Skip to main content

Gundam Breaker 4 é o mais novo jogo da série que traz uma mistura de games online, colecionismo e a possibilidade de “brincar” com figuras de ação da famosa série de animes mecha Mobile Suit Gundam. É baseado no hobby que hoje em dia se chama Gunpla, um apelido carinhoso da comunidade que junta as palavras “Gundam” e “Play”.

Em Gundam Breaker 4, o jogador irá embarcar em uma nova aventura na série baseada em montar, misturar e personalizar seus próprios mobiles suits, passando por diferentes medidas, desde os pequenos SD até os gigantescos PG!

Em busca da montagem perfeita

O game abre com a apresentação de um novo sistema de competições de batalhas online da série Breaker, chamado Gunpla Battle Blaze: Beyond Borders (GBBBB). Se passando seis anos após o último jogo da cronologia principal, Gundam Breaker 3, agora as batalhas abandonam os antigos arcades e o GBBB se apresenta como um dispositivo que se pode ter em casa, utilizando a internet para acessar esta rede.

Imagem de Tao e seu SD Custom em Gundam Breaker 4

O jogador ingressa na história como um dos selecionados para experimentar a versão beta do sistema GBBBB, onde irá conhecer aliados e rivais em batalhas frenéticas contra modelos que seguem à risca as instruções e modelos customizados bem mais imprevisíveis. Você entra pro clã composto pelo novato Tao, que utiliza um modelo Command Gundam SD batizado de “Tao Custom”, e a jovem Lin, com seu “Gundam Freres” rosa.

Enquanto batalham contra inimigos comandados pela IA do jogo, muitas vezes o jogador e os seus amigos do modo história irão se deparar com oponentes e rivais controlados por outros personagens, elevando ainda mais o nível dos obstáculos à frente dos objetivos. Para isso é preciso que você afie seu senso de personalização e crie uma arma de guerra tão espetacular quanto os Gundams principais de cada arco da franquia.

O jogo aquece pra valer após o segundo capítulo, onde o jogador descobre ser capaz de utilizar a habilidade de despertar, uma energia inata ao personagem do jogador e aos melhores Gunpla Builders do jogo. O que diferencia eles é como eles a utilizam, seja para reforçar sua equipe, para ganho de velocidade avassaladora ou força bruta. Resta ao jogador provar seu valor nas arenas de Gundam Breaker 4.

Imagem retratando comerciais de model kits em Gundam Breaker 4

Afiando o alicate

Uma vez dentro do jogo, ele nos coloca direto na missão principal que serve como tutorial, onde encontramos Tao e seu SD Custom, que nos ajuda a entender os comandos de movimentação e combate básico. Após isto somos apresentados à uma área chamada “Minha Sala”, onde é possível acessar as peças adquiridas durante os combates, como recompensas dadas ao final dos níveis ou de kits comprados na loja do saguão principal.

Diferente da realidade, aqui as peças já estão montadas e limpas, fazendo com que o jogador não tenha que cortar cada parte de sua runner (folha esquemática de plástico onde as peças vem presas), lixar e dar acabamento à elas. Funciona mais como uma grande biblioteca de peças separadas por modelo de Mobile Suit ou Gundam.

Mas qual a diferença entre Mobile Suit e um Gundam? A verdade é que os Gundam também se enquadram como Mobile Suits, porém são o pináculo tecnológico de suas eras e geralmente pilotados pelos protagonistas do lado da Federação Terrestre, lutando contra os membros do Ducado de Zeon. Um conflito presente na maioria das entradas da série, mas não em todos, tal como em G Gundam, Gundam: I.B.O ou a série Build Fighters.

Imagem do jogador enfrentando um model kit PG do modelo RX-78-2 em Gundam Breaker 4

Mesmo os Gundam sendo o pináculo, isso não quer dizer que não haja concorrência vinda de Zeon. As grandes rivalidades dos Mobile Suit são inúmeras, como o clássico RX-78-2 Gundam de Amuro Ray e MS-06S Zaku II de Char’s Anable, que culminariam nos modelos RX-93 ν Gundam e MSN-04 Sazabi respectivamente. Estes e muitos outros estão presentes para serem usados em Gundam Breaker 4, que se baseia mais na série Build Fighters.

Tão divertido quanto na vida real

Como dito anteriormente, a premissa do game parte do passatempo do mundo real de montar e personalizar os robôs da série Gundam, criar dioramas e simplesmente se divertir com o processo. Nos jogos anteriores da série Breaker, os jogadores utilizavam uma plataforma arcade capaz de fotografar e digitalizar seus models kits. Gundam Breaker 4 leva essa tecnologia literalmente para a casa dos jogadores, permitindo criar réplicas digitais de maneira semelhante à Skylanders e os Amiibos. Essa ideia pode ser vista no anime prólogo da série.

