Skip to main content

Point and click foi um gênero bastante presente em jogos de PC entre os anos de 1980 e 1990. Inicialmente era por conta da limitação da época, mas atualmente é uma escolha de design, como em Conquistadorio, game indie desenvolvido pelo estúdio Morion para PC e já disponível na Steam.

O game tem foco em resolução de muitos quebra-cabeças, e não é possível progredir sem resolvê-los. Existe uma história, mas ela não é a estrela do jogo, mas só para não dizer que não existe, ela fala da jornada do conquistador em achar um lugar para se aposentar, até que alguém rouba o que é importante para ele. Ou seja, seu objetivo é recuperar esse objeto.

Mundo desolado sem esperança

A narrativa é apresentada através do mundo e os acontecimentos ao redor, já que Conquistadorio não tem falas. Em alguns poucos momentos, a caveira ambulante resmunga com alguns pouquíssimos NPCs e nesses momentos um balão de diálogo se abre, e algumas cenas ilustrando o que está dizendo são mostradas.

Conquistadorio

O game conta com cenários bastante desolados, um tanto esquisitos, durante todo o jogo. É uma mistura de ilha cercada de água, com barcos quebrados nos entornos, algumas geometrias difícil de descrever, misturado com alienígenas, tudo muito escuro e sombrio.

Puzzles que vão quebrar sua cabeça

Como dito antes, o foco é a resolução de quebra-cabeças em Conquistadorio, e eles não são nada simples. Para resolver um, é necessário encontrar os objetos específicos naquele cenário.

Diferente de muitos títulos mainstream, não existe um indicativo de onde estão os objetos, então é necessário prestar muita atenção e clicar em tudo que puder para tentar encontrá-los, principalmente porque eles se misturam pelo cenário.

Conquistadorio

Caso seja uma tarefa difícil demais, o jogo ajuda. Existe um mini game (sempre é o mesmo, mas variações na velocidade) que, se vencido, libera uma espécie de quadrinhos contando o que o jogador deve fazer para passar daquele trecho. Mas nem sempre é tão claro, e essa ajuda não vai resolver sua vida ao tentar progredir no jogo.

Além disso, uma outra dica é a indicação do que ainda existe para ser interagido naquele cenário. Conforme elimine as interações, os indicativos somem. Para fechar as dicas, neste caso não é bem uma dica, mas um outro indicativo.

Conquistadorio
Essas são as dicas que o jogo dá

Quando você fez tudo que tinha para fazer em um determinado cenário, o cadeado no canto superior direito da tela fica aberto, indicando que você pode partir para a próxima cena, apesar de que cheguei a ver o cadeado aberto e ainda algumas interações disponíveis. Possível bug? Não sei. Na verdade, o game foi atualizado várias vezes durante o tempo que estive com ele, mas infelizmente não tivemos acesso as mudanças feitas.

Conquistadorio conta com uma demo no Steam que já muito bem avaliada. O game não inventa a roda no gênero, mas consegue ser bem interessante, principalmente por conta de seu estilo artístico, trilha que não é marcante, mas certamente dá um clima apropriado ao jogo, e os quebra-cabeças que realmente quebram sua cabeça, minha nossa! É um título simples, mas relevante ao estilo point and click.

87 %


Prós:

🔺 Estilo artístico único
🔺 Trilha sonora que dá um ar de mistério
🔺 História enigmática
🔺 Puzzles desafiadores…

Contras:

🔻 … talvez até demais
🔻 Dicas nem sempre resolvem sua dúvida
🔻 Tive meu save deletado em uma atualização

Ficha Técnica:

Lançamento: 27/10/23
Desenvolvedora: Morion Studio
Distribuidora: AD Gaming
Plataformas: PC

Imagem de Zet Zillions

Review – Zet Zillions

Marco AntônioMarco Antônio23/05/2024
Terra Memoria

Review – Terra Memoria

Vinícios DuarteVinícios Duarte21/05/2024