Alguém na Mopeful Games deve ter pensado em como seria se o clássico Doom, lançado no longínquo ano de 1993, encontrasse o estilo de JoJo’s Bizarre Adventure fazendo nascer em Fashion Police Squad, que chega no início de 2023 ao Nintendo Switch, uma ideia incrível e que surpreende pela criatividade e irreverência.
Distribuído pela No More Robots, do recente Soccer Story, o combate à falta de estilo e ao visual cafona faz desse jogo de tiro uma grata surpresa, ao sair da caixinha em como pensar a jogabilidade e a construção deste mundo, mantendo um bom nível de interesse na história e acontecimentos principais.
Recarrega, policial, bota um cropped!
Na pele de Desmond, conhecido como Sargento Des, integramos uma equipe responsável pelo combate aos atentados contra a moda. Isso mesmo! Se vestiu de maneira desatualizada? Sem cores e vida? Brega? Cuidado! Você pode estar na mira da polícia de Trendopolis.
Após os primeiros acontecimentos por algumas regiões da cidade, sempre com o apoio da Oficial Haley, parceira de Des no combate aos “fashion crimes”, descobrimos que uma mente criminosa está por trás dos acontecimentos, causando este comportamento nas pessoas.
Ao longo de cinco horas de jogo, nós precisamos enfrentar inimigos vestindo sandalhas com meias, ternos corporativos, calças baixas, camisas bufantes e todos os horrores que uma sociedade estereotipada pode oferecer. No papel do policial e protagonista, precisamos acabar com esta falta de senso estético, descobrindo quem é o vilão por trás de tudo.
Neste momento é que Fashion Police Squad brilha e surpreende. Esqueça o estilo dark, sanguinolento e gore dos boomer shooters, pois de Doom até hoje eu não tinha visto nada igual. Troque a pólvora por glitter, o sangue por brilho e a morte por vida. Basta dar o primeiro tiro neste jogo para você perceber toda a criatividade dos desenvolvedores.
Ao invés de matar os inimigos você vai transformá-los em cidadãos felizes, com vida, iluminados e resplandescentes. Ao invés de desmembrá-los com seus tiros, você transformará as pessoas, ao melhor estilo Queer Eye e que, por sinal, teve no Karamo Brown grande referência para o design de Desmond, para salvar vidas em todos os sentidos, do visual ao comportamental.
Quase como uma metáfora, em que a moda pode salvar ou a falta dela pode deixar sua vida miserável, o jogo oferece diversos tipos de inimigos, com visuais que refletem na mecânicas de gameplay, para desenvolver a história e diversos diálogos hilários, com trocadilhos e piadas muito atuais, proporcionando diversão e irreverência.
Bonito, charmoso e cativante
Desde o primeiro momento Fashion Police Squad conquista pela proposta visual. Carregada pelo estilo retrô, resgatando o mesmo visual do primeiro Doom, os desenvolvedores apostaram num bom trabalho de pixel art e abusaram da criatividade para desenvolver o tema principal.
Tudo é muito bem representado visualmente, inclusive as emoções dos personagens e inimigos, com uma arte bem detalhista e cuidadosa. Mesmo se tratando de placas 2D em um ambiente 3D, o estilo escolhido apenas enriquece a experiência visual oferecida no jogo e em momento algum falta clareza ou objetividade na maneira como representar os inimigos, seus ataques, itens ou colecionáveis.
Formado por pequenas arenas, que represetam as regiões de Trendopolis, você precisará “limpar” a falta de moda local para prosseguir, sempre contando com os melhores armamentos. De uma arma simples, que devolve a cor às pessoas, passando pela sua máquina de costura e um limpador, até chegar na maluquice de termos um duende ladrão de meias.
Destaque para o Cinto da Justiça, que servirá para deixar os inimigos atordoados por um breve momento, além de funcionar brilhantemente para balançar pela cidade, ao melhor estilo Homem-Aranha, permitindo alcançar áreas mais altas ou até as escondidas, no emaranhado de travessas ou caminhos que o bom level design oferece.
Ao derrotar um certo número de inimigos, você terá disponível sua barra “Fabulous” para gastar como ataque especial, em que Desmond veste sua Fab Slap Glove e encarna um mestre do karatê, abandonando suas armas fashionistas, para atacar rapidamente um inimigo após o outro. Acompanhado de um efeito de brilho pela tela, esta é uma das sequências mais divertidas de acompanhar.
Com uma jogabilidade simples, muita fluidez nos movimentos e com respostas rápidas aos comandos, o destaque fica pela facilidade na hora de trocar entre as armas, com mais de uma opção (via atalho ou menu rápido) para escolher o armamento correto para derrotar os inimigos específicos e que exigem um certo tipo de ataque.
Ao progredirmos na história e missões, Desmond deixará de enfrentar apenas um tipo de inimigo, os engravatados com seus ternos sem graça, para lidar com uma boa variedade de grosseiros que tentam destuir o glamour de Trendopolis.
Prepare-se para alternar freneticamente entre as suas armas, disparando rajadas de cor, linha, água e até o bizarro gnomo para neutralizá-los. Tudo de maneira muito rápida e com disparos ameaçadores vindo de todos os lados e direções.
Fashion is my passion
Desde o início fica claro que o foco do jogo está na maneirra inusitada como propõe o combate e ação frenética. Por mais que tenhamos desafios de exploração e plataforma, principalmente para encontrarmos todos os itens e áreas secretas para conquistar os 100% em todas as áreas, a graça é perceber a profundidade no combate surgir aos poucos.
Esta mesma evolução acontece na história e, principalmente, nos cenários, começando pelas ruas e ambientes mais abertos para locais mais fechados como, por exemplo, prédios e metrô. Buscando referências em Doom, Quake e Wolfenstein, Fashion Police consegue aprender com seus antecessores para oferecer um excelente mix entre visual, jogabilidade e diversão.
Isso sem contar nas referências, desde o misterioso Deep Coat e o estilo noir que o acompanha, com um “quê” de Dick Tracy, até mesmo frases vindas de todos os cantos da cultura pop. Passando por Star Wars e Terminator, e indo até os games com frases de Sonic e Metal Gear, o jogo se permite criar sátiras e usar o bom humor como parte do gameplay e sua proposta de experiência.
No fim do dia, Fashion Police Squad pode ser um dos melhores jogos indies de 2022 e 2023. Deixe ser surpreendido e divirta-se com boas doses de ação e risada.