Quando criança, meu passatempo era jogar jogos de Megadrive no em um emulador que meu pai havia me dado de presente. Lá, dois dos meus jogos favoritos eram Aerobiz Supersonic e Gemfire, pois eram jogos que envolvem gerenciamento. Além do escopo, a outra semelhança entre esses dois títulos é que eles foram feitos pela Koei, a mesma empresa responsável por Nobunaga’s Ambition: Awakening, o título mais novo de uma franquia, assim como os jogos citados anteriormente, é bem antiga.
Em Nobunaga’s Ambition: Awakening, você jogará no Japão durante o século XVI, tendo como objetivo unificar a ilha. Trata-se, assim como os primeiros títulos, de um jogo de estratégia, mas será que hoje, com concorrentes como os jogos da Paradox e a franquia Total War, a fórmula da Koei ainda funciona? É bem verdade que a Paradox tentou – e falhou – explorar a mesma época com Sengoku, mas acabou aperfeiçoando a fórmula em Crusader Kings II. Total War: Shogun II, entretanto, aborda o mesmo período e é, hoje, considerado um dos melhores jogos da franquia. O que Nobunaga’s Ambition: Awakening poderia acrescentar ao gênero?
Uma jornada pelo Japão
Se você é apaixonado pelo período Sengoku, Nobunaga’s Ambition Awakening certamente capturará sua atenção. Você terá muitos eventos familiares à sua disposição, onde eles capturam esse período histórico de forma cativante.
Para os entusiastas de jogos de estratégia e não familiarizados com esse tipo de jogo, talvez esse título não seja tão profundo como os outros do gênero, como os já citados jogos da Paradox e da franquia Total War. No entanto, se você aprecia um jogo de estratégia simples, porém divertido, acredito que pode aproveitar essa experiência.
Nobunaga’s Ambition: Awakening possui muitos títulos, sendo este o décimo sexto. Muitos comparam esse jogo com o Nobunaga’s Ambition: Sphere of Influence, considerado um dos melhores da série. Antes, eu não gostava de Sphere of Influence – e, para ser bem sincero, nunca fui fã da franquia –, mas muitas pessoas podem preferir o título anterior a esse. Se você é novo na série, talvez seja melhor tentar outro jogo.
Jogabilidade e design
Nobunaga’s Ambition: Awakening surpreende, de início, com o mapa. São mais de 200 castelos espalhados pelo Japão, e você não precisa conquistá-los todos. Caso queira, você pode optar por tomar apenas metade e o jogo oferece essa opção de game over. É certamente uma opção para quem está cansado do loop da jogabilidade e deseja encerrar logo a campanha.
A gestão de recursos do jogo é boa. Não é perfeita, mas pelo menos é divertida. Diferente do título anterior, você pode aprimorar muitos edifícios e há uma boa gama de opções. O nível de complexidade não se compara a Total War: Shogun II, mas é um bom começo e, também, algo mais simples.
A inteligência artificial no mapa é boa para os padrões da série, mas ainda possui deficiências. Os desenvolvedores optaram por simplificar o combate, colocando-o preso em linhas pré-determinadas pelo mapa, onde tais linhas determinam os caminhos que suas tropas podem percorrer. O fator estratégia diminui bastante com essa limitação, e os combates ocorrem com o encontro de duas tropas no mapa, mas parece que não há muitas opções para influenciar a batalha. Em alguns momentos, as tropas receberão bônus de defesa e ataque – bem como penalidades –, além de conseguirem receber bônus especiais relacionados à conquista de algum território chave na batalha ou através da destruição de alguma unidade inimiga.
Sendo bem cauteloso, dá para vencer as batalhas tranquilamente. Como dito, esse não é um jogo que foca na complexidade, e a mudança para linhas estáticas de movimento parece ter contribuído ainda mais nessa simplificação.
Entre o simples e o simplório
Além das batalhas, outros sistemas se mostram bem simplificados. O sistema diplomático, por exemplo, lhe permite manter alianças com outros clãs, dando-lhes presentes e outras coisas. É possível pedir que eles tomem castelos por você sem enviar seu exército e com esforço mínimo. Porém, você só pode chamar um aliado para a guerra, o que é, no mínimo, frustrante.
O sistema dos castelos também é bem esquisito. Você pode aumentar o HP dos castelos implementando algumas políticas e construir apenas um edifício para sua defesa. Além disso, não é possível construir novos castelos, e a profundidade, pelo que pesquisei e li de outros jogadores, além de não se comparar aos concorrentes, também não é a mesma dos jogos anteriores.
Você não pode transferir dinheiro entre províncias e há poucas opções para gerenciá-las. Além disso, a inteligência dos regentes não é boa. Você, quando conquista um castelo, pode nomeá-los para cuidar de assuntos gerenciais, reduzindo o microgerenciamento. Entretanto, as decisões tomadas por eles parecem não ser as melhores, e você provavelmente achará que faria um trabalho muito melhor caso as controlasse manualmente.
Veredito e futuro
Apesar de ter passado por várias atualizações – incluindo uma que permite ao jogador colocar a dublagem em japonês –, creio que Nobunaga’s Ambition: Awaking ainda deixa a desejar. A relativa simplicidade, porém, pode ser um fator que anima os jogadores não tão experientes no gênero, mas a maneira que a interface é apresentada deixa a desejar bastante, podendo assustar esses mesmos jogadores.
O tutorial, apesar de tentar, é bem maçante e chato, e você provavelmente acabará entediado, passando os textos sem entender muita coisa. Há, porém, vários detalhes históricos que dão vida ao jogo, como, por exemplo, os eventos históricos e as cenas que relatam a história do Japão feudal.
Se você gosta desse período da história do Japão e, também, tem apreço por jogos de estratégia, essa é uma boa pedida. Só não posso recomendar o jogo porque, infelizmente, o preço é bem salgado. Caso esteja pensando em comprá-lo, coloque na balança o seu amor pelo Japão feudal, o seu amor por jogos de estratégia e, mais importante, o seu amor pela sua saúde financeira. Se o último elemento dessa balança pesar somente um pouco acima de qualquer um dos outros dois elementos, então eu lhe recomendo utilizar o seu dinheiro para algo melhor.
Prós:
🔺 Boa ambientação
🔺 Trilha sonora boa
🔺 Combate e gerenciamento simplificado
🔺Eventos históricos
Contras:
🔻 IA fraca
🔻 Tutorial maçante
🔻 Interface precária
Ficha Técnica:
Lançamento: 20/06/23
Desenvolvedora: Koei Tecmo
Distribuidora: Koei Tecmo
Plataformas: PC