔺 O visual do jogo ganhou um cuidado extra
🔺 Modos competitivos são divertidos
🔺 Muito conteúdo para jogar e desbloquear
🔺 Diversas opções de customização para o Don-Chan

Contras:

🔻 O Taiko Pass limita a possibilidade de desbloquear mais músicas durante o jogo
🔻 Problemas de conexão podem atrapalhar o competitivo

Ficha Técnica:

Lançamento: 07/11/24
Desenvolvedora: Bandai Namco
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PC, PS5, Switch, Xbox Series
Testado no: PS5

Review – Antonblast

Rafael NeryRafael Nery02/12/2024
Enigma do Medo

Review – Enigma do Medo

Marco AntônioMarco Antônio02/12/2024

Review – Space Architect

Paulo AlmeidaPaulo Almeida24/11/2024