Skip to main content

A franquia Crash Bandicoot chega ao cenário dos jogos competitivos com um despretencioso “battle arena”, com potencial para conquistar um público mais casual e competir diretamente com Fall Guys.

Tive a oportunidade de jogar o beta fechado de Crash Team Rumble, desenvolvido pela Toys For Bob e publicado pela Activision, em partidas rápidas e fáceis, com uma boa mescla de estratégia e diversão.

ABOOGABOOGA

Ao mesmo tempo em que resgata o nostálgico Crash Bash, lançado para Playstation em 2000, tentando surfar na onda criada pela Mediatonic, com Fall Guys, Crash Team Rumble oferece partidas de 4×4 em arenas temáticas e super coloridas.

Coco é a opção mais versátil para jogar Crash Team Rumble

Com a missão de coletar Wumpas, os jogadores precisam coletar e batalhar pelas frutinhas coloridas, para retornar até o seu “Banco” e depositar sua carga em busca de pontos. O primeiro time que completar 1 mil no placar vencerá a partida, porém para dificultar ou facilitar essa missão, os desenvolvedores trabalharam em mecânicas extras.

A equipe da Toys For Bob se preocupou em levar o estilo da franquia e diversos elementos para dentro das arenas. Com apenas três disponíveis durante a versão beta, todos conseguiram resgatar o sentimento que o jogos possuem, fazendo com que o “Bem Praiano” fosse mais a cara de Crash.

Hora da pancadaria!

Com personagens divididos em três funções, Crash Team Rumble prepara terreno para as estratégias em equipe. O “Pontuador”, como Crash, para jogadores que gostam de partir para o ataque e agilidade na movimentação; “Bloqueador”, com Dingodile, para quem gosta de jogar na defesa, usando sua arma para roubar Wumpas dos outros jogadores e atrapalhar o trabalho da equipe adversária; por fir, mas não menos importante, o “Suporte”, com a Coco, que mescla ataque e defesa.

Cada cenário possui características bem únicas e diversos potencializadores

Independente do personagem escolhido, você terá uma barra de especial para utilizar e que poderá ser escolhido na preparação para a partida. Torres de recuperação, guardiões e outros poderes poderão ser equipados para utilizar durante a partida, sendo possível carregá-lo ao pontuar em jogo.

Os mapas também oferecem potencializadores para você desbloquear ao coletar os medalhões, parando em cima de um dos acionadores. Eles afetarão a partida multiplicando a pontuação da sua equipe, criando ataques contra a equipe adversária e com habilidades individuais para você atacar os demais jogadores como, por exemplo, colocar você dentro de bolas de praia ou bolas de ferro gigantescas.

Estratégia ou diversão?

Durante os quatro dias de beta fechado ficou claro que Crash Team Rumble tem potencial para divertir e criar partidas interessantíssimas. Claro que tudo depende dos jogadores entenderem o papel de cada um e o que precisamos fazer no mapa para pontuar.

Não entre apenas pensando na pancadaria, o jogo não foi feito apenas para isso!

Infelizmente vencer não é uma tarefa fácil, muito menos entrar nas arenas apenas pelo combate, até por não carregar isso em momento algum do título ou da divulgação feita pela Activision. Acredito que as funções e habilidades precisam ser melhor exploradas, para evitar o rage quit ou até mesmo a frustração por não saber o que fazer em jogo.

Com muito conteúdo para ser desbloqueado, que exigirá muitas horas e bastante dedicação, já que a barra de progresso aumenta bem pouco a cada partida, os desenvolvedores precisarão investir em mais modos de jogo para não deixarem o jogo cair no limbo. Se já começaram com um Passe de Batalha, por quê não liberarem mais personagens ou formatos de partidas?

Crash Team Rumble tem muito potencial, principalmente para os fãs da franquia ou jogadores casuais, que não buscam por jogos difíceis, mas sim diversão genuína. O grande desafio dos desenvolvedores e da Activision será manter o jogo atualizado para competir com grandes títulos já consolidados e não ter um futuro parecido com Multiversus ou Knockout City que, mesmo com grande promessa, não vingaram.

Manter um bom placar e realizar suas funções serão verdadeiros desafios

O jogo tem lançamento previsto para o dia 20 de junho de 2023 e chega para todas as plataformas, com crossplay e totalmente localizado para o português brasileiro.