Skip to main content

Preparem suas fichas, ou melhor, seus smartphones, pois The King of Fighters All Star traz os famosos combates dos fliperamas para os dispositivos móveis. A proposta é um pouco diferente do que costumamos ver nos títulos dos videogames, com muitas adaptações que incluem as conhecidas moedas virtuais para comprar os loot boxes que também podem ser adquiridos com o uso de moedas reais (algo bem comum em jogos mobile, principalmente nos modelos Free-to-Play), mas diferente de muitos jogos, KOF All Star é bem generoso com suas recompensas, sem forçar o uso de quantias reais para prosseguir na jogatina, e olha que tem uma cacetada de conteúdo para coletar.

A Netmarble classifica The King of Fighters All Star como um jogo de ação e beat ‘em up. De fato, ação é o que não falta, já a segunda característica não é utilizada com tanta profundidade quanto poderia. Os diversos modos de jogo incluem cooperativo, PvP, arenas de tempo, história e muitos outros. Fora dos combates, há um complexo sistema de RPG para evolução e coleção de itens que te fará permanecer muitas, mas muitas horas em frente ao celular até conseguir desbloquear tudo que há no game e criar uma equipe digna de receber a carta convite para o famoso KOF.

Entrando de penetra no KOF

King of Fighters All Star pode ser novidade por aqui, mas a verdade é que o título já havia sido lançado no Japão em 2018 e o sucesso por lá é indiscutível. Por aqui talvez não seja diferente, afinal KOF é bastante popular entre os jogadores tupiniquins. Mesmo com a proposta um tanto diferente, The King of Fighters All Star mantém o carisma da série, e isso certamente vai surpreender os fãs de longa data com muita nostalgia, além de ser um meio de introduzir os novos jogadores na série de uma forma bastante agradável já que os comandos são acessíveis.

Imagem do jogo The King of fighters All Star
Pensou que eu largaria o jogo facilmente moça?

A trama te coloca para rever as histórias de KOF 94 até 98, mas não de forma idêntica a qual vimos nos jogos originais. Aqui, um trio denominado Tuners controla um tipo de sistema por onde passam essas narrativas, e você será tratado como um bug que de certa forma está reescrevendo os fatos ocorridos. Será como ver a narrativa por outro ângulo, o que também vai mostrar novos personagens para a série, e claro, apresentar todo esse contexto para quem ainda não conhece. Por mais que as cenas sejam ligeiramente simples e cheias de diálogos, elas são bem animadas e os textos estão todos em português, assim dando pra acompanhar tranquilamente, mesmo que ocorram alguns erros de traduções e ainda haja algumas partes em inglês.

King of Fighters All Star reúne figuras de The King of Fighters 94 até KOF XIV. São mais de 100 lutadores para você coletar e cada um possui seu próprio nível de experiência, que aumenta conforme os combates. Mas para torná-los mais fortes, você precisará gerenciar diversos quadros como: núcleos, que na prática são uma árvore de melhorias; já os quadros de Afinidade, Evolução, Equipamentos e Quebra de limites vão ajudar em características específicas, mas não menos importantes. Pode ser difícil administrar todas essas condições, ainda mais levando em conta a quantidade de combatentes disponíveis, mas elas trazem recompensas que vão além do aumento de força, oferecendo moedas e muitos prêmios, então valem a pena. É interessante notar que tudo no jogo possui recompensa para te fazer continuar desbloqueando coisas, permitindo avançar em todos os aspectos.

Imagem do jogo The King of Fighters All Star
Olha só o tamanho desta equipe!

A maioria dos combates podem ser realizados com grupos de três lutadores, mas não é só isso. Você também pode equipar um assistente para cada um deles e ainda chamar um suporte on-line que será o líder do grupo de jogadores ao redor do mundo, somando assim até sete personagens em uma única fase! Acredite, dá pra criar um combo insano utilizando todos eles sequencialmente para combinar os ataques. Estes momentos são muito empolgantes e divertidos graças ao número absurdo de combos, mas também pelo belo visual, efeitos de golpes e poderes especiais que acontecem de forma bem fluida e animada.

Até agora, o jogo já é suficiente para ser interessante e valer a experiência, mas não acabou. Aparentemente, The King of Fighters All Star se inspirou em Smash Bros Ultimate para trazer algumas ideias como as almas de lutadores. São muitas almas que podem ser adquiridas em eventos temporários, através da aventura de almas e de muitas outras maneiras. Elas são úteis para aumentar o limite de experiência dos personagens. Imagine quanto tempo vai levar para personalizar cada um dos lutadores? Pois é, muito tempo! Mas será que tudo isso é realmente necessário? As fases são tão desafiadoras assim? Talvez a campanha possa não exigir tanto, ao menos não no início, mas tenha certeza que nos modos como Masmorras do poder, Aventura Épica, Arenas e principalmente nos combates PvP, toda ajuda será bem-vinda.

