Skip to main content

Em 1979, o estúdio Sunrise lançou um dos animes mais marcantes e influentes já criados, Mobile Suit Gundam. Contando a história de Amuro Ray em sua batalha contra as forças de Zeon comandadas por Char Aznable, essa história secular e muitos outros diferentes universos podem ser encontrados em SD Gundam Battle Alliance.

Se passando no universo “paródico” de Mobile Suit Gundam, ou seja, no universo SD (famoso por trazer mechas e personagens no estilo Super Deformed), SD Gundam Battle Alliance traz um compilado de todas as narrativas, batalhas e momentos marcantes de cada uma das gerações da famosa série.

A fúria da justiça se encontra com Gundam

SD Gundam Battle Alliance apresenta aos jogadores um mundo conhecido como G: Universe, uma base de dados histórica que compila todos os acontecimentos de todos os arcos da série, desde Mobile Suit Gundam até Mobile Suit Gundam: IRON-BLOODED ORPHANS.

SD Gundam Battle Alliance
Top 10 momentos mais clássicos do anime

Neste universo temos nosso personagem, conhecido apenas como Comandante, além da programadora Juno Astarte, a IA chamada Sakura e um Haro que serve como ponto de acesso às missões. A missão nesse G: Universe é a de corrigir eventos chamados de rupturas, que estão alterando a história do universo Gundam.

Nosso primeiro encontro com uma ruptura ocorre quando somos transportados para o G: Universe e temos nosso GM Mobile Suit trocado pelo icônico RX-78-2. Usando-o devemos proteger a nave White Base do ataque de Ramba Ral. Logo no início do ataque, vemos Ramba Ral também ser trocado, desta vez pelo Mobile Suit Barbatos.

Sabendo que toda a história do universo Gundam vem sendo alterada, devemos impedir que tal evento ocorra enquanto mergulhamos em diretórios cada vez mais profundos e viajando por todas as eras, sejam elas do Século Universal, Pós Colônia ou Era Cósmica.

SD Gundam Battle Alliance
Literalmente Guts de Berserk com um mecha

Equipes dos sonhos

SD Gundam Battle Alliance traz ao jogador uma gama imensa de Mobile Suits para escolher, sejam eles Gundams, Zakus, Goufs, GMs e até mesmo o icônico Guntank. Eles estão divididos em três categorias (generalistas, lutadores e atiradores), cada qual aproximando-se da batalha de maneira diferente.

Os generalistas, como o nome propõe, se dão bem a curta e longa distância, com os modelos RX-78-2, MSN-04 Sazabi e Turn A Gundam, dando alguns exemplos. Os atiradores se dão melhor a longa distância, com RX-93-V2, MS-18E Kampfer e FA-78 Full Armor Gundam compondo os mais famosos.

Já os lutadores são para aqueles que querem estar de frente com o combate, particularmente meus favoritos. O jogo oferece unidades como God Gundam, Barbatos em todas suas formas e Gundam Exia Repair II abrindo o caminho através de golpes e cortes de beam saber.

SD Gundam Battle Alliance
Hora de derrotar o pessoal que anda bagunçando a história

Os jogadores podem evoluir pontos de vida, propulsão, ataque direto e ataque distante em uma espécie de hangar no menu do jogo. Estes pontos aumentam a qualidade da unidade em combate, com o mais diferente ali sendo a propulsão, um fator que pode ser decisivo para combates em geral.

Enfrentando as infinitas guerras

O sistema de impulso serve tanto para movimentação quanto para combate, sendo representado por um medidor ao lado da unidade em jogo. Este medidor mostra quanta propulsão ainda há disponível para uso, servindo como um medidor de estamina semelhante ao de Zelda e jogos da série souls. Caso acabe, não há como atacar ou correr.

Para unidades de combate direto, o impulso é algo extremamente necessário, uma vez que é o medidor de ações possíveis de se realizar antes de “cansar”. Já em unidades de longa distância, mesmo não influenciando tanto no gameplay de forma geral, é necessária uma boa quantidade de impulso para fugir do chefão quando a mira dele estiver travada em você.

SD Gundam Battle Alliance
Barbatos é excelente para conseguir grandes combos

Para auxiliar em busca da vitória em cada ruptura o jogador ainda tem dois aliados, fora alguns que surgem durante as missões em grande parte das rupturas, sejam elas verdadeiras ou falsas. Estes dois aliados podem ser desde coadjuvantes nos animes até mesmo pilotos de Gundams protagonistas, sendo assim possível equilibrar as equipes com cada um dos membros ocupando uma das classes de combate.

Sempre use o máximo possível que puder seus aliados, para reforçar o vinculo entre eles. Quanto maior a barra de amizade, mais eficiente será o combate e suporte. Certas batalhas parecem dioramas de Gunplas, como por exemplo a equipe da capa do jogo com três Gundams de séries diferentes juntos (Barbatos, Rx-78-2 e Freedom Gundam).

