Skip to main content

Com o lançamento de Aftermath, agora resta apenas um DLC para encerrar o pacotão Premium de Battlefield 3. End Game sai apenas em março de 2013, mas a expectativa é enorme. Digo isso porque a DICE soube lidar com sua gigantesca e fiel comunidade, adicionando boas novidades ao game ao longo de 2012. Aftermath veio para acrescentar mais uma arma, três veículos, quatro mapas, e um modo de jogo. Está bom ou quer mais? Okay, tem terremotos também.

Eu confesso ser daqueles jogadores desencanados, que joga de boa conforme o tempo permite. Ao contrário de mim há muitos jogadores em níveis altíssimos, com todas as armas e acessórios destravados. Eu bem que gostaria de ter tudo à disposição para configurar as classes, mas felizmente isso não atrapalha o meu desempenho no jogo. E mesmo com as novas armas dos quatro DLCs lançados, isso nunca mudou. Quando anunciaram a crossbow (besta) para Aftermath, na hora fiquei preocupado. Pensei comigo: será que vou ter que ter um determinado nível para usá-la? Para a minha felicidade, tudo que é preciso para destravar a tal da XBOW é vencer três partidas do novo modo Scavenger.

Uma guerra justa para todos

Não há como não ser grato pelo sistema de atribuições (assignments) que, desde o lançamento de Battlefield 3, vem ajudando os jogadores a ter acesso aos itens destraváveis do multiplayer, independente do nível alcançado. E mesmo que você não se preocupe com estes pequenos objetivos, o jogo sempre estará dinâmico o suficiente para permitir que um jogador casual elimine um adversário experiente.

Battlefield 3: Aftermath

XBOW é uma arma apelona? Depende… Se você se deparar com três adversários enfileirados, é possível furar os três com uma única flecha. Mas se você errar, corre que o tempo para recarregar é grande. É uma arma fabulosa e com upgrades interessantes (com vários tipos de flecha, por exemplo), mas que só funciona na mão de pessoas boas de mira. Não é todo mundo que troca a eficaz C4 pela nova arma, por exemplo. Sim, a XBOW é tratada como acessório e não como arma primária ou secundária.

Outra novidade bem vinda em Aftermath é o já citado Scavenger, um novo modo parecido com o Conquest e com partidas rápidas como em Close Quarters. A diferença está no seguinte: você começa apenas com uma pistola, tendo que correr pelo cenário para pegar uma arma no chão. As armas possuem três níveis (de 1 a 3), referentes à quantidade de upgrades já disponíveis nelas. Ao morrer, você renasce novamente apenas com a pistola. Um modo divertido, no qual ganha o time que dominar os pontos e for mais rápido.

Quanto aos novos mapas, são eles: Azadi Palace, Talah Market, Epicenter e Markaz Monolith. Estes dois últimos possuem um visual espetacular, totalmente em ruínas. Porém quando o terremoto acontece durante a partida, não tem a menor graça: a tela balança um pouco, fica difícil de mirar, mas o tremor acaba em poucos segundos. Esperava algo mais grandioso como deformações acontecendo no cenário em tempo real, passagens sendo bloqueadas por escombros, ou mesmo uma cratera abrindo e engolindo tudo que estiver em um determinado local do mapa.

Battlefield 3: Aftermath

Por último, temos três novos veículos: Phoenix, Barsuk e Rhino. Phoenix é um jipe modificado com capacidade para três jogadores, sendo que um controla a metralhadora e outro controla um lançador de granadas. Barsuk é praticamente um “caveirão”, aquele veículo blindado utilizado pela tropa de elite. Este veículo também comporta três passageiros e possui uma metralhadora e um lançador de granadas. Já o Rhino é, literamente, uma van modificada. Também oferece três acentos e possui uma metralhadora controlada por controle remoto (o jogador não fica exposto do lado de fora). Apesar de parecer frágil, ele é mais resistente contra mísseis do que os outros dois novos veículos do DLC. Mas se você arremessar uma granada dentro do veículo…

Como todo DLC, Aftermath oferece também novas atribuições, conquistas e dogtags. Há também novos modelos dos soldados, para ficar de acordo com os novos mapas: farda empoeirada, sangue escorrendo por um corte na cabeça, e coisas do tipo. O pacote oferece tantas novidades que fica difícil de enjoar da jogatina. Se você ainda não é um jogador Premium, não sabe o que está perdendo.