Skip to main content

Às vezes bate uma saudade de Metal Slug, não é? A franquia é um dos maiores clássicos do gênero run and gun e marcou toda uma geração nos arcades; por mais punitivo que seus jogos sejam, sempre foi divertido morrer infinitamente no meio do caos daquela guerra. Metal Slug Attack Reloaded não é o retorno que todos gostariam, mas ao menos já é alguma coisa para “tapar esse buraco”.

O título é um port de um jogo mobile chamado Metal Slug Attack, que teve seus servidores fechados em 2023. Esse relançamento claramente é apenas uma medida de preservação por parte da SNK – mas assim como todo jogo de celular portado para consoles, ele não funciona muito bem. Mesmo com conteúdo inédito, Metal Slug Attack Reloaded acaba deixando a desejar.

Menos tiros, mais estratégia

Diferente da série principal, este spin-off é um tower defense onde devemos montar nosso próprio exército para encarar diversos desafios. Nosso papel envolve apenas decidir quais serão as unidades que vão batalhar em cada fase, enquanto o resto acontece automaticamente. É um daqueles jogos que exigem o mínimo do jogador e, em suas versões mobile, existem apenas para arrancar dinheiro com microtransações.

Felizmente, todas as microtransações foram removidas nesta nova versão, mas a essência de jogo mobile permanece. Ao todo, Attack Reloaded dispõe de mais de 300 personagens diferentes da franquia, mas todos só são desbloqueáveis através de um sistema de gacha – ou seja: é tudo na sorte! Você pode muito bem ganhar uma unidade lendária super forte como também tirar vários soldadinhos fracotes.

Todos esses personagens são representados por cartas e temos a liberdade de evoluir nossos preferidos, desbloqueando novas formas e habilidades. Ao todo, existem cinco facções diferentes no jogo, todas retornando de títulos específicos da franquia: Regular Army, Rebel Army, Space Army, Ptolemaic Army e Independent Army. A variedade de unidades é bem legal, então os fãs de longa data certamente vão gostar dessa parte de montar um exército híbrido.

O problema aqui está justamente em suas raízes mobile. A partir do momento que não existem mais microtransações, também não há mais o propósito de dificultar o recebimento de unidades mais poderosas. O sistema de gacha se torna completamente inútil e vira apenas uma pedra no nosso sapato. Em Metal Slug Attack Reloaded, o jogo acaba exigindo um grind absurdo para conquistar um exército bacana, prejudicando grande parte da experiência.

Guerra sem fim

A princípio, o jogo foi feito para oferecer uma sequência de batalhas infinitas para o jogador, de forma que você se sentisse obrigado a jogá-lo diariamente para conseguir melhorar seu exército aos poucos. Nesta versão, adicionaram o modo Another Story, que funciona como uma campanha que, no final, não é nada demais. A história mantém os clichês dos jogos principais, mas de uma forma bem mais arrastada devido ao gameplay.

As batalhas sempre serão uma caixinha de surpresas. Em certos momentos, seu exército vai varrer o inimigo sem dó nem piedade para, logo em seguida, ser completamente massacrado no confronto seguinte. Esse desbalanceamento é mais uma herança infeliz de sua natureza mobile, que praticamente “exigia” que o jogador pagasse para conseguir superar aquele desafio.

Em Metal Slug Attack Reloaded, não tem muito para onde correr. Você não tem a opção de comprar unidades melhores e o jogo não oferece um sistema de progresso que faça sentido, então cabe ficar preso em um loop eterno de repetição até finalmente desbloquear as unidades necessárias para passar de fase. Felizmente, o fato do gameplay ser fácil e exigir o mínimo do jogador acaba ajudando, sendo aquele tipo de jogo que pode ser jogado no “piloto automático”.

Alternativamente, ainda é possível enfrentar outros jogadores em batalhas local ou online – mas tenha em mente que, da mesma forma que a campanha é desbalanceada, o modo competitivo pode ser ainda pior! É super possível encontrar pessoas que já grindaram por milhares de horas e possuem apenas unidades lendárias, então para evitar a frustração, recomendo ficar somente no singleplayer.

Os gráficos de Metal Slug Attack Reloaded mantêm o padrão da franquia, com aquele pixel art em 2D extremamente detalhado e bem animado. Eu particularmente adoro o estilo visual desses jogos, então aqui não tinha como dar errado. Já a trilha musical é tão tímida como em qualquer outro título, sendo facilmente ofuscada por todo aquele barulho de tiros, explosões e caos generalizado dos combates.

No fim, Metal Slug Attack Reloaded me deixou apenas com mais saudade da série principal. Se você é mais um fã querendo relembrar o bom e velho Metal Slug, esse definitivamente não é o jogo – trata-se apenas de um port básico de mobile que, nos consoles, acaba não funcionando. O excesso de grind e o sistema de gacha deixam a experiência bem maçante e muito longe de qualquer coisa humanamente saudável. O jeito é ficar no aguardo de um retorno realmente impactante e digno do legado desta grande franquia.

56 %


Prós:

🔺 Grande variedade de personagens para desbloquear
🔺 Todas as microtransações foram removidas do jogo
🔺 Gameplay simples e pouco exigente

Contras:

🔻 Obriga o jogador a realizar um grind infinito
🔻 O sistema de gacha se tornou completamente desnecessário
🔻 Dificuldade totalmente desbalanceada
🔻 Conteúdo inédito fraco e pouco interessante

Ficha Técnica:

Lançamento: 18/06/2024
Desenvolvedora: SNK
Distribuidora: SNK
Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series, Switch, PC
Testado no: Switch

Review – Silent Hill 2

Rafael NeryRafael Nery15/10/2024
Neva

Review – Neva

Carlos AquinoCarlos Aquino15/10/2024

Review – Citadelum

Paulo AlmeidaPaulo Almeida15/10/2024