Com essa tecnologia portátil em casa com a chegada de GBBBB, pessoas do mundo todo podem se conectar mais facilmente para apreciar o hobby. Gundam Breaker 4 é extremamente convidativo, tanto para quem nunca jogou os jogos da série quanto para aqueles que não conhecem o mundo dos Gunplas ou tem vontade de fazer parte da comunidade.

Imagem mostrando as criações do jogaor em Gundam Breaker 4

Há em torno de 250 kits no jogo base para que o jogador crie seu mecha perfeito, combinando peças de todas as escalas, algo “impossível” de se fazer com kits reais. Afinal o hobby possui escalas, algo que o jogo traz. Os menores são os SD (Super Deformed) com 8,2cm de altura, os HG (High Grade) possuem 12,5cm, os MG (Master Grade) possuem 18cm e por fim temos os PG (Perfect Grade), com incríveis 30cm!

Em Gundam Breaker 4 você pode misturar peças SD e HG sem medo, porém ainda não testei o que ocorre ao tentar usar peças MG na montagem de kit bashs, que são essas misturas de peças. Os modelos também variam muito, com certos mechas sendo mais humanoides, outros mais semelhantes à moluscos, tanques e muito, muito mais.

Liberdade no campo de batalha

Com mais opções de personalização, Gundam Breaker 4 é sem dúvida alguma a entrada mais divertida da série, permitindo uma customização visual fantástica, indo para além da pintura adicionando mais opções de decalques, desgaste, cortes e até mesmo implementação de iluminação. Além disso, agora podemos equipar uma arma de fogo e outra de combate físico em cada braço, aumentando ainda mais as táticas de combate.

Junto destas armas é possível equipar complementos extras de outros kits, como lança-mísseis acoplados aos ombros ou pernas, cintos de granadas, armas brancas poderosas, braços auxiliares, escudos, etc. Você pode criar, por exemplo, uma versão ainda mais armada do modelo RX-78TB-3[FA] Gundam Stormbringer FA ou um Sengoku Astray Gundam com 5 espadas. O céu é o limite para a sua imaginação.

Toda essa customização fica inviável se seu mobile suit não for funcional. Para isso, na aba de criação, há como fazer testes da sua invenções em uma sala de treinos. Para tornar tudo ainda mais impactante em Gundam Breaker 4, certos itens de certos mobile suits possuem habilidades únicas, como torpedos, buffs de energia, ataque, velocidade ou ataques especiais.

Você pode usar essas habilidades equipando-as na seção de ataques OP e EX, onde também poderá configurar o modo que seu despertar funciona: se ele cura a si e aliados, se te deixa mais forte, rápido ou mais preciso. Também é possível equipar uma de duas habilidades de despertar que gastam toda a barra instantaneamente, sendo uma de cura e uma de ataque, que é apenas uma recoloração da habilidade Shining Gold Finger Sword que pode ser desbloqueada depois, além de outras habilidades icônicas que aparecem em Gundam Breaker 4.

Imagem do jogador utilizando a habilidade Shining Finger Sword em Gundam Breaker 4

Mergulhando no campo de batalha

Saindo da sua sala com uma pintura nova e com seu modelo salvo para poder sempre voltar à este design quando mudar algo que não tenha gostado, é hora de ingressar nas batalhas do modo história novamente, rumo ao estrelato, pois o GBBBB não é apenas um jogo mas sim uma competição de batalhas e construção de Model Kits.

O combate é bem dinâmico, divertido e intuitivo, ainda que no mouse e teclado – testei a versão de PC – a câmera não seja das melhores, deixando bastante a desejar em certos momentos. Como a mira travada funciona de forma automática, o atalho no teclado é a tecla Alt, que é um pouco contraintuitivo, mas nada que um remapeamento não resolva também. Uma vez que a mira esteja controlada, resta cair de cabeça nos combates!

Utilizando o scroll do mouse o jogador pode alterar entre atacar com armas de fogo e brancas, lutando contra diversos mobile suits de praticamente todas as séries do anime até então. Modelos mais básicos como os Zakus e GMs, unidades produzidas em massa, possuem uma barra de vida simples. Já inimigos mais complexos possuem armas e defesas melhores, além de várias barras de vidas.

Imagem mostrando a montagem de uma diorama em Gundam Breaker 4

Sempre que se acaba com uma barra destas é realizado um “break”. Estes breaks contam quantas barras foram quebradas ou kits foram destruídos e como cada área funciona como uma batalha de hordas em diferentes cenários. Cada cenário possui uma exigência de um número perfeito de breaks e um tempo limite. Caso estas exigências sejam cumpridas, o rank S estará garantido!

Minha mãos brilham com um poder incrível!

