Skip to main content

A altercação entre sombras e luz é uma das fontes de inspiração mais antigas para se contar histórias de todos os tempos, indo desde o folclore de inúmeras civilizações, até contos mais modernos que diluem ambas em uma mistura homogênea buscando o equilíbrio entre ambas. Ereban: Shadow Legacy traz uma história escrita dentro desta dualidade, onde duas raças pendem na balança do equilíbrio entre total aniquilação ou harmonia entre os elementos.

Com forte vertente estética do oriente médio, Ereban: Shadow Legacy parece um Prince of Persia espacial, onde controlamos a ultima dos Ereban chamada Ayana. Em busca de informações sobre seu passado e si mesma, ela se verá no meio de uma conspiração que envolve a poderosa corporação Helios. Uma corrida contra o tempo e em busca de sua própria salvação e dos Ereban está nas mãos de Ayana e do jogador.

Nas sombras, onde tudo se silencia

Ereban: Shadow Legacy apresenta Ayana ao jogador já adulta e participando de uma bateria de testes para se tornar uma agente da corporação Helios. Usando deste cargo de agente especial da corporação Helios, Ayana pretende usar o vasto poder da instituição para poder encontrar outros de sua espécie pelo cosmos, no entanto a companhia tem outros planos para Ayana.

imagem de Ereban: Shadow Legacy

Após uma bateria de testes onde Ayana demonstra sua habilidade natural de se tornar uma com as sombras ao seu redor, de criar itens e expandir suas habilidades para poderes ainda maiores com as sombras, a companhia fica satisfeita com o que vê e resolve usar Ayana como uma bateria viva. Extraindo seu poder sobre as sombras para gerar energia para seus fins empresariais.

Acreditando ser esse o fim de sua jornada, Ayana acaba sendo resgata por uma jovem rebelde entusiasta das lendas sob os Erebans. Hackeando o sistema e ajudando Ayana a escapar, nesta sua nova jornada para agora derrubar a Helios, agora ela irá descobrir nas ruinas de seu povo o que realmente ocorreu com os Ereban, qual a parte desta enorme companhia no desaparecimento deles e qual posição irá tomar em relação a isto.

Ereban: Shadow Legacy traz uma história que irá levar em consideração as escolhas do jogador em consideração sobre qual caminho nossa heroína irá traçar. Se ela será uma espiã que como as sombras desliza despercebida por todos sem os ferir, ou se será uma assassina voraz que traz a morte a todos que tocam até mesmo a menor das sombras

imagem de Ereban: Shadow Legacy

Se torne um com a escuridão

Sendo um jogo stealth fantástico, em Ereban: Shadow Legacy permite ao jogador controlar e se tornar um com as sombras ao redor do ambiente. Ayana inicialmente é capaz apenas de se mergulhar nas sombras e passar despercebida pelos guardas, mas com o avanço do jogador, irá desbloquear habilidades cada vez mais poderosas, como a habilidade de se mover mais rapidamente, criar fendas de sombras para desaparecer com corpos e muito mais.

Outro grande fator que ajuda Ayana e o jogador são os gadgets que a mesma pode usar em sua aventura, criados a partir de sucata em uma bancada de criação. No total o jogo tem quatro gadgets, que podem ser aprimorados até três vezes e com matérias primas escassas pelo mundo de Ereban, o jogador deve escolher sabiamente o que vale a pena ou não gastar seus recursos.

Os gadgets são um sonar, um scaner ocular, uma mina explosiva e uma granada de distração, que sempre que aprimoradas, se tornam ferramentas cada vez mais poderosas. O sonar em sua capacidade máxima, consegue marcar uma distância muito maior, o scaner consegue marcar inimigos cada vez mais distantes, a mina de distração cria uma cópia perfeita de Ayana e a mina pode criar um vortex de sombra que puxa para a escuridão o corpo dos inimigos.

imagem de Ereban: Shadow Legacy

A sucata pode ser encontrada espalhada pelos níveis e no corpo dos inimigos robóticos derrotados, os outros no entanto são encontrados pelos níveis. Os chamados Fragmentos de Sombra liberam espaços novos na árvore de habildiades de Ayana, enquanto os Pedaços de Alma servem para atingir os estagios mais avançados de produção tanto de itens, quanto de habilidades mais poderosas.

Qual caminho se deve seguir?

Em Ereban o jogador é apresentado ao dilema de ser uma assassina silenciosa, ou uma agente de infiltração e sabotagem que é capaz de passar totalmente despercebida por um exército inteiro. Não só as máquinas e funcionários da Hélio podem sucumbir a fúria de Ayana no entanto, em certos momentos o jogador deverá escolher entre a leniência, ou crueldade com aqueles que considera próximo.

Essa mecânica de escolha entre ser uma monstra capaz de sumir com corpos nas sombras ou uma sabotadora silenciosa como o evento se reflete diretamente na gameplay de Ayana em Ereban: Shadow Legacy. O jogo é um plataformer com puzzle solving e seções repletas de inimigos, cada um buscando capturar Ereban em nome da Helios, sempre munidos de uma poderosa lanterna que queima rapidamente a energia sombria de Ayana e força ela a se revelar.

imagem de Ereban: Shadow Legacy

Afinal Ayana é capaz de mergulhar nas sombras, usando a mesma como uma espécie de flúido, que permite que ela passe despercebida por inimigos e até mesmo escale paredes. Sua capacidade de ficar submersa na escuridão no entanto é limitada pela quantidade de energia que sua barra possúi, semelhante a barra de estamina apresentada nos últimos jogos da franquia Zelda.

Ayana pode atacar seus inimigos apenas por trás, ou por cima, contanto que eles não tenham a visto ou estejam em alerta, pois em Ereban: Shadow Legacy apenas um golpe é necessário para se matar um inimigo, ou morrer. Inicialmente os inimigos são apenas robôs em rondas, mas com o decorrer da história e avanço do jogador, eles vão se tornando cada vez mais perigosos, como robôs com riflês de longa distância e mira perfeita por exemplo.

Eclipse entre espécies

Ereban: Shadow Legacy é um excelente jogo stealth, com belos gráficos, uma história cativante e gameplay sólido, no entanto só teve um aspecto que o jogo realmente deixa a desejar que é o quesito personagem. Enquanto a história é excelente, Ayana não evolui tanto como personagem quanto poderia, as escolhas tem seu peso, mas a personalidade em si da personagem não parece mudar tanto, algo que acredito que traria mais impacto seria ver o quão diferente pode ser sua personalidade e mentalidade de acordo com as escolhas.

Ereban: Shadow Legacy é uma excelente pedida para os fãs do gênero, com uma narrativa de combate entre duas raças ambas em extremos opostos, mas que ao fim podem não ser tão diferente quanto pensam. Se você como eu também estava com vontade de jogar um novo stealth, pode acreditar que Ereban vai satisfazer sua vontade.

85 %


Prós:

🔺 Excelente narrativa somada a quebra-cabeças interessantes
🔺 Gameplay divertida e desafios bem balanceados
🔺 Estilo de arte interessante

Contras:

🔻 Protagonista com pouco desenvolvimento em seus caminhos diferentes
🔻 Pouca variedade de equipamento e evolução de sombras

Ficha Técnica:

Lançamento: 10/04/2024
Desenvolvedora: Baby Robot Games
Distribuidora: Baby Robot Games
Plataformas: PC

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024