Skip to main content

A representatividade das pessoas negras no mundo dos games ainda é bem problemática, com personagens clichês como gangsters e mulheres extremamente sexualizadas, por muito tempo haviam poucos personagens que fugiam de ideias estereotipadas, o que torna cada vez mais necessário trazer essa discussão para a indústria dos games que tem muito a melhorar nesse quesito.

Para celebrar a diversidade no universo dos jogos, o Gamerview reuniu uma lista com personagens negros que marcaram a indústria dos jogos de maneira positiva, confira a seguir os verdadeiros representantes de Wakanda!

Sazh Katzroy (Final Fantasy XIII)

Sazh FF XIII
Sazh só quer um pouco de sossego no dia dos Pais.

A lista tinha que começar com Sazh, um dos personagens jogáveis do Final Fantasy XIII, o atirador acompanha a protagonista Lightning em sua aventura para derrotar os Fal´Cie, organização de robôs que quer dizimar o planeta. Mas apesar da clássica missão de salvar o mundo, Sazh tem um objetivo que para ele é o mais importante: salvar seu filho que foi sequestrado. Todo o desenvolvimento do personagem se dá em torno da paternidade, além de estar disposto a sacrificar tudo para salvar seu filho, ele carrega um filhote de Chocobo em seu afro durante todo o game.

Lucian e Senna (League of Legends)

Senna e Lucian
Cara de quem está com uns B.O. para resolver.

É impossível falar do Lucian sem pensar na Senna, esse casalzão de League of Legends está presente em um dos arcos mais interessantes do game, após Lucian resgatar a alma de sua amada, os dois se tornam os líderes das Sentinelas, organização que visa deter a Névoa Negra comandada por Viego – O Rei destruído. Além da história compartilhada, o casal possui uma grande sinergia na gameplay do jogo, onde Senna atua como um suporte dando cobertura e cura, enquanto que Lucian atua como um assassino de tanques! GG

Sombra (Overwatch)

Sombra e Dubladora
“Se você tem as informações, é você quem dá as cartas.”

Nem heroína e nem vilã, Sombra é uma personagem misteriosa de Overwatch, a hacker conta com poucas informações sobre seu passado, já que ela mesma fez questão de deletar todas as suas informações da rede, sendo invisível para o mundo. No contexto da Crise Ômnica que gerou um caos total em diversos países, ela se vê capaz de hackear o sistema para conseguir as informações que tanto almeja e assim, manipular quem for preciso para alcançar seus objetivos. Além de ser um dos personagens com uma das gameplays mais divertidas e sorrateiras do jogo, as falas feitas por Carol Crespo trazem ainda mais imersão para o personagem, a dubladora também já fez a voz da Ciri em The Witcher 3, Leblanc em League of Legends e diversos outros personagens.

Miles Morales (Marvel’s Spider-Man: Miles Morales)

Miles Morales consciência
Sem dúvida o melhor traje do Homem-Aranha.

Chegou a hora de Peter Parker tirar uma folga e Miles Morales assumir o comando! O novo Homem-Aranha é um sucesso estrondoso, depois de vencer o Oscar de melhor animação com o filme Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles conseguiu um feito mais difícil ainda: uma nota 10 do Gamerview. Com um game impecável, Marvel´s Spider Man Miles Morales se configura como um jogo obrigatório aos fãs do Aranha, a riqueza de detalhes e as novas habilidades do herói favorecem a gameplay incrível, o que torna o título um dos mais memoráveis do PS4.

Dandara (Dandara Trials of Fear Edition)

Dandara consciência
Não podia faltar uma brasileira nessa lista né?

Aos amantes de jogos indie brasileiros, é claro que não poderia faltar a queridinha Dandara, a protagonista foi inspirada na Dandara dos Palmares, a guerreira que lutou contra o sistema escravagista brasileiro. No game, Dandara também luta contra um sistema de opressão, o mundo de Salt corre perigo e seus moradores que já foram espíritos livres, hoje vivem oprimidos e com medo. Apesar de ser um metroidvania, a jogabilidade do game faz com que Dandara explore todas as direções, sendo uma heroina que não anda, apenas faz saltos para as plataformas, sejam elas na parede ou até mesmo no teto!