Quanto maior o rank, maior a qualidade das peças, porém mesmo com peças boas é possível que o jogador encontre um gargalo, tanto no modo história quanto no modo caçador de recompensas, que serve como um PvE direto contra grandes inimigos ou as tarefas, que são desafios. Quando atingimos este gargalo o jogo nos entrega uma ferramenta incrível para avançarmos: a síntese!

O sistema de síntese de Gundam Breaker 4 serve para “canibalizar” o grande volume de peças adquiridos após cada nível e que não foram vendidas ou já estão defasadas, permitindo que você crie novos mechas ainda mais poderosos, mantendo os estilos de peças que gosta, sem precisar trocar por uma mais forte, pois agora você pode “absorvê-la”. E tem certas peças que, quando elevadas ao máximo, podem ter sua raridade alterada e liberar habilidades de despertar exclusivas e extremamente poderosas.

Particularmente aumentei as habilidades de kits como GF13-017NJ Shining Gundam, MSN-06S Sinanju, AMS-119 Geara Doga e ASW-G-08 Gundam Barbatos Lupus, o que me permite ter variações de peças leves e pesadas. Com 250 ou mais kits para montar e combinar, os jogadores poderão criar máquinas fantasticamente únicas. Mais para frente é possível também ganhar fragmentos de plástico que podem ser usados para aprimorar as peças caso não queira sacrificar os itens. Esses pedaços podem até mesmo aumentar a raridade das peças.

Imagem mostrando um dos filtros do modo foto de Gundam Breaker 4

Com a síntese e melhora de peças o jogo se torna ainda mais divertido podendo pegar os melhores atributos das peças selecionadas para serem assimiladas e colocá-las nos slots da peça que será formada. Uma vez que tenha terminado o modo história, Gundam Breaker 4 coloca as peças MG na roda e uma nova corrida começa, agora para formar robôs maiores e tão fortes quanto os seus H.G

Mostrando o seu talento ao mundo

Gundam Breaker 4 também possui outros modos, sendo eles o online (que infelizmente estava indisponível durante o período deste review), um modo de fotos e um modo de dioramas. Este último foi um deleite pra mim, já que meu estúdio é pequeno e não posso me dar ao luxo de criar dioramas ou expô-las.

No modo de dioramas, o jogador tem controle sobre diversos cenários, como hangares, florestas, desertos e cenas de conflitos urbanos para inserir seus gunplas, efeitos de ataques, movimentos, explosões e diversos outros elementos para criar composições estáticas com as figuras, seja representando momentos dos arcos dos animes, criando seus próprios painéis das guerras Zeônicas ou os conflitos armados Marcianos da Tekkadan.

Minhas impressões sobre Gundam Breaker 4 são ótimas. Após ter finalizado o jogo e aproveitado seus modos ao extremo, até que ocorra a abertura do modo online, o jogo me deu um grande leque de conhecimento sobre as novidades que a série trouxe. Com certeza melhor que New Gundam Breaker, embora o modo história não tenha sido tão cativante quanto eu esperava. Os outros personagens com os quais o jogador interage são bem novos, o que me fez me sentir como líder de uma creche.

Imagem de um usuário ao usar o despertar em Gundam Breaker 4

A liberdade de customização e a vasta gama de modelos e ferramentas de escala, pintura, detalhamento e finalização das peças é algo incrível para a série, diferente de qualquer coisa que eu sequer esperava. Me possibilitou até mesmo estudar possíveis customizações em minha própria coleção, uma vez que todos os meus kits estão presentes em Gundam Breaker 4. Caso queira dar seus primeiros passos neste incrível mundo de colecionismo de robôs, esta é uma excelente porta de entrada. Só não se esqueça: Gunpla is Freedom!

90 %


Prós:

🔺 Alta variedade de opções de customização e peças
🔺 Incentiva o jogador a experimentar ao máximo com diversas peças e estratégias
🔺 Batalhas divertidas que recriam momentos marcantes da série
🔺 Novas mecânicas de batalhas contra modelos PGs, que torna a luta mais desafiadora
🔺 Visuais extremamente fiéis e bases de dioramas bem realistas

Contras:

🔻 Sistema de câmera pode deixar a desejar em determinadas batalhas
🔻 Trilha sonora fraca, sendo que a franquia possui excelentes trilhas sonoras
🔻 Combate PvE pode se tornar repetitivo para certos jogadores

Ficha Técnica:

Lançamento: 29/08/2024
Desenvolvedora: Crafts & Meister
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC
Testado no: PC

Imagem de fundo do jogo Elsie, mostrando a protagonista e um enorme robô inimigo.

Review – Elsie

Marco AntônioMarco Antônio10/09/2024

Review – NBA 2K25

Rafael NeryRafael Nery10/09/2024