Skip to main content

Caros leitores, vou ser muito honesto com vocês neste primeiro parágrafo: a partir do momento que finalizei o download de Super Bomberman R 2 em meu PlayStation 5, iniciei o título e a música começou a tocar, fui transportado quase que instantaneamente para o ano de 1998 onde jogava o primeiro SB de Super Nintendo com meu irmão. E a sua experiência só me fez ter certeza que este espírito foi mantido.

Esta nova aventura serve para integrar tudo o que foi produzido desde 2017 até aqui em um jogo só, com a adição de novas modalidades e uma repaginada gráfica para estabelecer uma versão definitiva dos personagens nesta geração de consoles. Se muitos aguardam pelo triunfante retorno da Konami em “Metal Gear Solid”, “Yu-Gi-Oh!” ou um futuro “Castlevania”, estão perdendo a grandiosidade sendo produzida agora.

Você pode me perguntar qual é a graça atual da franquia ou o que ela pode ainda acrescentar ao que temos nos videogames e a resposta para essa questão não tinha como ser mais básica do que a simples e pura diversão. Afinal de contas, precisamos de mais do que isso para aproveitar os jogos e videogames em pleno ano de 2023?

A explosão que é Super Bomberman R 2

A experiência que a Konami traz em Super Bomberman R 2, como afirmei acima, é de uma edição completa de tudo o que foi desenvolvido para a franquia nos últimos anos. Se em 2017 tivemos o primeiro capítulo dessa história no Nintendo Switch – qual acabou portado para os demais videogames no futuro – e depois até um battle royale inspirado nele, hoje temos história, batalhas e até mesmo um multiplayer online de qualidade em um título só. E isso não é pouca coisa, nem passa perto.

Sua história é uma sequência direta dos eventos vistos em seu antecessor, contando inclusive com a participação de alguns chefões que você enfrentou na trama passada. Isso já é um grande ponto positivo, pois além de não ignorarem seus elementos, trazem ainda mais humor para as piadas àqueles que experimentaram o game no passado. A personalidade que cada um deles tem também dá um carisma a mais, dando um gás para os fãs se aventurarem um pouco pela história.

Não importa em qual modo, vença a qualquer custo

Mas quem nós queremos enganar, não é mesmo? O verdadeiro charme da franquia está nas batalhas offline com os amigos ou no modo online. Confesso que reunir a galera e mandar pessoas queridas pelos ares com minhas bombas em Super Bomberman R 2 é algo que dificilmente poderia ser substituído por qualquer outra franquia. Principalmente quando envolve tantos elementos bacanas que temos em mãos nesta nova aventura.

Fases mais elaboradas, uma personalização que vai além do que vimos no anterior e até mesmo os recursos visuais novos chamam a atenção e impactam os jogadores que ousarem disputar algumas partidas. E dito isso, tome muito cuidado: como um vício, dar o play em uma delas e começar a vencer é a porta de entrada para um ciclo sem fim de disputas, bombas e várias outras risadas ou gritos frustrados.

Super Bomberman R 2
Começar uma partida sempre te levará para mais outra…

Novidades para a franquia

Se tudo que eu disse acima já era de seu conhecimento e você busca inovação em Super Bomberman R 2, então vamos falar do “Modo Castelo”. Nele temos uma enorme fase, repleta de defesas e armadilhas prontas para te derrubar enquanto você tenta alcançar os baús de tesouro que estão sendo protegidos por outros jogadores ou até pela máquina. Meus amigos, isso é ouro puro.

Não há palavras para descrever o quanto eu gostei de tentar invadir e até mesmo defender as áreas conforme explorava os modos. Ele é ágil, não é punitivo nem para aqueles mais desatentos e a recompensa pode ser alcançada por mais de um jogador – no geral. Se alguém vencer, não significa que você perdeu e isso dá um tempero ainda maior para se manter alerta na disputa e no tempo do relógio que apita em tela.

O “Modo Castelo” será outro vício novo na franquia

Junto a ele, Super Bomberman R 2 também introduz um sistema onde você pode construir estes cenários da forma como preferir – com a possibilidade de realizar o download e upload de fases criadas por outros usuários também. Sabe Super Mario Maker? É basicamente isso, mas com bombas e diversos blocos em seu caminho.

