Marvel’s Spider-Man 2 já está entre nós e certamente vem superando grandes expectativas. Como era de se esperar, a continuação do aclamado exclusivo do PlayStation 4 deixou diversas brechas para uma sequência, então podemos esperar que a saga dos Homens-Aranhas da Terra-1048 seja concluída em uma trilogia épica.
Neste artigo, analisaremos todas as pontas soltas que foram deixadas neste jogo, colocando em mesa tudo que pode aparecer no vindouro Marvel’s Spider-Man 3. Vale ressaltar que o primeiro jogo teve um pacote de DLCs e um stand-alone, então é provável que parte desse conteúdo apareça mais cedo do que imaginamos, em uma possível expansão.
ALERTA DE SPOILERS! CONTINUE A LEITURA POR SUA CONTA E RISCO
Protagonismo do Miles
No final do jogo, Peter praticamente passa o bastão de “Homem-Aranha titular” para Miles. Após derrotar Venom, ele decide recomeçar o sonho que tinha com seu melhor amigo Harry Osborn, abrindo uma nova Fundação Emily-May em sua garagem.
Nesse diálogo final, tudo indica que Peter passará a focar em outras atividades, enquanto Miles ficará encarregado de assumir mais responsabilidades como vigilante de Nova York. É improvável que ele seja o único protagonista do próximo jogo, mas talvez este seja um indício de que teremos um novo Marvel’s Spider-Man: Miles Morales vindo aí.
Outra possibilidade é que Miles divida o protagonismo com a Teia de Seda (Silk), uma vigilante que também possui poderes de aranha. Ela foi introduzida na segunda cena pós-créditos e, considerando a lógica desta sequência, o terceiro título traria três Homems-Aranhas jogáveis. Vamos ver o que o futuro reserva para este trio.
Duende Verde
Quando os Aranhas derrotam Venom, a simbionte é destruída e Harry Osborn entra em coma. Seu pai, Norman Osborn (que neste universo é o prefeito de Nova York, além de dono da Oscorp), acaba culpando os vigilantes pelo destino do seu filho, criando um ódio profundo pelos heróis. Na primeira cena pós-créditos, vemos o magnata procurando o Dr. Octopus na Balsa, dando a entender que teremos uma nova aliança de supervilões no próximo jogo.
No final do primeiro jogo, já tínhamos uma pista de que Norman viria a se tornar o Duende Verde (Green Goblin), mas Marvel’s Spider-Man 2 acabou dividindo seus holofotes entre Kraven e Venom. Já para o terceiro, tudo indica que o momento dele finalmente vai chegar e teremos o arqui-inimigo do Homem-Aranha em ação. Isso fica bem claro em uma das cenas finais, quando ele pede para “prepararem o soro”.
Um detalhe muito legal é que, neste jogo, Norman Osborn sempre aparece usando uma peça de roupa verde, referenciando seu destino como vilão. Além disso, em sua conversa com Dr. Octopus, Octavius diz estar escrevendo “o último capítulo desta história”, então podemos esperar que o terceiro jogo realmente conclua a saga dos Aranhas.
Culto ao Carnificina
Através de suas missões secundárias, Marvel’s Spider-Man 2 introduz alguns dos vilões que participarão de sua sequência ou das expansões. O primeiro deles é Cletus Kasady, o Carnificina (Carnage), que aqui surge como o líder do culto A Chama, composto por um grupo de pessoas psicóticas obcecadas pelo fogo.
Mesmo com os esforços do Homem-Aranha e da vigilante Wraith para impedi-lo, ele consegue roubar uma amostra de simbionte e fugir, encerrando aqui seu arco de missões. Ao tocar no frasco contendo o alienígena, a “gosma” fica com uma coloração vermelha, indicando que ele de fato virá a se tornar o Carnificina. Contudo, tem muito mais história aí do que aparenta: o fato de Kasady liderar uma seita dá a entender que o próximo capítulo trará sua própria versão do Culto ao Carnificina.
O Culto ao Carnificina foi um arco de HQs em que Kasady se alia a Knull, o Deus das Simbiontes. Juntos, eles começam a caçar todos aqueles que já foram hospedeiros do parasita em algum momento; para isso, o Carnificina começa a escravizar pessoas ao infectá-las com um verme capaz de transformá-las em monstros, criando assim seu culto. As coisas provavelmente se desenrolarão de forma diferente no jogo (principalmente porque essa parte de fogo é novidade), mas podemos esperar algo nessa linha de raciocínio.
Uma curiosidade: os monstros simbiontes criados por Venom no final do jogo possuem a mesma aparência dos lacaios de Knull em Culto ao Carnificina, com um círculo em espiral no rosto. O símbolo da seita A Chama também possui essa espiral, reforçando a teoria de que teremos um novo exército de simbiontes.
Camaleão
O Camaleão (Chameleon) foi outro vilão que fez um pequeno cameo em Marvel’s Spider-Man 2, mas acabou deixando apenas um gostinho de que voltará nos próximos capítulos. Seguindo suas origens nos quadrinhos, aqui ele é introduzido como meio-irmão do Kraven e temos a oportunidade de explorar seu esconderijo, onde é possível encontrar seus diversos “rostos” e sua máscara, que é capaz de assumir qualquer identidade.
O Camaleão é um mestre dos disfarces e certamente traria um ar totalmente novo para o jogo, saindo um pouco do padrão de “vilões superpoderosos” que temos em ambos os games. Contudo, ele não possui o peso de um antagonista principal, então é bem provável que seu arco seja desenrolado através de sidequests ou que ele assuma o antagonismo dos DLCs deste segundo título, assim como aconteceu com o Cabeça de Martelo (Hammerhead) no primeiro.
Aranhaverso
Hoje em dia, não existe Homem-Aranha sem multiverso! Em um dos objetivos secundários do jogo, devemos resgatar uma série de Spider-Bots que fazem referência a diversas versões do herói no Aranhaverso. Ao coletar todos, um portal se abre e nos apresenta a uma figura bastante misteriosa: uma mulher chamada Delilah, que toma os robôs para si e menciona um tal de Miguel.
Essa Delilah é uma anti-heroína que participou de algumas histórias do Aranha na década de 1990, mas nunca foi uma personagem muito explorada. Já o Miguel claramente é Miguel O’hara, o alterego do Spider-Man 2099. Na animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, ele é o líder da Sociedade Aranha e o responsável por manter todas as linhas do tempo em ordem.
Devido às proporções absurdas de uma história envolvendo múltiplos universos, é difícil dizer se esse arco será desenrolado no terceiro jogo; é bem mais provável que veremos o Aranhaverso surgindo em um possível Marvel’s Spider-Man: Miles Morales 2. Isso explicaria o protagonismo de Miles que foi insinuado no final deste título, além de servir como uma excelente origem para a Teia de Seda, que nas HQs foi mordida pela mesma aranha que deu os poderes ao Peter.
Seja em forma de DLC, stand-alone ou sequência completa, o futuro do Homem-Aranha nos games será brilhante!