Skip to main content

Em 2018, no primeiro ano de vida do Switch, a Nintendo lançou um jogo rítmico de boxe chamado Fitness Boxing, sendo mais uma de suas empreitadas que tentam combinar atividades físicas com videogames. Mal sabíamos nós o quão ela estava comprometida com essa nova franquia e, de lá para cá, já foram três títulos e dois spin-offs com direito a crossovers – um com o anime Fist of the North Star e outro com a estrela Hatsune Miku.

Se encaminhando para seu oitavo ano de vida, o Switch ainda tem muito a entregar – e o mesmo vale para Fitness Boxing, aparentemente. Agora em seu terceiro título, a Nintendo traz de volta o mesmo arroz com feijão visto nos outros dois, mas com algumas coisinhas adicionais para dar aquele ar de sequência.

Já treinou hoje?

Se os dois primeiros jogos passaram batido por você (o que é totalmente compreensível), vamos a uma rápida explicação de como Fitness Boxing funciona. Temos aqui uma evolução do saudoso minigame de boxe do Wii Sports, mas com um direcionamento mais focado em saúde. Ele não deixa de ser um jogo, mas a proposta aqui é repetir uma série de atividades todos os dias para manter o treino em dia.

Todas as sessões consistem em um minigame rítmico que, na prática, é igualzinho aos famosos jogos de dança dos arcades. Você verá alguns ícones subindo pela tela e precisará dar socos no momento exato, sempre levando em consideração qual das mãos representa o lado que o ícone se encontra. No final, sua pontuação será medida de acordo com o timing dos socos – mas o foco está na estimativa de quantas calorias foram queimadas nessa brincadeira.

O Switch é um console bem projetado para esse tipo de coisa, então basta segurar um Joy Con em cada mão para que todos os seus movimentos sejam registrados com sucesso. É um jogo simples de jogar e bastante acessível, possibilitando a todos adotarem uma rotina de exercícios sem precisar sair de casa. Basta jogar meia horinha por dia e você já poderá dizer que tem uma vida fisicamente ativa.

O que tem de novo?

Fitness Boxing 3 não tem tantas novidades em relação aos seus antecessores – afinal, ele sempre entregou o básico com bastante eficiência, então não há muito mais a se esperar além disso. O jogo retorna com os mesmos modos dos anteriores e a adição de dois novos, mas o que realmente chama a atenção aqui é o “simulador de relacionamentos” que adicionaram aos personal trainers virtuais.

Aqui temos uma variedade de seis personals, sendo duas delas novatas: Monica e Stella. Não há nenhuma diferença entre quem você escolhe, então não é crime assumir que você provavelmente irá no que achar mais bonito. Contudo, dessa vez você pode conhecer seu treinador um pouco mais a fundo, graças a alguns diálogos que adicionam mais tempero a suas personalidades (que antes eram inexistentes).

Quanto mais tempo você passar com um personal específico, mais pontos libera no Box and Bond, onde será possível assistir algumas cenas de momentos pessoais com seu treinador. Não vá pensando que isso aqui é um simulador de namoro, pois todas as conversas são bem toscas, quase sempre se limitando ao único assunto que eles entendem: uma vida fitness. Ainda assim, temos aqui uma novidade que eu nunca esperava ver neste jogo.

Já os modos novos são o Sit Fit Boxing e o Mitt Drills. O primeiro vai totalmente contra a proposta do jogo, permitindo que os jogadores façam seu treino sentados (os preguiçosos agradecem). O segundo traz uma forma mais divertida de jogar, eliminando o fator rítmico e permitindo que os jogadores façam um treino livre, desferindo quantos socos desejar no seu próprio tempo.

Para completar a festa, você ainda pode usar as moedas que ganha como recompensa para comprar músicas licenciadas na loja do jogo. A lista é bem limitada, mas quem é fã de Fall Out Boy, Elton John, Madonna, Billie Eilish e outros artistas populares pode encontrar algo do seu agrado. Quem ainda está preso em 2013 pode até treinar ao som de ‘What Does The Fox Say?’ (contém ironia).

Fitness Boxing 3 é uma sequência justa e o fato de ser um jogo mais barato o torna mais atrativo para quem continua jogando o segundo até hoje. Não espere novidades de explodir cabeças, mas ao menos você poderá se aventurar em novos modos e ficar amigo do seu personal trainer virtual. Contudo, talvez não seja um título muito interessante para quem já está com os exercícios em dia.

70 %


Prós:

🔺 Adição de dois modos inéditos
🔺 O Mitt Drills traz uma proposta interessante ao jogo
🔺 Tem seu próprio simulador de relacionamentos fitness

Contras:

🔻Mais do mesmo
🔻A lista de músicas licenciadas é bem pobre

Ficha Técnica:

Lançamento: 05/12/2024
Desenvolvedora: Imagineer
Distribuidora: Nintendo
Plataformas: Switch