Skip to main content

Eu acredito que, no futuro, criarei uma máquina do tempo e voltarei para implantar a ideia de Super Daryl Deluxe na mente do pessoal da Dan and Gary Games. O jogo parece ter saído diretamente de um sonho febril dos produtores do canal Adult Swim enquanto gravavam um episódio de Frango Robô após uma maratona de Aqua Teen: Hunger Force e Apenas um Show. Sim meus queridos, esse é o nível de conteúdo de Super Daryl Deluxe – em um momento estamos na escola, em outro estamos ajudando Ludwig van Beethoven a sentar a madeira em Skrillex, utilizando golpes totalmente descabidos em um universo regido por regras a la D&D. É uma verdadeira comédia, com uma história sem pé nem cabeça, e por isso algo horrível aconteceu: eu me apaixonei pelo jogo.

Com isso em mente você pode ter certeza de que se você ama um humor nonsense e, como eu, gosta de Bill e Ted, Adult Swim, Captain Murphy, videogames antigos, humor imbecil e muitas, mas muitas referências e piadas sem sentido algum, Super Daryl Deluxe é para você. Para você que não entendeu nada do que falei ali em cima, tenho certeza de que vai amar essa aventura também, pois como jogo ele funciona de uma maneira tão satisfatória que qualquer um pode perder horas ajudando Daryl a revelar os mistérios que rondam seu colégio.

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Se é assim que o pós-vida se parece, eu estou dentro.

Is there anybody out there?

Um dos motivos que me fez querer jogar Super Daryl Deluxe foi a ligação que senti com o protagonista. Em minha mente Daryl apenas imaginava que tudo aquilo estava ocorrendo em sua escola, e quando garoto eu também imaginava lutas e mais lutas contra vilões – mas a verdade é que neste universo de Daryl aquilo tudo realmente está ocorrendo. Anos antes do protagonista surgir, um par de alunos (considerados as melhores pessoas que já existiram na Terra) criaram um livro de autoajuda. Esse livro foi um sucesso incrível, lido por todos, e isso fez com que o mundo entrasse em uma guerra e banisse todos os livros das escolas, criando um lugar onde realidade e fantasia mesclam e não existe a palavra impossível.

Com isso somos apresentados a Daryl, nosso protagonista silencioso que acabou de ser transferido para a escola onde tudo começa. Lá conhecemos os outros alunos e entidades que por algum motivo estão lá, como por exemplo o diretor chamado Mr.Roboto (DOMO ARIGATO MISUTA ROBOTO!). Daryl, ao sair da sala do diretor, se encontra com Paul e Allan, que rapidamente o contratam como empregado/escravo de sua empresa de vendas de livros, combatendo com os encapuzados, donos do monopólio dos livros de textos.

O nonsense é extremamente bem utilizado em Super Daryl Deluxe. Por exemplo, em uma das missões você deve entrar nos dutos de ar da escola, lutar contra ratos do tamanho de Daryl e descobrir que dentro da escola existe o quarto da filha do dono da escola, chamada de Princesa. Ela te dá a missão de trazer para ela um instrumento musical, e para isso você deve entrar na sala de artes, onde encontrará desde Da Vinci até Mozart enquanto explora Veneza e as ruas da Itália, até encontrar com Napoleão Bonaparte que precisa de sua ajuda para convencer Júlio César a se juntar a ele. Mas antes (respiro profundo), você precisa visitar a casa de Ebenezer Scrooge, para exorcizar os espíritos do Natal, que são Passado, Presente e Futuro, e também de quebra libertar o Papai Noel.

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Why we’re still here? Just to suffer? (Nuclear plays in the back)

Com um estilo de gameplay RPGvania, em que exploramos as imediações da escola e suas multi-dimensões, Daryl utilizará os mais diversos ataques e equipamentos para completar suas missões, ajudar o pessoal da escola e enfrentar os mais inusitados inimigos. Ao explorar o mapa da escola você descobre que diversos lugares não são o que parecem – as salas de aula são portais interdimensionais que fundem os determinados assuntos tratados nelas em um universo distorcido, onde personagens históricos e fictícios se juntam para ajudar ou impedir Daryl.

