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Quando Loopmancer foi anunciado, logo me empolguei com este roguelike cyberpunk de plataforma. Este é o primeiro jogo da desenvolvedora chinesa eBrain Studio, se ignorarmos um outro pequeno lançado para Android em 2015. O jogo, feito em Unreal Engine, é bastante promissor e nesta prévia de PC você confere os detalhes sobre suas mecânicas e gameplay.

Você é um detetive chamado Xiang Zixu, que foi morto durante uma missão para pegar um peixe grande do crime chamado Wei Long. Ele acorda no susto em seu apartamento, como se despetasse de um pesadelo. Preso em um misterioso looping, o protagonista mantém as memórias de suas outras vidas (ou runs, para os íntimos). Seu objetivo é desvendar o que causa esse loop, enquanto coleta informações essenciais para o departamento onde trabalha e combate o crime.

Loopmancer não foge às regras do gênero. Na verdade, o jogo dança conforme a música sem arriscar muita coisa. É no gameplay que ele se destaca: Xiang é rápido, tem dash, pulo duplo, utiliza itens como granadas, minas de aproximação e arremessáveis (machadinhas, por exemplo), além de uma arma de combate corpo-a-corpo, outra de fogo, e habilidades que você alterna conforme seu gosto pessoal. Um exemplo é o golpe especial disparado por seu braço cibernético, que possui tempo de recarga mas detona os inimigos com uma descarga elétrica ou uma explosão de fogo. Xiang também possui um gancho para locomoção pelo cenário, em locais com esta possibilidade.

Dave Ray te dá uma força com armas e upgrades

Viver. Morrer. Repetir.

As fases são belíssimas, procedurais mas sem exageros, mantendo o estilo visual de cada área. Uma China cyberpunk com toques culturais, bonita de se ver. Nesses ambientes, a ação ocorre com muita velocidade. A precisão dos comandos satisfaz, embora os inimigos não deem sossego e realizem ataques incessantes com brechas muito curtas de tempo para desviar. Enquanto não pegar as manhas, é fácil morrer. Felizmente isso faz parte do processo de aprendizagem, sendo importante atualizar suas habilidades, armas e estatísticas com aprimoramentos permanentes entre as partidas.

O duro é que, ao morrer, você acorda no quarto e precisa cruzar todo o ambiente – que oferece interfaces como quadro de evidências e um armário para trocar de roupa – para finalmente entrar no seu carro. Chegando na delegacia, você terá que percorrer mais uma grande área até chegar no pátio e pegar outro carro. Corta pra tela de loading, que demora uma eternidade mesmo em PCs potentes, e aí sim você volta pra ação. Há, claro, um motivo pro game design ser assim, mas poderia ser mais prático e rápido.

Outra coisa que não curti em Loopmancer foi o excesso de informações na tela, poluída com lembretes de botões pra tudo. Não demora nem 5 minutos pro jogador aprender tudo, então porque deixar fixo na HUD? As lojas de Dave Ray e Funk também confudem um bocado no início. Por distração, depositei todos os meus e-Coins em um upgrade caro que demora pra juntar o valor total, me deixando sem um tostão pro resto. O jeito é explorar os cenários destruindo coisas em busca de mais dinheiro.

O visual de Loopmancer tá caprichado, mas também poluído

Loopmancer apresenta checkpoints em forma de terminais, onde Funk o aguarda com opções de compra de equipamentos e habilidades. No terminal é possível recuperar sua vida, porém custando a integridade do equipamento que, posteriormente, pode ser consertado com núcleos – estes bem difíceis de achar. Você pode também teleportar para outro ponto já visitado do mapa, facilitando a exploração e assim evitando backtrack indesejados.

A trama é interessante, embora eu não tenha tido paciência de ler o excesso de logs disponíveis nesta demonstração. É um atrás do outro, com muito texto. Os diálogos são bem escritos, mas a dublagem precisa melhorar. Especialmente a dos inimigos, que são tão ruins que chega a arrancar risadas.

De modo geral, esta demo não apresenta uma grande variedade de armas e inimigos. Mas é o suficiente para notar que Loopmancer é um título pra ficar de olho, recheado de ação e com gameplay bastante polido. Resta esperar pra ver se o game conseguirá trazer algumas ideias frescas para o gênero, saindo da zona de conforto. Loopmancer ainda não possui data de lançamento, mas chegará em algum momento de 2022 para PC e consoles.