Imagem do jogo The King of Fighters All Star
São poucas opções né?

São muitos conteúdos para descobrir e por isso o jogo vai desbloqueando o acesso conforme você sobe de Ranque. Isso pode incomodar um pouco já que, no início, algumas partidas casuais, eventos e até gerenciamentos podem estar bloqueados exigindo um ranque específico. Essa quantidade de recursos também traz um menu lotado de opções que, a princípio, pode te deixar perdido e um pouco confuso sobre o que fazer. Não que seja mal organizado ou mal feito, mas é fácil se perder nos objetivos. Felizmente, há uma barra de missões sugeridas que ajudam a te manter focado na progressão.

Dando um pulo nas famosas brigas de rua

A campanha acontece no estilo beat ‘em up, mas não espere por fases longas e elaboradas. Na verdade, elas são bem simples. Aqui você enfrenta algumas poucas hordas de inimigos e no final os chefões, que geralmente são seus oponentes no desafio KOF. As fases até são divertidas e mostram o trabalho incrível de dublagem das personagens (que são as mesmas dos jogos de videogames), além dos cenários, músicas e efeitos que também estão bem produzidos. Os problemas são a curta duração e os oponentes que se repetem com muita frequência.

Imagem do jogo The King of Fighters All Star
Vou esculpir uma estátua nesta rocha na base do soco, acredita?

Talvez numa tentativa de oferecer desafios diferentes, The King of Fighters All Star possui fases bônus com desafios onde você precisa destruir rochas rapidamente para pontuar ou enfrentar volumosas hordas de inimigos em pouco tempo. As fases também possuem missões extras que vão recompensá-lo além do prêmio principal, e essas missões geralmente incluem atingir um número específico de combos ou realizar trocas de personagem, entre outros. Elas ajudam a mudar um pouco a dinâmica das fases e trazem outras preocupações além de derrotar os oponentes. Ainda assim, o ritmo poderia ser um pouco mais equilibrado com níveis mais longos.

Um detalhe interessante de The King of Fighters All Star é o sistema de “alavancamento” de combate, que vai indicar quais são os lutadores que podem ter vantagens sobre os inimigos, ajudando na preparação para os desafios, e também fará você mudar a equipe constantemente, o que é útil para não evoluir somente três personagens durante todo o jogo, ajudando a testar muitos deles durante a experiência.

Imagem do jogo The King of Fighters All Star
Os bonitões de cada ano reunidos para um combate épico.

Outra característica que chama a atenção é a possibilidade de criar grupos de lutadores que se combinam para aumentar o nível de poder de cada um. Elas ocorrem de diversas maneiras, como, por exemplo, ao escolher uma sequência de personagens de KOF 95 ou três lutadores masculinos. Já outras podem ser cômicas, como personagens que se julgam bonitões e levam justamente esse nome para os seus efeitos de combate. Há também combinações através de afinidade que são baseadas na história de cada um dos lutadores. Além de soar engraçado e carismático, isso é mais uma chance de aumentar o seu poder de batalha.

Se você está preocupado com a fluidez do jogo no seu smartphone, The King of Fighters All Star possui ajustes de gráficos para reduzir o consumo do celular que, mesmo nas opções mais baixas, continua muito bonito. Inclusive, as animações são muito agradáveis, seja lá qual o nível de gráfico que você for escolher. Ao contrário disso, há alguns problemas com a conexão on-line, por vezes podem surgir mensagens de erros do servidor e você pode ter dificuldades de encontrar jogadores nos modos PvP ou cooperativo. Isso ocorreu com frequência mesmo estando com internet rápida à disposição, o que é bem ruim já que o jogo requer conexão constante.

Imagem do jogo The King of Fighters All Star
Até no nível mais baixo, os gráficos de The King of Fighters All Star são agradáveis.

As recompensas estão espalhadas por todos os locais do jogo, além, é claro, das recompensas diárias que te forçam a abrir o jogo todos os dias para resgatar algum prêmio. Felizmente elas são tão generosas que você não precisará comprar pacotes de itens com dinheiro real, a menos que queira. Há diversas opções na loja e até mesmo um plano de assinatura mensal para resgate de rubis sem dificuldades. O jogo não força essas compras descaradamente, o que é bom, mas não dá pra negar que os preços são um tanto assustadores. Vale mais ficar de olho nos eventos e recompensas por missões, além disso é mais divertido batalhar para conquistar os melhores lutadores e prêmios, não é mesmo?

The King of Fighters All Star se torna um jogo viciante bem rápido, pois tudo que ele oferece é bastante acessível, bonito e bem produzido. Os fãs certamente vão querer mais fichas e quem for conhecer a franquia agora certamente vai ficar surpreso com a quantidade de conteúdo que a série possui. Como nos velhos tempos, ambos os tipos de jogadores vão querer passar horas no fliperama, ou melhor no smartphone.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024