A cada rolagem de dados em Dice Legacy, a preocupação crescia ainda mais. Enquanto eles cumpriam suas diversas tarefas, os avisos do inverno começavam a aparecer. O fatídico som de um ataque das vilas inimigas também ressoava de minha tela, me fazendo ver quais deles eu poderia usar para me defender. Ambos são inevitáveis, a única defesa que eu deveria ter era o preparo.
E quem disse que nascemos prontos para tudo aquilo que nos vem? Enquanto construções são atacadas e dados são congelados pelo frio eterno, os suprimentos estavam acabando e também o apoio público sobre a minha gestão. Greves subiam, protestos rolavam enquanto minha vontade era apenas manter aquele povo vivo, vendo isso ser desconstruído em minha frente. Tudo parecia desmoronar e poucos movimentos eram oferecidos.
Caso você sinta que é agraciado pela sorte, sinto informar que Dice Legacy te mostrará o contrário. Ela é um elemento importantíssimo, porém não deve nunca ser dependente dela. O preparo é a chave do sucesso e por mais que o mundo estivesse a alguns passos do caos, quem disse que eu não estava pronto? Dados de ataque em posição, defendendo minhas terras dos invasores. Outros de trabalho já produzindo comida e recursos adicionais. O inverno? Não era nada com meu Gerador de Vapor nas mãos.
Traiu o movimento punk
Se você me perguntar o que é o jogo, uma palavra define melhor a experiência que terá: preparação. Os dados são inconstantes, o cenário também será algo aleatório que trará recursos e ideias diferentes e o progresso não seguirá o mesmo ritmo para todos os jogadores. A única diferença que você pode fazer nesta mistura entre roguelike e construção de cidades é entender o seu ritmo para não terminar com as ruínas do que construiu em suas mãos.
O inverno em Dice Legacy chega cedo. Com certeza absoluta será o primeiro grande desafio que terá de encarar. Depois, a fome. Os ataques à sua região começam logo em seguida e se neste meio tempo você não tiver compreendido o que tem de fazer, pode contar que vai penar para sair dessa situação de forma agradável. Neste sentido, apesar de frustrante, eu adorei tudo o que vi durante o gameplay. Dava para sentir que tinha retornado aos jogos de tabuleiro de minha juventude.
Sendo extremamente sincero com vocês, em todas as vezes que eu vi tudo que montei desmoronar e meus planos irem para o espaço, em cada uma delas era claro o ponto que errei. Qual foi a razão de eu não ter montado uma Fazenda de Trigo logo de cara? Por que não investi em dados de militares, comerciantes e religiosos quando houve uma abertura? Como fui deixar alguns dos meus preciosos itens morrerem por ausência de comida? Eu sabia todas as respostas para isso e nesse quesito devo meus parabéns à DESTINYbit que mostra tudo com extrema clareza.
Assim que carrega o game pela primeira vez, há no canto direito superior algumas tarefas básicas que ajudarão os mais perdidos. Se aceita um conselho em Dice Legacy, siga elas para não acabar tendo de reiniciar a sua chegada ao estranho mundo circular. Além disso, você pode mover o cursor para pausar o progresso e dar uma lida nos tutoriais se algo lhe fugiu da memória.
Afinal de contas, se está tudo bem explicado e o game ainda lhe dá dicas, o que pode dar errado? O jogador, obviamente. Nem sempre os dados virão na forma que você deseja, mesmo com espaço para você ter até doze deles simultaneamente. Você poderá bloquear alguns deles, para segurar quando a oportunidade de usá-los chegar. Não deixar eles congelarem ou ficarem doentes é essencial. Se houver batalhas, eles podem quebrar inclusive.
Há muitos detalhes para se precaver em Dice Legacy e sabemos que nem todos conseguem criar uma ampla estratégia para se precaverem de todos os problemas que podem surgir. Será comum acabar com mais dados de Cidadãos do que de Aldeões, sendo que o segundo que oferece a mão-de-obra necessária para o avanço. Ou mais Militares do que Monges, perdendo uma boa chance de expandir seu território de forma pacífica e ampliando os horizontes.
Dice Legacy para você
A história é contada de forma simples, porém mostra elementos extremamente curiosos e que chamarão a atenção do público. Você inicia sua jornada como um náufrago sem memória, qual para em um mundo que se assemelha muito a um anel. Sua primeira tarefa é sobreviver ali, enquanto resgata suprimentos do navio que pararam pela praia e tenta encontrar um caminho através das florestas e cavernas dali.
Porém, cabe à sua imagem todo o peso da liderança em Dice Legacy. Assim, você acaba guiando toda a população dali a um futuro brilhante. Conforme avança, percebe que não está naquele lugar sozinho e há diversos outros acampamentos. Alguns pacíficos, muitos outros não. Durante a aventura, pode entrar em guerra contra eles ou até agir de forma extremamente diplomática.
Confesso que quando ouvi falar pela primeira vez dele, durante a Gamescom 2021, fiquei maravilhado com a ideia. Porém, em mãos, admito que ele nos modos mais fáceis é bem mais complexo do que aparentava. São cinco classes de dados, a maioria com habilidades próprias que nem sempre estarão disponíveis de cara. Isso calha de ver algo várias vezes e aquilo não ser nada útil para absolutamente nenhum dos recursos que têm em suas mãos.
Este fator chega a incomodar bastante e exige alguns recomeços diferentes para entender melhor como utilizá-los. Eu mesmo só fui entender como tudo funciona de forma simbiótica em minha terceira tentativa de fazer ao menos as estruturas aguentarem o tranco. Dice Legacy te joga na linha de fogo logo de cara, não permitindo tomar muitas ações diferentes. Você inicia a história e em menos de meia-hora já enfrentou no mínimo um inverno e uma escassez de suprimentos pela frente.
Isso foi um leve incômodo que eu tive em minha experiência, mas não se compara com a qualidade do gameplay. Como disse acima, tudo estava explicado e estava ali por uma razão. O desempenho de tudo está em um nível de excelência fora do comum e graficamente é belíssimo. Não vi nenhum travamento ou queda de quadros por segundo em meio de inverno, ataques, dados girando, construções com sinais de greve e tudo mais que acontecia ali à minha frente.
Dice Legacy não é um jogo para todos, porém ele não tem essa pretensão. Ele é um desafio, uma inovação necessária para este gênero e que vai te colocar contra a parede para testar sua sorte e preparo. Uma delas vai segurar as pontas, enquanto o outro será responsável por ditar o seu progresso. Então, que comecem a girar os dados e desejo que caia exatamente na casa da diversão.