Há pouco mais de 1 ano, Stellar Blade fez sua estreia (temporariamente) exclusiva no PlayStation 5 trazendo gráficos incríveis e ação frenética. Não a toa a turma do PC ficou de olho no jogo da desenvolvedora coreana Shift Up, cujo port finalmente chegou no último dia 11 de junho. E foi um grande sucesso: em apenas 3 dias vendeu mais de 1 milhão de cópias na Steam e atingiu o pico de mais de 192 mil jogadores simultâneos na última semana. Para efeito de comparação, Stellar Blade superou as versões de PC de The Last of Us Remastered e God of War Ragnarok.
Pra quem não jogou ainda e vai pegar a versão de PC, eis um breve resumo da história: em um futuro pós-apocalíptico, a humanidade está à beira da extinção devido à invasão de criaturas alienígenas conhecidas como Naytiba. EVE, uma guerrreira aprimorada, é enviada à Terra para eliminar essas ameaças mas quase é eliminada junto de sua unidade. Ela é resgatada por Adam, um humano sobrevivente que a conduz até Xion, a última cidade remanescente. Daí pra frente é muito combate e sensualidade à lá Bayonetta e Nier.

As novidades do port de Stellar Blade
O port chegou com conteúdo adicional: um novo desafio de chefão com Mann, artbook digital, um monte de cosméticos (25 roupas e 9 acessórios pra EVE), lip-sync em todos os idiomas oferecidos (adicionaram Chinês e Japonês) e ainda incluiram mais três músicas inéditas pro acampamento. De correções, o patch mais recente (1.1.2) corrigiu uma porrada de coisas, incluindo bugs no modo de fotografia e na sincronia das conquistas de PC com os troféus de PlayStation via PSN.
Em termos de performance, o jogo está extremamente bem otimizado desde o lançamento – embora exija um PC decente pra rodar. O port recebeu texturas melhores, suporte ao controle Dualsense, suporte a monitores ultrawide, mapeamento adicional com teclado e mouse, escalonamento de resolução (via NVIDIA DLSS 4 e AMD FSR3) e geração de quadros. E tem os mods, é claro. A comunidade já criou dezenas de skins pra EVE, incluindo nudez e outras maluquices que se espera.

Fazendo um breve comparativo técnico, enquanto a versão de PS5 roda o jogo em até 4K dinâmico com taxas de quadros variáveis, Stellar Blade roda em resoluções nativas mais altas no PC. Sua placa de vídeo conta com a tecnologia DLSS ou FSR? Perfeito então, pois assim fica fácil rodar nos 60 FPS pra mais, mesmo que você abuse no setup gráfico. Só não tem ray tracing, infelizmente.
Colírio para os olhos
Rodei Stellar Blade em 1440p em uma GeForce RTX 4070 Super e, sem DLSS ativado, obtive uma excelente média de 120 FPS. Já com DLSS no modo qualidade, obtive um ganho extra de 10 FPS, nada muito significativo – talvez por ter deixado tudo no máximo das opções gráficas. No Steam Deck, Stellar Blade recebeu o selo de aprovado na compatibilidade, mas o preset existente deixa a desejar entregando um visual muito borrado. Mas se você aplicar as configurações certas, o jogo fica mais nítido e consegue manter a constância dos 40 FPS.

E assim mais um game entra pra biblioteca de ports da Sony. Felizmente, Stellar Blade chegou redondinho ao PC, como tinha que ser por padrão. Os aprimoramentos gráficos, suporte a DLSS/FSR e geração de quadros fazem desta versão a melhor maneira de experimentar o jogo, desde que você possua hardware capaz de aproveitar estes recursos.
Prós:
🔺MUITO mais bonito que no PS5, com otimização exemplar
🔺DLSS/FSR e FPS ilimitado
🔺Conteúdo adicional bem vindo
Contras:
🔻Sofre pra rodar em GPUs mais antigas
Ficha Técnica:
Lançamento: 11/06/2025
Desenvolvedora: Shift Up Corporation
Distribuidora: PlayStation Publishing LLC
Plataformas: PlayStation 5, PC
Testado no: PC