Skip to main content

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated é um daqueles jogos com gostinho de infância. Alguns de vocês, lá em 2003, certamente devem ter passado horas se aventurando no fundo do mar com Bob Esponja e seus amigos enquanto lutavam contra a rebelião das máquinas. Mas caso você não teve esta oportunidade, então o seu momento chegou.

Originalmente produzido para PS2, Game Cube e Xbox (além de uma versão específica para PC e GBA), este foi um jogo que encantou muita gente. A qualidade gráfica e as animações eram um ponto que chamava a atenção. Além disso, o seu level design cheio de desafios divertiu não só crianças, mas muitos marmanjos por aí. Não é à toa que entre tantos títulos, Battle for Bikini Bottom ainda é considerado um dos melhores, um clássico cult. E para atender aos pedidos dos fãs, a THQ Nordic resolveu reidratar o título trazendo um remake que de cara enche os olhos de beleza, graças a um visual colorido, cheio de charme e muito, mas muito lindo.

Você estão prontas, crianças?

17 anos atrás era lançando SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom, um jogo que deixou ótimas lembranças. Era difícil não se surpreender com a quantidade de animações que os personagens possuíam, além disso era extremamente divertido e tinha desafios dignos de um ótimo jogo de plataformas. Ele possuía limitações como a câmera, que era movida manualmente e que nem sempre favorecia a gameplay. Alguns comandos também eram travados, como a cabeçada do Bob Esponja que só podia ser realizada com o personagem no chão, mas estes e outros pequenos problemas não impediram a diversão dos jogadores.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Quem sentiu saudades deste Bungee jump?

Muitos anos se passaram, mas bastou assistir a introdução de SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated para que as memórias viessem à tona, desde aquela clássica abertura com a música-tema da série animada até as cenas engraçadas que ocorrem com frequência ao longo do jogo. Logo no início, os detalhes já mostram que essa reidratação fez muito bem para o título. Um exemplo disso é perceber que o Bob Esponja toca flauta com o nariz no momento em que a música pede tal ação, enquanto que no jogo original eram executadas animações aleatórias neste momento.

Caso não lembre ou não conheça essa trama, Plankton está novamente planejando roubar a receita do hambúrguer de siri e para isso cria uma legião de robôs que vão ajudá-lo neste crime, porém seus planos não saem como esperado, e os robôs se revoltam contra o seu próprio criador, gerando caos por toda cidade subaquática. Sobrou para Bob Esponja, Patrick e Sandy resolverem toda essa bagunça e salvar a cidade. Como era de se esperar, essa é uma história cômica e cheia de confusões, daquelas que até os momentos mais bobos são capazes de tirar risos dos jogadores.

Acompanhar a narrativa nesta versão será como assistir a um desenho animado, graças ao visual absurdamente bem produzido e as legendas em português, que além de ajudar a compreender a história, também possuem uma boa localização, com palavras e piadas no nosso contexto, tornando as situações realmente engraçadas. E por mais que a maioria desses diálogos sejam os mesmos do jogo original, há sim pequenos trechos novos e eles aumentam essa camada cômica.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
É bobo, mas eu ri.

A Fenda do Biquíni como você nunca viu

Tudo está praticamente no mesmo lugar, mas ao mesmo tempo tudo parece diferente. É inevitável sentir aquela nostalgia enquanto explora as fases de SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated, mas logo a saudade dará lugar para as surpresas, pois o visual definitivamente recebeu uma baita renovação, onde o cemitério do holandês voador até os detalhes como os quadros na parede são surpreendentes. As cores podem parecer muito fortes, mas são agradáveis, daquelas realmente infantis, afinal esse é um jogo indicado para crianças, mas sem dúvidas também pode e vai agradar jogadores de todas as idades.

Além de enfrentar os robôs malucos, Bob Espoja tem outras missões como resgatar espátulas douradas, que são essenciais para liberar o acesso de outras fases. Encontrar as meias perdidas do Patrick vão render mais espátulas e coletar os abundantes objetos brilhantes será útil para consertar trechos de fases e entre outras coisas. Além delas, cada uma das 15 áreas do jogo também possui uma missão principal que só será cumprida ao derrotar os chefões.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Infelizmente ainda não dá pra conversar com alguns NPCs.

As fases são extensas e possuem uma boa verticalidade. Isso quer dizer que você sobe e desce várias vezes pelas plataformas, gangorras, escorregadores e entre vários outros objetos que por si só proporcionam bons desafios. Como no jogo original, as fases também são divididas em diversas áreas, e um mesmo nível pode conter mais de cinco partes para explorar, rendendo muitas horas de jogatina até completá-las. Em 2003, essa duração surpreendia e esse sentimento continua neste remake, já que a experiência é mais fluida com uma câmera automática que, agora sim, favorece a gameplay. A única parte ruim é que as várias telas carregamentos também voltaram

Além da esponja amarela, você também poderá controlar o Patrick e a Sandy durante a campanha. Alguns trechos requerem o uso personagens específicos para avançar, já que eles possuem habilidades diferentes que serão requisitos para os desafios. SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated também traz melhorias no uso destas habilidades, como o próprio Bob Espoja que agora pode dar a cabeçada enquanto está no ar, após o primeiro pulo.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Qualquer captura é um belo wallpaper.

