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Com o retorno estrondoso da série Armored Core e Front Mission, era mais do que esperado que outras empresas também investissem em novas IPs relacionadas ao gênero. A nova aposta da Bandai Namco é o universo Synduality, um mundo pós-apocalíptico onde mechas vasculham a superfície da Terra em busca de cristais que têm como função energizar o novo capítulo da humanidade neste mundo hostil, com o jogador tomando a frente da exploração em Synduality Echo of Ada.

Inicialmente, acreditei que o jogo seria apenas mais um looter shooter. Porém, com a presença fundamental de mechas em vez de soldados humanos no campo de batalha, Synduality me surpreendeu ao trazer um jogo que consegue separar uma experiência singleplayer de um looter shooter multiplayer ao mesmo tempo. Poucos jogos conseguem fazer isso de maneira satisfatória. No entanto, mesmo em seus acertos, há alguns pontos negativos e outros que podem ser melhorados.

Uma chuva para se lembrar

Em 2099, a Terra sofreu um evento catastrófico por meio de uma chuva azul chamada de Lágrimas da Lua Nova, uma chuva fatal que levava à morte qualquer humano que fosse tocado por suas gotas. O evento foi capaz de inundar o Mediterrâneo e custou à humanidade 92% da população global, o que fez com que os sobreviventes se refugiassem no subsolo, mais precisamente na moderna cidade de Amasia.

Fazendo uso de uma nova fonte de energia, os Cristais AO, a cidade de Amasia floresceu e se tornou a meca do novo mundo, sendo responsável por avanços tecnológicos cruciais para a humanidade, como a criação dos mechas chamados de Coffin Cradle, suas inteligências artificiais com emoções chamadas de Magus e seus pilotos. Em 2222, 123 anos após o evento de quase extinção da raça humana, outra tragédia ocorre: o teto de Amasia colapsa, e a parte superior da cidade se torna uma grande ruína.

Com este novo evento de destruição, a parte superior da cidade é abandonada junto de suas tecnologias, o que torna o acesso aos Coffin Cradles algo mais comum, gerando uma espécie de nova corrida do ouro e dando origem aos drifters: pilotos que podem ou não ser membros do governo e que partem em expedições em busca de artefatos, tecnologias ou apenas para caçar e explorar a flora e fauna mutante que surgiu após a exposição da vida selvagem à chuva azul.

As novas formas de vida, chamadas de Enders, caçam todo e qualquer humano, além de atacar suas bases de desenvolvimento, exploração e cultivo. Mas não são a única ameaça da superfície: afinal, há drifters não governamentais dispostos a capturar e torturar os Magus de outros pilotos, roubar suas armas e peças de Coffin Cradles. A superfície é cheia de perigos, tesouros, materiais e relíquias, e entre essas relíquias estão as memórias de Ada.

Os contos do futuro e passado

Inicialmente, o jogo permite que o jogador realize pedidos de serviços para as quatro organizações principais do mundo do jogo, explorando a superfície, recolhendo materiais, caçando Enders e piratas, além de minerar os Cristais AO. Após certas missões e objetivos terem sido realizados, os jogadores serão contatados pela Unidade de Restauração Histórica de Amasia, que busca entender o que ocorreu durante os eventos que levaram à queda da próspera cidade.

Neste momento, Synduality Echo of Ada expande seus galhos para a qualidade multimídia que a Bandai Namco criou para a IP. Após completar certas missões em que se deve recuperar cinco cartões SD espalhados por diferentes mapas, utilizando um mecha custom do modelo Bowie Rabbit, o jogador pode acessar os dados de tais cartões e descobrir as histórias do passado, complementares ao anime Synduality: Noir e ao mangá Synduality: Ellie.

Os cartões mostram como o personagem Alba Kuze, um drifter tido como o mais experiente e exímio piloto de todos os tempos, acaba indo morar na cidade de Amasia. Mostram também que ele é imune à chuva azul e como ele e Ada começaram seu conturbado relacionamento. Essas missões representam o modo singleplayer do jogo e servem como um tutorial para situações de combate mais avançadas e estratégicas.

Synduality Echo of Ada permite que o jogador crie uma Magus semelhante a Ada, mas há um número considerável de personalidades a se escolher, além de habilidades e visuais. Os Magus são bem personalizáveis e servem como auxiliares na base, guias e são excelentes para encontrar itens e objetivos pelo mapa. Pense em uma Navi de Ocarina of Time, mas um pouco menos chata.

Primeiros passos em um cradle coffin

A gameplay de Synduality Echo of Ada é satisfatória, ainda que apresente várias restrições, algo esperado em um looter shooter. O jogo funciona através de menus, onde nos preparamos para as expedições à superfície, escolhendo o modelo que desejamos usar de cradle coffin, caso tenhamos mais de um, qual Magus irá nos acompanhar, o armamento que será utilizado, curativos e munição, o que ocupará um peso X de nossa carga total.

