Skip to main content

Recentemente, a Maono lançou um novo microfone dinâmico dedicado aos consumidores que buscam por um produto de qualidade para a produção de podcasts. Tecnicamente, dá pra gravar podcast com qualquer microfone, inclusive com o Maono HD300. Mas nada se compara com o resultado que se obtem com o Maono PD400X. Este sim veio pra brigar de frente com a concorrência.

Flow, Podpah, Inteligência Ltda., Ticaracaticast, todos estes podasts famosos brasileiros adotaram o famoso microfone Shure SM7B. A escolha é unânime, uma vez que o podcast do Joe Rogan ditou as regras e moldes do que é seguido por aqui no Brasil. Mas para quem tá começando, é um microfone inviável para o bolso de muitos.

Maono PD400X chega como a melhor opção dentre as disponíveis no mercado, custando $170 dólares (menos de R$920, no cotação atual do dólar). E não pense que a construção do microfone é de menor qualidade. A caixa é bem pesada, já indicando que a Maono não economizou na qualidade de fabricação do produto.

Construção premium

Ao abrir a caixa do Maono PD400X, já rola uma ótima primeira impressão. Acompanha o microfone, espuma, suporte de mesa e dois cabos, sendo um XLR (para usar com interface) e o outro USB-C. Tanto o suporte quanto o microfone são inteiramente de ferro, bem resistentes e pesados, o que ajuda na estabilização. Se puder comprar um braço articulado decente, não destes baratinhos que não aguenta muito peso, vá em frente. O suporte de mesa cumpre bem seu papel, mas no braço articulado o resultado será ainda melhor.

O PD400X é um microfone do tipo padrão polar cardióide, com frequência de resposta de 20Hz-20kHz, conexões XLR e USB, um controlador 3 em 1 – você clica para alternar entre ganho, volume do fone de ouvido (0 a 42dB) e mix dos dois, pra usar com monitor -, um botão sensível ao toque para deixar o mic no mudo, entrada para o fone de ouvido, e um botão para ajustar entre 4 presets de equalização: flat, high-pass filter, presence boot e a junção destas duas últimas opções.

O botão de controle de ganho / volume / mix possui ao seu redor um medidor que fica iluminado em branco conforme você aumenta ou diminui, mudando de opção ao clicar nele. Durante a captação, este mesmo medidor muda pra cor verde, amarelo e vermelho para indicar o nível do áudio.

Uso recomendado do Maono PD400X

Conforme pontuei no início deste review, este é um microfone voltado para podcast. Você pode até usá-lo para streaming, mas terá que ficar próximo dele a todo momento. A curta distância, entre 5 a 10cm, o áudio fica perfeito e sem ruídos. Já à distância, no máximo a 60cm, o microfone pega reverberação e não garante o cancelamento de ruídos.

Também não é recomendado para gravação de instrumentos musicais, uma vez que sua captação gera um áudio mais magro e plano. E, em hipótese alguma, utilize o microfone sem a espuma. Embora fique mais bonito com a grade de metal a vista, o PD400X acaba captando os pops mais facilmente.

Opcionalmente, você pode baixar o Maono Link Software para ter mais algumas opções de controle com o microfone conectado via USB. Serve também como alternativa caso não queira ficar ajustando o EQ, ganho e volume manualmente no próprio microfone. Este software, porém, não funciona conectado via cabo XLR. Dessa forma, os botões e medidor do microfone também ficam desligados. Em contrapartida, é no XLR que você irá tirar o maior proveito possível do Maono PD400X.

Maono

Abaixo você confere alguns testes de áudio, tanto no USB quanto no XLR – conectado a interface Scarlett Solo da Focusrite, com ganho extra no volume.

Áudio do Maono PD400X com cabo USB

Áudio do Maono PD400X com cabo XLR

Em ambos os testes de gravação, o Maono PD400X estava em contato com a mesa e captando um pouco da vibração do gabinete do meu PC, cujo a GPU estava trabalhando a milhão. Dá pra ouvir de leve com o fone de ouvido, porém o objetivo era gravar sem qualquer pós-edição de áudio.

O Maono PD400X é sem dúvida a pedida certa para quem procura qualidade sem estourar o orçamento. Vale o investimento não só para produzir podcasts como também para locução, para adicionar em vídeos por exemplo. Você encontra o microfone pra comprar no site da Maono e, em breve, na loja oficial no Aliexpress. Fique de olho!

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024