Skip to main content

Os dragõezinhos soprados de bolhas mais fofos dos games finalmente ganharam um título para Nintendo Switch, trazendo para uma geração de jogadores mais nova a mania viciante em estourar bolhas.

Desenvolvido pela Taito, Puzzle Bobble Everybubble! chega dia no finzinho de maio com um “quê” de jogo de celular, mas com muito conteúdo e experiência multiplayer que vai agradar diversos públicos.

Pinpuru… Let’s Go!

Para esse review eu contei com a ajuda da minha esposa, uma grande fã de longa data dessa franquia, aproveitando a oportunidade para explorar ao máximo os formatos de jogo pensados pelos desenvolvedores. O resultado dessa experiência é o principal ponto positivo de Puzzle Bobble Everybubble!: diversão por muitas horas.

Puzzle Bobble Everybubble!
Os dragõezinhos mais fofos dos Arcades finalmente chegam ao Nintendo Switch

Bub, Bob, Peb e Pab, os quatro dragõezinhos retornam às Ilhas Rainbow para salvar os habitantes, depois que uma figura misteriosa realiza o sonho dos Miniroon e Chack, criaturinhas como bebês dragão, em soprar bolhas e que acaba saindo do controle, cobrindo totalmente as ilhas e aprisionando outros habitantes. Mesmo que seja uma história bobinha, os desenhos fofinhos agradam e mostram um mínimo de preocupação da Taito em não “largar” dezenhas de níveis sem um mínimo de motivação.

Com 15 fases pelas sete áreas da ilha no modo história, você terá mais de 100 fases para enfrentar, trabalhando numa curva de aprendizado muito bem definida e cuidadosa ao apresentar um novo desafio sempre na primeira fase antes de escalar a dificuldade. Para os mais exigentes, os jogadores poderão ativar o modo EX para trocar toda a fofura do jogo por um pesadelo cruel ao fracassar rapidamente nas missões.

A dificuldade está presente, mesmo no modo normal, pois cada fase apresenta uma novidade e cada área inclui mais um elemento na jogabilidade. Aos poucos, contar com apenas sua mira não será o suficiente, exigindo raciocínio rápido e estratégia. Além das bolhas que explodem ao ser reunidas com no mínimo três cores iguais, novos obstáculos como pedras, caixas, bombas e mísseis, vão aparecendo com o passar das fases. Isso sem contar com as condições ou missões para cumprir e vencer, evitando a repetição e agregando sempre algo diferente a cada partida.

Puzzle Bobble Everybubble!
A simples mecânica de “match three” ganha novas ideias e modos de jogo

Contando com um sistema de avaliação por tempo, através de uma até três estrelas, você também precisa manter sua pontuação o mais alta possível, pois ambas serão importantes para o seu ranking e o desbloqueio de fantasias para customizar seu personagem. Se os barulhinhos que cada um dos dragõezinhos fazem pode ser levemente irritante após algumas horas, com frases como, “Pinpuru” ou “Let’s Go!” a cada interação, o visual de tudo compensa cada esforço.

Muito conteúdo e fofura

Como novidade para a franquia, desde o começo você poderá jogar o modo multiplayer com até quatro jogadores, inclusive completando o time com apoio de personagens controlados pela IA do jogo. O mais divertido desse modo co-op é poder se ajudar, interagindo e jogando com o campo inteiro, não apenas na sua porção de tela.

Outra novidade é você poder coletar itens especiais para usar como disparo do seu personagem, ou seja, ao invés de unir três bolhas e explodir uma bomba, você pode derrubá-la para guardar e usar mais tarde quando precisar. Isso para todos os itens “coletáveis”, porém não com os obstáculos como as caixas ou pedras, até por não fazer sentido você ficar com algo que atrapalhe.

Puzzle Bobble Everybubble!
Prepare-se para desbloquear e coletar muito conteúdo

Um ponto que pode irritar alguns e me incomodou certas horas foi perceber que a CPU possui muita eficiência na mira, porém não tem critério ao usar bolhas especiais. Infelizmente a IA do jogo no cooperativo não possui estratégia, mas sim foco em limpar a tela. A melhor maneira é jogar com apoio de outros jogadores ou do próprio game para passar rapidamente pelas fases e liberar o modo EX de cada área, podendo sentar e curtir com calma no modo single player.

Para os mais viciados, a Taito trouxe a Baron’s Tower, resgatando os inimigos dos jogos principais e que deram origem à esta franquia spin-off, com um modo que mistura o estilo Arcade, que lançou a franquia no Japão, com uma espécie de um Endless com Survivor. Aqui você vai jogar em busca da melhor pontuação e posições mais altas no ranking mundial de Puzzle Bobble Everybubble!, porém essa tarefa reúne os melhores desafios das fases de maneira sequência e sem dó alguma do jogador.

Como se não fosse o suficiente, ainda temos uma colaboração entre duas franquias históricas para o deleite dos mais nostálgicos, com Puzzle Bobble vs. Space Invaders. Em comemoração aos 45 anos de Space Invaders, foi uma grata surpresa perceber que unir duas jogabilidades funcionaria muito bem. Neste modo, parecido com a proposta do Baron’s Tower, você terá toda a extensão da tela para explodir as bolhas.

Puzzle Bobble Everybubble!
A colaboração com Space Invaders foi uma ideia genial

Ao invés de controlar apenas a mira e direção do disparo, você vai movimentar seu dragãozinho para direita e esquerda, esquivando dos ataques pixelados dos alienígenas, que estão contidos em bolhas, para lançar verticalmente e unir ao menos três cores iguais, com a opção de jogar com até quatro jogadores. Depois de muitas horas de jogo, percebi que foi neste modo em que mais joguei, por ser um modo novo, criativo e realmente divertido e desafiador!

Deixei o modo competitivo por último, pois até o lançamento do jogo e momento deste review, eu consegui apenas uma partida de multiplayer online, ficando apenas no jogo versus contra minha esposa e no “mesmo sofá”. Para quem não tiver com quem jogar, os desenvolvedores oferecem a opção de jogatina contra a CPU, com várias dificuldades para enfrentar numa batalha insana de estourar a maior quantidade de bolhas possíveis e inundar a tela do adversário.

Repleto de cores e desenhos fofinhos, com muita vida e preenchendo toda a tela de elementos bem trabalhados, Puzzle Bobble Everybubble! também possui uma trilha sonora que pontua a sensação do jogo, com músicas mais infantis na hub do jogo e mais frenética durante os momentos mais tensos durante as partidas.

Puzzle Bobble Everybubble!
Jogar contra os amiguinhos ainda é divertido e se mantém atualizado

Ao lado da quantidade de conteúdo, modos de jogo e infinidade de desbloqueáveis, desde personagens e customizáveis ao álbum de memórias, para colecionar diversas “figurinhas” e informações deste mundo mágico das Ilhas Rainbow, com toda certeza esse lançamento da Taito e publicado pela ININ Games é um maravilhoso respiro de diversão entre os grandes títulos que estão inundando 2023.

Review – Another Crab’s Treasure

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.24/04/2024
Stellar Blade

Review – Stellar Blade

Diego CorumbaDiego Corumba24/04/2024