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Pelos idos de 2016, me aventurei por um simulador de caminhoneiro de quinta categoria, chamado de Rig N’ Roll. Não esperava curtir tanto um jogo de transporte de carga e fui surpreendido. Na outra ponta dessa equação, sou fascinado pelo espaço sideral e uma das minhas maiores frustrações é não ser astronauta. Star Trucker combina a experiência de caminhoneiro com um cenário sideral. Tinha todos os elementos para turbinar meu coração, mas derrabou na curva.

A Monster and Monster provavelmente tinha a melhor das intenções, porque estamos falando da melhor das premissas: bravos caminhoneiros espaciais desbravando novos horizontes e mantendo a civilização funcionando nos rincões mais distantes da galáxia. Infelizmente, o resultado é um jogo com mecânicas em excesso, um simulador hostil de atracagem combinado com um gerenciador de componentes, em que a experiência de dirigir ou explorar o espaço são o que menos importa.

Star Trucker

Plunct, Plact, Zuuum

A primeira emoção que Star Trucker causa é deslumbramento. O motor gráfico utilizado aqui traz paisagens espaciais exuberantes. Os “cenários”, por assim dizer, já deixam claro que não estamos trabalhando com um simulador mais realista do cosmos, como um Elite Dangerous ou um No Man’s Sky. As cores são muito fortes, as luzes são muito fortes, tudo é exagerado para criar uma composição radiante.

O espaço verdadeiro é um lugar bastante vazio e muito pouco acolhedor. Porém, o que transparece em nossa tela é um festival de luzes, de corpos celestes colossais e estruturas ainda mais colossais. A raça humana conseguiu: transformamos o vácuo em uma grande rodovia iluminada, um Posto Graal cósmico, com publicidade e motoristas nervosos cruzando de um lado para o outro. Os perigos foram domados, essa estrada foi asfaltada, sinalizada, demarcada e esterilizada.

É um convite, é claro, para colocarmos nosso caminhão para pegar carona nessa cauda de cometa, ver a Via Láctea, estrada tão bonita. É a forma que a Monster and Monster encontrou para dizer para nós jogadores que você não deve esperar os rigores de um Elite, que teremos pela frente uma grande brincadeira descompromissada, uma fantasia de criança realizada.

Star Trucker

É uma cilada, é claro. Você irá dirigir bem pouco e administrar muito em Star Trucker, enquanto xinga todos os seus comandos.

É cilada, Bino!

Para aqueles que se divertem estacionando um caminhão de 16 eixos em um espaço minúsculo em Euro Truck Simulator, o aspecto simulador de Star Trucker vai se manifestar constantemente no ato de atracagem. É necessário atracar para pegar um contrato, depois é necessário atracar de novo em outro lugar para pegar a carga propriamente dita, depois é necessário atracar para entregar a carga, assim como é necessário atracar para entrar em qualquer loja (e você vai precisar entrar em muitas lojas).

Essa repetitividade em si já é um incômodo, que é agravado por comandos que exigem precisão absurda na hora da atracagem, em um veículo que não se movimenta em todas as direções. Era de se esperar que um caminhão espacial tivesse total liberdade de movimento tridimensional, mas ele não desliza para os lados ou no eixo vertical, ele apenas pode ser apontado nessas direções. Considerando que a conexão com a carga é articulada, boa sorte em alinhar tudo para fazer a atracagem.

Star Trucker

A repetição torna o processo de atracagem progressivamente menos angustiante, mas não menos onipresente. Atracar representa metade do tempo que será gasto no jogo. Apenas 10% é passado na viagem propriamente dita, que nada mais é do que dirigir por alguns minutos até o ponto de salto de hiperespaço mais próximo. Os outros quarenta por cento do jogo são divididos em uma miríade de mecânicas de manutenção, que podem ser tanto a constante troca de baterias e filtros dentro do caminhão como passeios no espaço para remendar os furos da lataria.

Se você tinha planos para traçar longas viagens por belas paisagens, ouvindo música de qualidade e relaxando como um caminhoneiro virtual, Star Trucker não é o seu título. Você vai ficar muito pouco tempo no volante e o conteúdo da rádio é bastante limitado e sem sal. A Monster and Monster poderia ter colocado mais estações ou uma opção do próprio jogador customizar suas músicas a partir de uma pasta no disco (como Rig N’ Roll já fazia mais de uma década atrás e com um orçamento muito menor).

Porém, customização não é o forte de Star Trucker. Mudar o visual da caranga é uma opção que só aparece muito depois que a aventura começa. Os botões de comando podem ser alterados, mas abrangem somente o básico da movimentação. Todas as demais ações que você irá realizar no jogo precisam ser fisicamente feitas na interface, no painel do caminhão, incluindo aquelas em que seria muito melhor se eu estivesse de olho no que está acontecendo lá fora em vez de estar olhando para o botão propriamente dito. Uma opção de atalho seria excelente.

Star Trucker

Star Trucker devia se chamar Star Manager

O jogo perde o freio de vez na questão do balanceamento. Não das rodas, é claro. Falo de sua economia. Dirigir um caminhão pelo espaço é uma aporrinhação. Não é uma espaçonave, é uma máquina de gastar dinheiro. Você gasta com combustível, gasta com células de energia, gasta com filtros de ar, gasta com multas (porque você eventualmente vai bater em algo em alguma das três dimensões). O faturamento de cada entrega mal cobre os gastos. Tudo em Star Trucker é pensado para minar sua carteira: o piloto automático consome combustível como um cachaceiro, deixar as luzes da cabine ligada consome energia e nem pense em adiar o conserto de um furo minúsculo na carroceria, porque seu oxigênio vai todo embora bem rápido.

Para complicar a vida do caminhoneiro do espaço, cada sistema dentro da nave utiliza um tipo específico de componente e as lojas não tem todos disponíveis. Isso obriga o jogador a estocar, porém o estoque interno é limitado. E cada visita a cada loja significa mais um lento processo de atracagem. Eu já mencionei que atracar em estações não recarrega nada automaticamente, muito pelo contrário? Enquanto você está atracado, fazendo compras ou escolhendo contratos, seu oxigênio segue sendo consumido, seus filtros seguem se sujando, sua energia segue sendo drenada.

Star Trucker

Paga-se um preço muito alto por falhar em administrar os recursos. É possível ser rebocado automaticamente de uma situação de quebra total do caminhão ou sufocamento, mas isso custa dinheiro. Gaste demais e é fim de jogo, restaure um dos três únicos saves disponíveis e tente de novo.

É até possível evoluir o caminhão e as habilidades em Star Trucker, mas o progresso acontece a conta gotas, em saltos percentuais que não chegam a atingir dois dígitos.

O espaço deslumbrante do começo se torna um trabalho burocrático. A atmosfera acolhedora se torna uma corrida contra a falência ou a morte, em trocas constantes de peças. O sonho do volante se desfaz entre constantes atracagens e uma trilha sonora enfadonha.

60 %


Prós:

🔺 Caminhões… no espaço!
🔺 Gráficos exuberantes

Contras:

🔻 Mecânicas demais, direção de menos
🔻 Economia desbalanceada
🔻 Rádio insossa
🔻 Cadê meus botões customizáveis?

Ficha Técnica:

Lançamento: 03/09/24
Desenvolvedora: Monster and Monster
Distribuidora: Raw Fury
Plataformas: PC, Xbox Series
Testado no: PC