Uma vez na superfície, diferente de jogos como Armored Core, o mecha é prioritariamente terrestre, se movendo pelo cenário através de passos ou utilizando esteiras para deslizar pelos terrenos mais rapidamente. Porém, ações como correr, pular ou se esquivar aumentam a barra de temperatura, que, quando chega ao máximo, causa superaquecimento da máquina, fazendo com que seja necessário esperar um tempo para que ela volte a realizar essas ações. Além disso, quanto mais pesado o mecha, menor o tempo que leva para super aquecer.

O jogo oferece uma visão em terceira pessoa do ambiente, com uma câmera over the shoulder que pode ser alterada para facilitar combates armados ao usar uma cobertura. Os gráficos são simples, mas satisfatórios, com cenários abandonados e dominados por vegetação e fauna mutantes. Porém, quando a chuva chega, principalmente em momentos de maior intensidade, o jogo todo ganha um aspecto esverdeado horrível, como se a cor verde no monitor fosse colocada no máximo e as outras no mínimo possível.

A chuva é um dos grandes riscos, além dos Magus Thief, robôs inimigos controlados pela máquina, e dos Enders. Quando ela começa a cair, é preciso buscar abrigo. O jogador tem duas barras de vida: uma verde, para impactos e danos de ataques de Enders e balas, e outra referente ao isolamento do cradle coffin. Afinal, a chuva é capaz de danificar fortemente o isolamento do mecha. Por isso, busque sempre abrigo e leve elementos selantes e de reparo para manter sua máquina em excelente estado.

Uma nova antiga guerra

Em Synduality Echo of Ada, os jogadores têm um tempo X para vasculhar a superfície ou completar as missões singleplayer. Esse tempo está diretamente relacionado à bateria do Cradle Coffin. O modelo mais avançado que possuo até agora me permite 44:30 minutos na superfície. Assim como em outros looter shooters, ficar preso na superfície ou morrer fará com que você perca seus itens, como peças do seu mecha, seu Magus, armamentos e provisões. Portanto, todo cuidado é pouco.

É sempre recomendado jogar de fones de ouvido para captar os poucos sons que o jogo oferece. Ouvir o som de uma esteira se movendo pelo mapa ou ver seu Magus te avisando sobre o “distante som de um motor” são detalhes que exigem total atenção. Sempre que encontrar outro Drifter, é bom manter contato visual e tentar se comunicar por gestos, mas isso pode não ser suficiente na maior parte do tempo.

Já fui emboscado por dois jogadores cooperativos, onde um deles esperava para receber e acenar aos transeuntes, enquanto o outro ficava escondido em um dos hangares espalhados pelo local. Quando ouvia o som de resposta do jogador para o seu comparsa, ambos começavam a atacar. Por isso, decida se você quer caçar outros Drifters — algo que o jogo, em certos momentos, até incentiva — ou se pretende ajudá-los a sobreviver ao ambiente hostil da superfície.

Até o momento, não joguei nenhuma missão em modo cooperativo, tanto pela falta de amigos jogando quanto pelo desinteresse de outros Drifters. No entanto, acredito que isso facilitaria o jogo em certos momentos, pois o grande objetivo, ao final do dia, no modo de exploração, é a coleta de itens e materiais. Com esses materiais, podemos aprimorar nossa base e construir novos móveis e itens.

Criando um ou uma companheiro(a)

Levando em consideração que você estará sempre carregado de itens enquanto busca um elevador para retornar ao subsolo, é óbvio que alguns jogadores podem ficar de campana próximos a eles para pegar o seu loot. Por isso, é importante considerar sua mobilidade e como se aproximar de certos cenários. Para isso, ter Magus diversos é essencial, afinal, cada um pode ter uma habilidade diferente.

As habilidades dos Magus incluem “Observador Temporal”, que permite ver as nuvens de chuva no radar e, como habilidade especial, cria uma proteção contra a chuva tóxica; “Suporte de Berço”, que acelera a cura e cria uma área de cura em seu especial, além de realizar varreduras complexas de outros cradles; e os modelos “Anti-Enders” e “Anti-Cradles”, que são extremamente semelhantes, mudando apenas os especiais: os “Anti-Enders” atingem várias criaturas simultaneamente, enquanto os “Anti-Cradles” geram um P.E.M. que os torna lentos.

Por último, mas não menos importante, há os cradles de defesa, que são mais resistentes a granadas e podem criar uma parede de energia capaz de repelir balas. Independentemente do modelo de Magus que você escolher, ao personalizá-lo, você poderá selecionar sua habilidade antes de decidir sobre o visual. Até o momento, há seis modelos de Magus, cada um com sua personalidade própria, que servem tanto como assistentes de combate quanto companheiros de moradia na sua base.

Desses seis modelos, quatro são Magus femininas: Noir, Mystere, Grau e Ibis, com personalidades como garota com amnésia, atleta entusiasta, réplica da Ada do anime e do jogo, e irmã mais velha, respectivamente. No lado masculino, temos Locke e Gorde, com as personalidades de garoto novo da escola e irmão mais velho superprotetor, respectivamente. Além da personalidade que mais te agradar, você também pode vesti-los e mudar sua aparência conforme preferir.

