Skip to main content

Se tem um jogo cuja fórmula nunca fica velha, ele certamente é Pac-Man. Já tem anos que sou leal à franquia e, apesar de cada novo título ser apenas mais do mesmo, é justamente essa simplicidade que me mantém interessado naquela bolota amarela. É igual jogar Bomberman – nós não precisamos de nada mais do que tudo aquilo que a franquia já oferece há anos!

O último título de Pac-Man que conseguiu me alugar por um bom tempo foi Pac-Man 99, que fazia parte dos jogos exclusivos para assinantes do Nintendo Switch Online. O game era apenas uma versão battle royale do clássico, colocando 99 jogadores para competir em um ritmo frenético e desesperador. Infelizmente, seus servidores foram fechados precocemente e hoje ele já está morto e enterrado.

Curiosamente, a Bandai Namco anunciou Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs logo após o fechamento dos servidores. Apesar de não terem confirmado o motivo da decisão, tudo leva a crer que foi apenas um golpe baixo para fazer os fãs de 99 comprarem este novo game, que também é um battle royale. Será ele um sucessor digno?

Invasão de território

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs não é um jogo totalmente novo, sendo uma versão estendida de Pac-Man Mega Tunnel Battle, lançado exclusivamente para o falecido Google Stadia em 2020. Esta versão traz novidades para o gameplay e uma nova dinâmica nos labirintos, permitindo que os jogadores invadam as telas dos seus adversários no meio das partidas.

A começar pelo visual, Chomp Champs tenta criar uma versão mais moderna do modelo clássico de Pac-Man, substituindo o minimalismo visto em Pac-Man 99. Aqui temos versões tridimensionais do personagem e dos fantasmas, além dos mapas apresentarem uma leve profundidade com uma quantidade maior de detalhes. Tudo se mantém no padrão isométrico que estamos acostumados, então essas novidades são apenas estéticas.

Diferente de 99, Mega Tunnel Battle: Chomp Champs reduz a quantidade máxima de jogadores para 64 e, em tese, temos a liberdade de invadir qualquer labirinto adversário – assim como sofrermos invasões também. A proposta segue a de sempre: temos que comer os pontinhos e coletar esferas brilhantes para conseguir capturar os fantasmas, mas aqui ainda existe a ameaça adicional dos outros Pac-Mans, que podem te engolir ao entrar em contato com a sua bolota.

Outra novidade do jogo são os power-ups, que aparecem aleatoriamente nos mapas e garantem algumas habilidades temporárias como espantar fantasmas, deixá-los vulneráveis e por aí vai. Em cada partida, contamos com três vidas e, ao perder todas elas, somos eliminados. Uma barrinha na parte superior da tela vai indicando o progresso da sessão e, assim como de costume no gênero, o último Pac-Man a sobreviver vence.

Faltou tempero

Na teoria, a proposta de Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs é até bacana e cheia de potencial, mas na prática o jogo se mostra bem diferente das expectativas. A começar pela base instalada de jogadores, que está drasticamente menor que a de Pac-Man 99; a maioria dos nossos adversários são BOTs com nomes que simulam nicknames aleatórios, o que é bem deprimente.

Ao começar a jogar, você não vai demorar para perceber que em nenhum momento nos sentimos jogando com outros 63 jogadores (ou BOTs). Tudo funciona como um jogo de Pac-Man padrão onde, vez ou outra, nos deparamos com alguma bolota. Chomp Champs não tem aquele ritmo acelerado ou pressão que costumamos sentir em títulos battle royale – quando uma partida termina, você simplesmente é surpreendido com uma tela comunicando sua vitória.

A ideia de invadir outros labirintos é bem legal e promissora, mas na prática não se mostrou tão divertida quanto aparenta. A maior parte dos mapas que invadi estavam vazios em praticamente tudo: sem jogadores e sem pontinhos para comer, apenas com fantasmas vagando sem rumo para todos os lados. No final, me senti mais jogando um jogo singleplayer do que um battle royale, que tem uma proposta completamente diferente.

Conforme jogamos, vamos desbloqueando algumas moedas de ouro para gastar na loja, possibilitando comprar cosméticos para o seu Pac-Man e variações estéticas para os labirintos. Contudo, é claro que os melhores itens são limitados ao bom e velho dinheiro de verdade, forçando os jogadores a abrirem suas carteiras e comprarem DLCs que, no fim, não servem para nada.

Minha experiência com Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs foi bem mediana e me levou à conclusão de que Pac-Man 99 era melhor em absolutamente tudo. A ideia é boa e o jogo tinha potencial, mas no final é apenas um título sem tempero ou carisma o suficiente para nos manter jogando. Só é triste pensar que o verdadeiro battle royale do personagem morreu por isto.

55 %


Prós:

🔺 Mecânica de invasão de labirintos é interessante
🔺 Os power-ups deixam as partidas mais dinâmicas
🔺 É possível customizar seu Pac-Man

Contras:

🔻 Não se parece em nada com um battle royale
🔻 As partidas são vazias e em sua maioria preenchidas por BOTs
🔻 Os labirintos estão quase sempre vazios e sem jogadores
🔻 Há diversos cosméticos limitados a DLCs pagas

Ficha Técnica:

Lançamento: 09/05/2024
Desenvolvedora: Amber Studio
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch, PC
Testado no: Switch

Star Trucker

Review – Star Trucker

Carlos AquinoCarlos Aquino12/09/2024
Caravan Sandwitch

Review – Caravan Sandwitch

Raphael GiannottiRaphael Giannotti12/09/2024
Imagem de fundo do jogo Elsie, mostrando a protagonista e um enorme robô inimigo.

Review – Elsie

Marco AntônioMarco Antônio10/09/2024