Ouso dizer que a Konami acertou em cheio nessa, principalmente pelo uso de tags para encontrar algumas apropriadas ao seu nível ou intenções. Quer uma mais simples para jogar com amigos que não estão muito habituados assim? Dá, tranquilamente. Assim como também pode encontrar algumas bem cabeludas, prontas para causar traumas em quem acha que pode explodir tudo que está entre ela e a vitória.

Super Bomberman R 2
Crie sua própria fase, compartilhe e baixa outras

Movendo céu e terra no online

Apesar da grande diversão em Super Bomberman R 2 ser relacionada a enfrentar seus amigos no sofá de casa, o modo multiplayer online também não faz por menos. E ele retoma o battle royale com todo o seu estilo e recursos, aproveitando para inserir 64 pessoas simultaneamente em cenários e deixando que o melhor sobreviva em seu fim.

Admito que raramente me divirto com jogos com este viés, mas neste caso foi exatamente o contrário. Quanto mais explodia e vencia desconhecidos, obtendo mais poder de fogo para enfrentar os próximos, mais vontade me dava de me manter ali e continuar conquistando espaço. As moedas e brindes vindos aos campeões também são melhores, o que incentiva ainda mais para quem deseja personalizar suas figuras.

Explodir, ganhar moedas, comprar skins, repetir o ciclo

Falando nisso, personalização é uma das palavras-chaves que temos dentro de Super Bomberman R 2. Com ainda mais opções que o seu antecessor, dificilmente veremos dois personagens idênticos na mesma tela – ainda que sejam da mesma cor. Não dei tanta atenção para a compra de itens, me limitando a algumas roupinhas e também bombas com ícones e efeitos diferentes e mesmo assim elas me encantaram demais.

O que é diferente da presença de diversos personagens disponíveis para a aquisição. Com habilidades distintas e homenageando diversas franquias famosas como Silent Hill, Castlevania e até MGS, também temos lá alguns crossovers espetaculares como a presença de “Bean Bomber” de Fall Guys. Ele está gratuito, inclusive.

Super Bomberman R 2
Há homenagem a diversas franquias, até Fall Guys

Bombas pela arena

Dei um grande rodeio neste review de Super Bomberman R 2 para lhes dizer que, sendo bem honesto, encontrei pouquíssimos pontos negativos – quais, inclusive, não atrapalharam de forma alguma a minha experiência com o novo jogo. A principal delas é o texto colossalmente grande em tela, qual nem cabe todo na interface e dificilmente as pessoas compreenderão logo de cara o que é cada opção.

Obviamente que, depois de acostumar com todo o sistema, isso se torna irrelevante. Porém, eu mesmo tive de apertar em alguns lugares de forma errada para saber do que se tratavam para depois entender como funcionava a estrutura. Quando pedi para outra pessoa fazê-la, ela teve a mesma dificuldade e notei que realmente era uma falha que incomodava – qual pode ser aprimorada com atualizações futuras, lógico.

Os Louies retornam nesta nova aventura

Já a trilha-sonora, gráficos renovados e até o retorno dos Louies para as arenas de Super Bomberman R 2 ressaltam os pontos mais altos da franquia e continuam encantando o público. Pode não ser aquele tipo de jogo que você jogará por horas e um fim de semana inteiro. Porém, com certeza será daqueles que manterá na memória do seu console sem apagar – pronto para disputar umas partidas de vez em quando.

Ele me deu a mesma sensação que tive ao jogar Mario Kart 8 Deluxe no Nintendo Switch, lá em seu lançamento. De que um título pode evoluir graficamente e chegar no ápice da tecnologia sem perder a sua essência e continuar divertindo as pessoas, como faziam em um passado distante. Seja nos modos conhecidos ou nos inéditos deste novo capítulo, você encontrará bons momentos e manterá esta franquia no seu coração.

Imagem de Children of the Sun

Review – Children of the Sun

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024
imagem de Ereban: Shadow Legacy

Review – Ereban: Shadow Legacy

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024