Skip to main content

Um dia, conversando com uns amigos, um deles me perguntou: “Paulo, você que gosta de jogos de simulação, não existe um que simule o processo político?” O único jogo que eu pude pensar que atendia a esse requisito é o The Political Process, que ainda está em acesso antecipado. Entretanto, se ele tivesse feito essa pergunta hoje, eu poderia recomendar Vox Populi: Brazil 2022, já que, além de atender aos requisitos de simulador político, ele ainda tem a vantagem de colocar essa simulação em um território conhecido: o nosso país.

Vox Populi: Brazil 2022 aposta em um estilo simples e em uma jogabilidade viciante. Contando com vários cenários, há apenas uma pergunta a ser respondida: você tem o que é necessário para se tornar presidente do Brasil? Por aqui, você verá que a corrida eleitoral é muito mais intensa e estratégica do que parece.

A batalha eleitoral

Jogos de simulação e gerenciamento contam com premissas bem simples, e Vox Populi: Brazil 2022 não é diferente. Seu objetivo é simplesmente vencer as eleições. Para isso, você contará com diversas táticas para convencer os eleitores que seu candidato é a melhor opção. De início, você terá que escolher ou criar um candidato. Essa escolha não é apenas cosmética, já que você também terá que escolher um lado em diversas questões políticas.

A posição do seu candidato diante de vários temas importa. No decorrer do jogo, o pensamento do país acerca de diversos temas – como economia e meio ambiente – muda, e é do seu interesse que esses assuntos fluam para algo que se encaixe na ideologia do seu candidato. Se isso ocorre, fica mais fácil angariar votos nos estados.

Vox Populi

Certo, mas como conseguir votos? Em Vox Populi: Brazil 2022, você tem um determinado período para montar a sua campanha eleitoral. Você pode contratar funcionários e alocá-los para diferentes tarefas, desde colocar a opinião pública ao seu favor até enviá-los para fazer campanha em algum estado. No fim, tudo funciona como uma tática para garantir a vitória eleitoral.

A parte de gerenciamento de campanha pode parecer meio complicada no começo, mas com o tempo as mecânicas ficam mais tranquilas. O maior trabalho por parte do jogador é escolher onde alocar os funcionários. Outra mecânica importante é a que envolve a classe e a faixa etária dos eleitores. Aqui, você também pode alocar um funcionário para convencer um determinado público.

A arte da retórica

Se as mecânicas de gerenciamento são simples, a mecânica de debate foi, para mim, uma grata surpresa. Debates são importantes no meio político, já que é uma chance para o seu candidato expor as próprias ideias para milhões de eleitores. Em Vox Populi: Brazil 2022, esses embates são, assim como na vida real, importantes para convencer eleitores.

Os debates dentro do jogo são feitos em forma de jogo de carta. Você terá 3 rounds de 10 rodadas para conseguir o maior número de pontos possíveis. Seu objetivo é construir o máximo de argumentos possíveis. Os argumentos funcionam como tijolos, e você deve colocá-los a cada turno a fim de conseguir pontos. Eles estão divididos em níveis, e os mais baixos formam a base, dando menos pontos, enquanto os mais complexos formam o topo, dando mais. Se um rival atacar um argumento pela base, o topo inteiro cai, e você perde todos os pontos. Por isso, é bom sempre ter uma base estruturada antes de partir para os argumentos superiores.

Vox Populi

Trata-se de um mini game muito bem elaborado. Os debates que contam com 4 candidatos são verdadeiras guerras, onde cada candidato deve escolher quem atacar e o momento certo para construir os argumentos. Há uma boa diversidade nas cartas a serem ganhas, o que torna os debates mais próximos do fim do jogo uma verdadeira batalha. Eu realmente me senti em um debate de verdade, tendo que escolher a melhor estratégia e o melhor alvo para os meus ataques.

Por fim, apesar do estilo simples, Vox Populi: Brazil 2022 é mais complexo do que parece. Se as mecânicas de gerenciamento de campanha são fáceis, a parte dos debates é o grande diferencial do jogo. É muito divertido pensar nas cartas como verdadeiras táticas retóricas, além de escolher os alvos certos para os seus ataques. Às vezes, não é uma questão de vencer, mas sim de impedir que o seu rival vença.

85 %


Prós:

🔺 Diversos cenários
🔺 Estilo de arte
🔺 Debates eleitorais intensos

Contras:

🔻 Repetitivo depois de um tempo

Ficha Técnica:

Lançamento: 16/02/2024
Desenvolvedora: Velsin
Distribuidora: Velsin
Plataformas: PC

Imagem de Children of the Sun

Review – Children of the Sun

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024
imagem de Ereban: Shadow Legacy

Review – Ereban: Shadow Legacy

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024