Corrigindo o passado

SD Gundam Battle Alliance traz um divertido e envolvente mergulho neste universo de robôs, guerras e até mesmo torneios de luta pelo controle da terra. O G: Universe apresenta aos jogadores as rupturas falsas e verdadeiras, com as falsas alterando vários eventos de histórias já conhecidas de Gundam, seja em narrativa ou unidades presentes.

SD Gundam Battle Alliance
Não adianta ser bonito, mas ser fraco

Ao invés de capítulos, SD Gundam Battle Alliance usa o termo diretórios para apresentar os níveis de rupturas, geralmente trazendo as falsas primeiro, antes das verdadeiras. Um incentivo para o jogador explorar ao máximo os grandes eventos da franquia antes de resolver as rupturas verdadeiras.

O jogo traz combates épicos como a queda dos portões da base JOSH-A e a fuga da nave Arcanjo, com os jogadores auxiliando a unidade ZGMF-X10A Freedom Gundam na proteção da nave. Em contraste, durante a ruptura falsa, temos a nave Arcanjo se chocando contra uma rocha e a poderosa unidade Aspsaras III surgindo anos no futuro durante a Era Cósmica.

Ao final de cada diretório conhecemos cada vez mais os antagonistas, com Hermes Mercury e seu Mobile Suit Gundam Latreia sendo os mais proeminentes vilões do jogo. Na realidade, SD Gundam Battle Alliance traz vários vilões da série Gundam, sendo Hermes um antagonista completamente exclusivo deste jogo.

SD Gundam Battle Alliance
Façam silêncio na biblioteca por favor

Hora de estudar e cooperar

O universo de Gundam é imenso, com várias unidades móveis, uma imensa narrativa que atravessa séculos através de guerras e inúmeros heróis e vilões. Todos muito bem representados aqui, com vários dos dubladores originais retornando aos papéis que marcaram os fãs da série.

Caso esteja em dúvida sobre alguma unidade, vilão ou evento, o jogo traz uma biblioteca digital onde é possível não só ler informações sobre o jogo como também aprender mais sobre a franquia em si. Ao conhecer melhor as unidades, o jogador saberá como utilizar seus ataques, habilidades e especiais da forma mais efetiva.

Controlar cada Mobile Suit da melhor maneira possível é essencial para se sair bem nas missões offline e multiplayer, onde três jogadores podem se unir para enfrentar os chefes de diretório ou atravessar as missões de SD Gundam Battle Alliance.

SD Gundam Battle Alliance
The School of the Undefeated of the East! The Winds of the King!

É bastante gratiticante ver a combinação das habilidades de ataques próximos carregados para tirar o máximo de vantagem e dano, duas habilidades únicas de cada Mobile Suit, e o especial que geralmente alude a alguma cena do anime. Um exemplo disso é o especial da unidade Gouf Custom de Norris Packard cravando sua lâmina de forma brutal, sendo apresentado até mesmo na cutscene quando surge pela primeira vez no jogo.

Igual a brincar com action figures

SD Gundam Battle Alliance é um jogo divertido, marcante para os fãs e no geral bem polido para uma obra da série, mas não deixa de ter seus problemas. No diretório quatro, onde enfrentamos as extremamente rápidas unidades Mobile Armors de IRON-BLOODED ORPHANS, eles são bem maiores e realmente difíceis para o que o jogo se propõe.

Outro ponto negativo é o quanto o jogo te força a subir de nível para enfrentar certas batalhas, geralmente pelo fato da barra de vida dos chefes serem imensas. Na primeira vez que lutei contra o Gouf Custom de Norris Packard e Zero Wing, vi o quão inflada era sua barra e fiquei abismado.

SD Gundam Battle Alliance
Esse Haro tem um parafuso solto

A customização é estranhamente limitada, uma vez que Mobile Suit Gundam 2 Global Battle Operation, que é muito mais antigo, é capaz de dar maior liberdade de personalização para o jogador. Os mapas, muito pequenos, também não ajudam.

Não sou muito fã do gênero SD, que inclusive evito colecionar. Porém em SD Gundam Battle Alliance a escolha caiu como uma luva, trazendo um ar divertido às batalhas, com belos gráficos. Somados as trilhas originais de cada arco, a sensação de nostalgia é bem grande, garantindo uma experiência imperdível para os fãs da série e para aqueles que desejam começar agora.

Victory Heat Rally

Review – Victory Heat Rally

Vinícios DuarteVinícios Duarte12/10/2024
Frostpunk 2

Review – Frostpunk 2

Marco AntônioMarco Antônio11/10/2024
Duckside

Review – Duckside

Marco AntônioMarco Antônio11/10/2024