Skip to main content

A franquia Double Dragon mora no coração de muitos jogadores, inclusive no meu, um assíduo consumidor de nostalgia. Afinal, a década de 80 rendeu muitos jogos importantes para a história dos videogames. O gênero beat ‘em up estava se consolidando nos arcades e a desenvolvedora japonesa Technōs contribuiu muito com suas ideias de gameplay. Antes a única referência era Kung Fu Master (conhecido no Japão como Spartan X), lançado em 1984.

A franquia Kunio-kun foi igualmente importante lá no Japão. Uma pena que apenas um jogo tenha chegado ao ocidente: River City Ransom (NES, 1989). Após a Arc System Works comprar as propriedades intelectuais da Technōs, em 2015, muito se especulou sobre o destino das franquias. Felizmente, os donos de Nintendo Switch foram agraciados com uma coletânea que reúne as duas franquias em um total de 18 jogos.

A Pair of Two Double Dragon

Neste pacote temos Double Dragon, Double Dragon II: The Revenge e Double Dragon III: The Sacred Stones. O real terceiro game da franquia, Double Dragon 3: The Rosetta Stone, ficou de fora. Uma pena, pois é o único a oferecer opção para três jogadores simultâneos, além de loja e até puzzles. Os três games podem ser jogados no modo original ou com qualidade melhorada, que reduz de leve o lag/flickering e corrige bugs.

Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle
Dois Abobos? Melhor ficar só na voadora.

Fazendo um apanhado geral, Double Dragon é simples e bastante linear, com poucas fases. E difícil pra cacete também, muito em função do gameplay. Mas é aquele clássico que muitos conhecem do fliperama ou do port de Master System, agora com a possibilidade de salvar e carregar a qualquer instante pra não passar tanta raiva.

Double Dragon II: The Revenge oferece um gameplay mais responsivo, exploração em níveis e maior variação de inimigos – incluindo o Abobo com cabelo. Algumas ideias foram bem inovadoras para a época, como a luta dentro de um helicóptero cujo a porta, quando aberta, suga todo mundo interferindo na ação. Por fim Double Dragon III: The Sacred Stones consegue regredir no gameplay e voltar a ser super difícil como o game original, embora tenha lá suas ideias novas como inimigos que se ajudam.

Não dá pra negar que os três games dataram fortemente. Ainda assim dá pra curtir com um amigo. Jogar sozinho é pedir pra sofrer com a dificuldade, além do possível tédio. O modo online existe, acredite, mas boa sorte em achar alguém disponível. Mesmo se criar uma partida, a espera por outro jogador será infinita. Melhor levar seu Switch na casa do amigo mesmo.

Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle
A trama de Double Dragon III é tão bizarra que tem fase estilo Castlevania.

Os games da série Kunio-kun

Fora River City Ransom, eu nunca vi a cor dos jogos da franquia Kunio-kun. Sim, eles foram lançados só no Japão, mas dava pra ter conferido através de um emulador da vida. Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle traz estes games, pela primeira vez, traduzidos em inglês. Curiosamente, nem todos os jogos receberam tratamento na qualidade. Renegade, Crash’n the Boys Street Challenge, Nekketsu Renegade Kunio-kun e Surprise! Nekketsu New Records! The Distant Gold Medal são os games que rodam apenas em sua versão original.

Aliás, todos os jogos da coletânea podem ser ajustados na resolução que desejar: original e 4:3 (ambas com opção de zoom) e a dispensável tela cheia, que distorce os pixels. Tem também o efeito de scanlines (suave ou nítido, com controle de nível) para dar aquele visual de tv de tubo ao game. Até o som pode ser modificado, com reverberação e ajustes para ter a trilha mais grave ou aguda.

Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle
A imagem acima define bem o nível de bagunça deste brawler.

Testando pela primeira vez esse monte de jogos estranhos, a sensação que tive é de estar jogando spin-offs de um mesmo game. O visual é semelhante entre eles, bem como a trilha sonora e até mesmo o gameplay. Renegade te coloca na porradaria contra gangues, com chefes e mais. Super Dodge Ball é um jogo de queimada maluco, difícil de dominar, mas que agora permite de 3 a 4 jogadores no modo Bean Ball. Go-Go! Nekketsu Hockey Club Slip-and-Slide Madness é um game de hóquei no gelo bem simples, mas divertido.

Kunio-kun’s Nekketsu Soccer League é um jogo de futebol de poucas regras e muitas risadas. Downtown Special Kunio-kun’s Historical Period Drama! oferece uma aventura que acontece durante o Período Edo, no Japão Antigo. Esse é um dos títulos que mais recebeu melhorias, inclusive na Inteligência Artificial e até nos movimentos dos chefes. Downtown Nekketsu March Super-Awesome Field Day! reúne competições esportivas por diversos cenários e valendo tudo, como tacar objetos nos adversários. É hilário, para até 4 jogadores, mas com controles altamente confusos.

Double Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle
Vale tudo em Kunio-kun’s Nekketsu Soccer League.

Downtown Nekketsu Story é a versão japonesa de River City Ransom. Nekketsu Fighting Legend é um brawler com modo história e batalha, também para até 4 jogadores. Nekketsu High School Dodgeball Club e Nekketsu High School Dodgeball Club – Soccer Story são outros games de queimada e futebol, respectivamente. Nada muito novo aqui. Por fim temos Nekketsu Renegade Kunio-kun, versão japonesa de Renegade, Nekketsu! Street Basketball All-Out Dunk Heroes, que mistura basquete com porradaria, e Surprise! Nekketsu New Records! The Distant Gold Medal, que oferece esportes (quase) olímpicos com modo história, exploração e mais. Crash’n the Boys Street Challenge é a versão ocidental deste mesmo game.

Apesar de nem todos os jogos serem interessantes, vale a conferida pela curiosidade e nostalgia. Os três Double Dragon não tem erro. Já os títulos Kunio-kun são complexos de pegar as manhas, mesmo com dois botões. Faltaram tutoriais para explicar estes jogos mais nonsense do pacote. A interface de usuário, inspirada no NES Classic Edition, é muito bem feita e permite até 4 saves por jogo, entre outras opções e informações complementares sobre cada título. No fim, Dragon & Kunio-kun: Retro Brawler Bundle certamente irá agradar os retro gamers.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024