Skip to main content

Assim como Super Mario World conseguiu revolucionar os jogos de plataforma no início da década de 90, Super Mario Bros. Wonder chega no fim da vida útil do Nintendo Switch mostrando que a Big N ainda é capaz de surpreender ao se superar, inovando dentro da própria fórmula.

Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad, Yoshi e até o Ledrão vão embarcar numa jornada pelo Reino das Flores, ajudando o Príncipe Florian e os Poplin a resgatarem as Sementes Magna para deterem Bowser, que roubou o poder das sementes fenomenais e se fundiu ao castelo desse novo reino.

Super Mario Bros. Wonder
O Reino das Flores funciona muito bem como hub aberto para as fases

Com até quatro jogadores (local ou online), você viajará pelo Arquipélago Florido e as sete regiões do Reino das Flores em fases que esbanjam criatividade, carisma e diversão, com diversas quebras nos padrões que conhecemos num jogo “plataforma 2D do Mario”.

Toda graça de Super Mario Bros. Wonder está em você descobrir as novidades e experimentar o que a Nintendo preparou para surpreendê-lo. Empurrar um cano ou parede, ir para o plano mais ao fundo no cenário e atravessar o chão ou teto serão algumas das possibilidades que mudarão a forma como você visitará muitas fases, mais de uma vez.

Super Mario Bros. Wonder
A Flor Tagarela é fofinha e hilária, com muito bem dublada em português

Você contará com power-ups que transformarão os personagens, como a Fruta Elefante, além do poder fenomenal das sementes, que alteram a maneira como você progride na fase e consegue mudar a maneira como você joga. Sem spoiler para não estragar qualquer surpresa, a criatividade dos desenvolvedores vai surpreender você a ponto de se pegar com um sorriso no rosto a cada fase.

Dentre as novidades, você terá as novas roupas de broca, para perfurar o cenário, e de bolha, para prender e transformar os inimigos em moedinhas. Também conhecemos os novos inimigos, todos os nomes muito bem localizados para o PT-BR como Puluscos, Tucanatacas, Gulartixas, Atirifoge, Atouropelos, entre outros.

Super Mario Bros. Wonder
A Flor Elefante é o principal power-up desse jogo

Com dificuldade de uma a cinco estrelas para as fases, Super Mario Bros. Wonder também conta com um sistema de insígnias que acrescentam habilidades para balancear a complexidade das fases. Pulo longo, invisibilidade, velocidade, pulo mais alto e até um lança-cipó, num estilo de hookshot, estarão disponíveis para serem conquistados ao longo do jogo.

Assim como os demais jogos da franquia, não espere por uma dificuldade muito alta ao longo do jogo, muito menos nos chefões, porém o Mundo Especial, que você encontrará ao explorar todas as regiões, existe para testar suas habilidades e fazer você zerar suas vidas num piscar de olhos.

Super Mario Bros. Wonder
Sequências musicais vão surpreender você ao longo do jogo

Mantendo o mesmo gameplay que conhecemos há décadas, inovando em como os acontecimentos na fase aparecem de maneira psicodélica, a Nintendo se preocupou ao máximo na direção de arte, elevando o carisma presente em seu jogo e no cuidado com a trilha sonora.

O novo jogo da franquia Super Mario Bros. consegue ser maravilhoso por trazer cor e vida ao jogo. Com muita expressividade em todos os movimentos dos personagens e inimigos, e acompanhando o excelente trabalho com as músicas nas fases e sons desse mundo, inclusive por incluí-las como mecânica no poder das sementes fenomenais, os desenvolvedores conseguiram proporcionar um nível altíssimo de imersão por trazer muita vida ao gameplay.

Super Mario Bros. Wonder
Jogar online permite ajudar e ser ajudado durante as fases

Super Mario Bros. Wonder é o jogo plataforma que esperávamos há muitos anos, sendo o primeiro em PT-BR e com excelente trabalho de localização, entregando muitas surpresas e esbanjando carisma do início ao fim. Mesmo sendo um dos mais curtos, com apenas oito horas, e pouco difícil (exceto pelo mundo extra), você terá uma jornada maravilhosa por fases que brincam em subverter sua própria fórmula para entregar uma experiência viciante e inesquecível.

100 %


Prós:

🔺 Muita criatividade em todas as fases
🔺 Novos power-ups e habilidades
🔺 Visual carismático e muito colorido
🔺 Trilha sonora muito bem trabalhada
🔺 Muito conteúdo para desbloquear

Contras:

🔻 Este é o Super Mario Bros. mais curto já feito
🔻 Multiplayer online não permite jogar com quem não esteja registrado em sua lista de amigos

Ficha Técnica:

Lançamento: 20/10/23
Desenvolvedora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Plataformas: Switch

Imagem de Children of the Sun

Review – Children of the Sun

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024
imagem de Ereban: Shadow Legacy

Review – Ereban: Shadow Legacy

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024