Para isso, Daryl poderá trocar os livros que encontra pelos níveis com Paul e Allan por incríveis habilidades, como a de poder utilizar o Mjölnir enquanto usa a roupa clássica do Thor da Marvel, ou utilizar o poderoso lançamento de tesouras enquanto se veste de Eazy-E. Além disso, Daryl poderá contar com incríveis itens para se equipar nessa aventura: tirando uma página de D&D, você irá equipar tanto itens do dia-a-dia quanto coisas inusitadas. Afinal, quem nunca quis lutar contra o diretor da escola enquanto usava um par de Nunchakus, uma máscara de teatro, um terno azul de seda e patins?

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Now that’s a really LIT hammer BOI!

“DARYL Like a limp-wristed Valkyrie he’s Daryl. He’s the flame decals on your uncle’s truck He is Super Daryl Deluxe”

A trilha sonora de Super Daryl Deluxe é impecável. A abertura parece ser algo importado diretamente dos meus sonhos, após beber até as 3 da manhã e dormir com a TV ligada em desenhos antigos. É algo extremamente cativante e que deixa qualquer um animado. A escola de Waterfalls, que possui um tom mórbido em preto e branco e que parece uma imagem estática do que um dia já foi ou tentou ser o mundo, possui uma trilha sonora que te faz sentir da mesma forma. Já nas salas de aula, por exemplo, a música irá de dimensão para dimensão. Enquanto se explora a sala de ciências, a música será futurista; nas ruas da Europa e na sala de artes, a música irá soar clássica, isso até entrarmos no teatro comandado por Skrillex, onde a música que prevalece é um remix de Mozart e Beethoven. Isso é apenas uma amostra do quão incrível, fantástica e genial a trilha sonora deste jogo consegue ser.

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Eu morri e fui para o céu?

Além da história principal, Daryl pode ainda ajudar os alunos da escola Waterfalls em suas… atividades diárias. Sabe como é, coisas de adolescentes, como comer vidro, caçar espíritos tocadores de tuba em planos interdimensionais ou ajudar a morte e as crianças que jogam D&D a montar um portal interdimensional e temporal para lutar contra criaturas e chefões já derrotados por Daryl. Com isso Daryl ganha pontos de experiência e pontos de popularidade. Com o primeiro, ao subir de nível, Daryl aumenta seus atributos como força e pontos de saúde; já com os pontos de popularidade a história é outra, pois com eles Daryl irá mudar o jeito com que as pessoas olham para ele, passando de uma mera sombra a um cara estranho que respira pela boca até se tornar um herói.

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Primo distante do DK.

And you thought that you had problems

Não há como não dizer que Super Daryl Deluxe foi forjado nas montanhas da perdição pelo próprio Odin, após ter voltado de uma rave com MF DOOM e o pessoal do Adult-Swim, juntos de todos os heróis de filmes e desenhos dos anos 70 a 90 em um Landau preto intergalático, que é guiado por ninguém menos do que o próprio Napoleon Dynamite. Super Daryl Deluxe é uma aventura incrivelmente divertida e meticulosamente bem trabalhada  do começo ao fim, e o melhor de tudo isso é que eles não tiveram medo de arriscar ao deixar suas mentes trabalharem sem barreiras ou limites para o que é aceitável ou não, criando assim uma experiência única para os jogadores da velha-guarda (que irão identificar diversas referências) e para os novos jogadores também. Como um cheese-burguer acompanhado de maionese e chantilly, Super Daryl Deluxe é insanamente perfeito.

Imagem do jogo Super Daryl Deluxe
Lit mixtape dude!!!!
Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024