Uma esponja ainda mais maleável

Outro capricho que existia no jogo original, chamava a atenção e foi melhorado nesta versão são as diversas animações dos personagens. Você percebe que durante os diálogos as expressões são mais elaboradas e conseguem representar melhor o clima da conversa, mas além disso há novas animações para os momentos em que deixamos o personagem parado, ou quando eles estão em locais específicos. Elas são hilárias e com certeza te causarão risadas.

Todo este visual reidratado não podia, de maneira alguma, deixar para trás a trilha sonora. Ela também foi remasterizada e está ainda mais gostosa de ouvir enquanto exploramos a Fenda do Biquíni. Este belo trabalho visual e sonoro funciona muito bem e SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated sem dúvidas traz a versão mais bonita e divertida dos jogos baseados neste desenho animado. Pena que algumas vezes ocorrem atrasos no carregamento das texturas. É coisa rápida, mas pode ser incômoda.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Até quando você morre é engraçado.

Esse remake repaginou a interface e os menus do jogo, que continuam fáceis de entender e estão muito bonitinhos. Além disso essa versão fez brotar novos conteúdos que utilizam coisas que foram cortadas do jogo original, como o Robo-Squidward e o Patrick’s Dream, adicionados ao novo multiplayer.

O multiplayer traz hordas de robôs intermináveis e pode ser jogado localmente ou online, onde é possível criar uma partida ou acessar uma em andamento. Neste modo, temos acesso a personagens que vão além do trio usado na campanha, como Gary, Robo-Plankton, Seu Sirigueijo e até o mal humorado Lula Molusco. Cada um possui habilidades e golpes diferentes, e é legal ver que os desenvolvedores foram atrás de muitas referências do desenho para criar esses movimentos. Isso vai gerar muitas surpresas e boas lembranças dos episódios que assistimos na infância.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
É, Patrick, também estou surpreso com essa beleza.

Enfrentando um antigo inimigo

Ainda sobre o multiplayer, é aqui que você vai enfrentar o tão temido Robo-Squidward, que só apareceu na versão de Game Boy Advance, mas infelizmente a batalha não é diretamente contra o robô. Em vez disso, você e mais um jogador enfrentarão hordas de robôs em pequenas ilhas, onde cada conclusão causará danos aos tentáculos deste gigante. São inúmeras fases divertidas e o desafio logo se torna um tanto complicado, já que além dos robôs também há armadilhas, como minas de bombas ou plataformas móveis.

Sabe aquele cenário do Patrick’s Dream que existia no jogo mas não foi utilizado oficialmente? Ele também retorna em SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated e marca presença no multiplayer, sendo utilizado como um visual para uma área cheia de ilhas. Essa foi uma maneira criativa de trazer aqueles conteúdos descobertos pelos jogadores e até podem ser considerados easter eggs nesta versão.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Saca só como ficou o visual do Patrick’s Dream.

Por mais divertido que o multiplayer seja, ele não parece muito bem estruturado. Veja, você avança pelas rodadas somando pontos a cada inimigo derrotado,  e quando a área é concluída surge um placar mostrando quem foi o melhor, até aí tudo bem. O problema é que fora do jogo não há nenhum registro de quantos pontos você fezm nem o quão longe conseguiu ir, e talvez essas sejam informações importantes para que os jogadores sintam-se instigados a tentar quebrar seus recordes. Desta forma os pontos só servem para aquele momento, mas depois ninguém vai lembrar quantos pontos fez ou em qual ilha padeceu.

Se você morrer neste multiplayer, seu amigo pode segurar as pontas até você ressurgir, mas caso ambos percam, a rodada será reiniciada na ilha que já estavam. Algo estranho é que você jamais pode trocar de personagens durante a partida. Talvez pudesse haver alguns “continues” e quando ambos jogadores morressem, surgisse uma tela de seleção de personagens antes que voltasse na ilha em que perderam. Isso deixaria a progressão um pouco mais dinâmica, pois avançar entre as diversas fases só com um personagem pode acabar sendo um pouco enjoativo.

Imagem do jogo SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated
Neste momento, até os inimigos se tornam amigos.

SpongeBob SquarePants Battle for Bikini Bottom Rehydrated é sem dúvidas um jogo muito divertido e tem a versão mais linda da Fenda do Biquíni e de seus personagens. Sendo sincero, ele nem adiciona tantas novidades em termos de novos conteúdos, mas isso só mostra que o conteúdo original já era o suficiente para nos divertir por muitas horas, e agora com essa bela reidratação, o jogo se torna ainda mais prazeroso, sendo uma bela pedida para os fãs e para aqueles que curtem jogos de plataformas. Não importa a sua idade, você vai gostar de ser um Amendobobo.

Imagem de The Thaumaturge

Review – The Thaumaturge

Marco AntônioMarco Antônio04/03/2024

Review – Top Racer Collection

Rafael NeryRafael Nery04/03/2024