Skip to main content

Jogos de logística podem ser bem desafiadores para um jogador iniciante, mas a recompensa de ver linhas de transporte funcionando de forma eficiente e orgânica vale todo o sacrifício. Railgrade foca na otimização do transporte ferroviário em uma colônia extraterrestre, seguindo o modelo de cenários existente em jogos como Two Point Hospital. Aqui, a otimização é a chave para a criação de uma colônia de sucesso.

Diferentemente de títulos clássicos como Transport Tycoon, Simutrans, Transport Fever e Railway Empire, Railgrade é bem fechado em seu escopo. Nada de administrar linhas de transporte em mapas gigantescos. Você, na condição de administrador, deverá se preocupar apenas com um cenário e com o gerenciamento das linhas de trem, mudando bastante a dinâmica em relação aos jogos citados anteriormente.

Simulador logístico?

Apesar da parte logística, Railgrade é um jogo puzzle que envolve a criação de linhas ferroviárias. A jogabilidade envolve a elaboração de linhas eficientes, que consigam levar os produtos consumidos pelas indústrias rapidamente através do mapa. Há a limitação por parte dos recursos, bem como a possibilidade de aumentar a produtividade das indústrias.

Railgrade
Simples, mas divertido!

A questão da eficiência é o ponto chave de Railgrade. Enquanto jogos como Factorio dispõem também de ferramentas de logística, um jogador paciente pode progredir no jogo sem necessariamente ter um arranjo eficiente dos sistemas de transporte. O mesmo pode ser dito de jogos de gerenciamento de transporte, como os citados na introdução desse review. Nesses jogos, a eficiência é um fator opcional, enquanto em Railgrade é algo obrigatório.

A abordagem puzzle retira um pouco da complexidade e da amplitude do gênero, mas o deixa mais acessível pela limitação de variáveis. Quem gosta de jogos puzzle, baseados em cenários, com certeza irá preferir essa abordagem à de um jogo sandbox. A complexidade aumenta conforme os cenários, e você deverá usar a elevação, as rotas e o relevo para reduzir o tempo de viagem.

Um verdadeiro quebra-cabeça

Como um simulador logístico, não espere tanta complexidade de Railgrade. Esse jogo deve ser encarado como um puzzle e, enquanto tal, você deve pensar mais em bater os recordes de tempo do que pensar se vai conseguir cumprir os objetivos das missões. A variedade de missões é boa, e quem deseja masterizar os níveis provavelmente gastará um bom tempo pensando em maneiras de melhorar a eficiência

Os recursos de dinheiro e trabalhadores também compõem uma parte importante na equação da eficiência. Você pode, por exemplo, utilizar o dinheiro ganho com o transporte a fim de aumentar a quantidade de trabalhadores ou melhorar a eficiência de um processo. Masterizar todas as peças do jogo leva um tempo considerável.

Railgrade
A complexidade aumenta consideravelmente

Se o seu objetivo for um simulador logístico, procure outras alternativas. Há elementos de gerenciamento por aqui, mas esse não é o foco de Railgrade. O jogo é um meio tempo entre o sistema de fases de Two Point Hospital e o sistema de trens de Railway Empire, mas sem a profundidade dos dois jogos.

Como divertimento, se você gosta de puzzles essa é uma opção que irá te entreter por um bom tempo. Entretanto, caso prefira um design mais voltado para o mundo aberto, você provavelmente irá se cansar rápido do jogo. Railgrade é simples em sua proposta, mas difícil de masterizar. 

80 %


Prós:

🔺 Boa progressão
🔺 Níveis desafiadores
🔺 Conceito simples

Contras:

🔻 Não oferece muita variedade
🔻 Quem não gosta de puzzle irá enjoar fácil

Ficha Técnica:

Lançamento: 29/09/22
Desenvolvedora: Minakata Dynamics
Distribuidora: Epic Games Publishing
Plataformas: PC

Review – Another Crab’s Treasure

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.24/04/2024
Stellar Blade

Review – Stellar Blade

Diego CorumbaDiego Corumba24/04/2024