Lar doce caverna

Inicialmente, o jogador recebe uma base de operações completamente dilapidada, com mato por todo lado e instalações caindo aos pedaços. As subidas à superfície, além de oferecerem a chance de explorar o mapa e coletar cristais AO, também funcionam como uma espécie de “ida às compras” para materiais de construção e reparo. Itens como tintas, luvas de trabalho, madeira, metal e caixas de ferramentas servem como “moeda” para pagar os reparos da base, que é dividida em três áreas: a de produção, o fosso do cradle coffin e a habitacional.

Ao melhorar a área de produção, o jogador passa a ter acesso a mais centros de criação de itens, podendo criar vários tipos de itens ao mesmo tempo, além de aumentar a quantidade de material armazenado e a qualidade dos materiais trabalhados. O fosso aumenta o espaço de armazenamento de armas, munições e “bolsos seguros”, facilitando a preparação para a exploração, além de fornecer um elevador que concede itens diários.

A área habitacional permite melhorar a qualidade de vida do seu Magus e do jogador. Criar áreas de entretenimento, lavatórios onde os Magus podem tomar banho, cofres de tesouro e cofrinhos para os Magus melhora bastante as habilidades deles, adaptando-os para diferentes finalidades. Porém, aqui entra um dos piores aspectos de Synduality Echo of Ada até o momento: o grind intenso. E, quando digo intenso, não me refiro à dificuldade, mas à quantidade!

Seja no aprimoramento da base, no cumprimento das missões ou na evolução do passe de batalha do jogo, o grind em Synduality Echo of Ada fará com que o jogador passe horas jogando para completar apenas algumas poucas tarefas, o que é bastante frustrante. Missões como a coleta de grandes quantidades de cristais AO, caça a certos Enders e coleta de recursos específicos exigem várias idas e vindas ao subsolo, uma vez que o número de itens às vezes é finito no mapa e é necessário retornar ao subsolo para resetá-los.

Money, money, money

Sim, Synduality já chegou com tudo, colocando os jogadores frente a um extenso passe de batalha de cem níveis! Ele traz roupas, armas e modelos especiais de cradle coffins. Para aqueles que não adquiriram o passe de batalha, a alternativa é caçar outros jogadores e inimigos ou comprar peças de cradle que aparecem na loja normal do jogo.

As peças encontradas no passe de batalha são, obviamente, mais poderosas e estilosas, enquanto a loja, até o momento em que estou escrevendo, oferece apenas dois modelos de cradles: o Spider e o Birdwatcher. Já o passe de batalha traz versões aprimoradas do Birdwatcher, além de outros modelos, como o OGRE e o DAISYOGRE.

O jogo também conta com uma loja de cosméticos, oferecendo diferentes visuais para seus Magus. Alguns itens são compartilhados entre todos os Magus, enquanto outros são exclusivos para modelos específicos. Além disso, o jogo possui uma moeda para microtransações, chamada SIN Coin, que pode ser usada para adquirir cosméticos ou comprar níveis no passe de batalha.

Outro ponto negativo, para mim, foi o quão similar o mundo de Synduality é ao de Death Stranding em algumas partes. A chuva tem um efeito quase idêntico ao Timefall do jogo da Kojima Productions, e até vi em alguns fóruns pessoas chamando o jogo de uma DLC stand-alone do mesmo. Isso não ajuda quando um dos radares usados em combate tem os mesmos detalhes do Odradek!

Voltando da expedição

Cada retorno à base me fazia refletir sobre o quanto gostei de certas ideias de Synduality e, ao mesmo tempo, o quanto o prospecto de um grind intenso para avançar na história me deixava cansado só de pensar. Sempre que voltamos da superfície, é possível ver um replay estratégico da run, mostrando outros jogadores, seus Magus e os riscos que vencemos ou evitamos. Isso é divertido, mas, mais uma vez, não agrega muito no fim do dia.

Synduality Echo of Ada é divertido, mas o grind é algo que o torna bem aversivo. O combate de trincheira logo se torna repetitivo, sendo menos interessante do que jogos como Armored Core, Mechwarrior ou Z.o.E., e se tornando algo mais parecido com G.B.O 2 em alguns aspectos. A história de Ada e Alba, embora interessante, acaba sendo ofuscada pelo passe de batalha e pelas novas histórias que virão com as temporadas seguintes. Se você está procurando batalhas de mecha de anime, Synduality Echo of Ada não é a resposta. Porém, se estiver buscando algo parecido com Tarkov, mas com robôs e garotas de anime, talvez ele seja o que você procura.

65 %


Prós:

🔺 Mundo e IP ampla para expansão e criação de novos conteúdos
🔺 Lore interessante e diversificada
🔺 Gameplay simples, porém eficaz em entregar um combate e exploração divertidos

Contras:

🔻 Passe de batalha que exige um grind intenso e demorado
🔻 Para ter acesso aos diferentes Magus é preciso usar microtransações
🔻 Se torna repetitivo e cansativo com o tempo

Ficha Técnica:

Lançamento: 23/01/2025
Desenvolvedora: Game Studios Inc.
Distribuidora: Bandai Namco Entertainment
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series
Testado no: PC

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