Mais um dia, mais um city builder para jogar. Dessa vez, Roma é o cenário escolhido, evocê assume o papel de um líder com a missão de construir e gerenciar uma cidade-estado. Inspirado na grandiosidade de Roma, Citadelum oferece uma experiência imersiva, permitindo que você construa coliseus, templos, aquedutos e muito mais, enquanto lida com os desafios de manter seus cidadãos felizes e sua cidade prosperando.
Citadelum convida os jogadores a explorar as profundezas da gestão de uma cidade antiga. Assim como em clássicos do gênero, como a franquia Caesar, você precisará equilibrar diversos aspectos, desde a produção de alimentos e recursos até a construção de infraestrutura e o desenvolvimento cultural.
Ave, César!
Com a premissa de tornar o Império Romano grande, Citadelum te dá as ferramentas necessárias para transformar um pequeno vilarejo em uma grande cidade. Trata-se de um jogo dividido em cenários, cada um com um objetivo específico, e que pode, também, ser jogado no modo sandbox. Entretanto, não espere nada muito elaborado no modo livre. A verdadeira experiência de Citadelum é vencer os cenários, que fazem alusão à ascensão do Império Romano.
Dentro do jogo, não há muito que diferencia esse título de outros do gênero. Você constroi casas, edifícios, espera a população crescer e libera mais construções novas. O grande ponto positivo é que o jogo tem um ritmo rápido e não exige muito tempo até que você consiga os recursos necessários para progredir. Conseguir novos habitantes é bem rápido, e as construções ficam prontas imediatamente, sem a necessidade de esperar alguém ir lá e construir progressivamente.
Esse ritmo rápido pode decepcionar aqueles que esperam uma simulação mais detalhada, mas creio que cabe bem pelo estilo do jogo. Durante a expansão, você terá que gerenciar os desejos dos cidadãos a fim de mantê-los satisfeitos. Os desejos incluem, por exemplo, acesso à religião, comida e o controle do desemprego. É importante alocar os cidadãos para alguma ocupação, caso contrário eles podem se rebelar.
A religião, também, é um fator a ser mencionado. Citadelum possui os deuses da mitologia romana como fatores que ajudam ou atrapalham no desenvolvimento da aldeia. Os templos, além de reduzirem a necessidade da religião, servem para manter os deuses felizes. Você pode, por exemplo, instaurar festivais e sacrifícios, mantendo as criaturas sagradas sob controle. Se os deuses ficam felizes, eles descem para abençoar pessoalmente a sua aldeia, garantindo alguns bônus para edifícios. Agora, se eles ficarem irados, prepare-se para a onda de destruição.
Até tu, Brutus?
Além da parte city builder, Citadelum conta com um sistema de combate em tempo real. A inspiração para esse sistema vem de jogos como Total War, onde você controla diferentes unidades de soldados em um campo de batalha, coordenando seus movimentos a fim de tirar o máximo de proveito das peculiaridades de cada unidade. Porém, vale dizer que esse sistema não possui a mesma profundidade dos jogos da Creative Assembly.
O campo de batalha é simples, e a movimentação é bem limitada quanto comparado a outros jogos da franquia Total War. Mesmo assim, é um feijão com arroz que funciona, mas que claramente não é o foco do jogo. O mesmo pode ser dito do sistema de trocas, onde cada cidade compra e vende apenas alguns itens selecionados e você apenas decide a quantidade através de uma barra.
Olha, sendo bem sincero com vocês, Citadelum não é um jogo ruim. É um city builder competente e que faz o básico muito bem. Quem é fã de carteirinha do Império Romano, mesmo que não goste de jogos desse gênero, provavelmente vai amar esse jogo. É nítido os detalhes que os desenvolvedores colocaram, como ver a rotina dos aldeões e conseguir olhar o interior das casas. Imagino que muita pesquisa foi feita a fim de reproduzir esses interiores da forma mais fiel possível.
Todavia, apesar disso, não posso deixar de comentar que Citadelum é apenas isso. Pode ser uma besteira enorme da minha parte, mas o menu inicial já me deixou desanimado para jogar. Senti que faltou inspiração para fazer algo que não parecesse um menu padrão que usa fonte Arial (e eu nem sei se é Arial mesmo, mas parece qualquer fonte padrão que você vê em qualquer lugar). A interface é boa e mostra tudo que você precisa saber, mas também não é nenhuma maravilha de design gráfico. A analogia que eu faço é que esse jogo é como uma casa construída por engenheiros, e não por arquitetos.
No geral, Citadelum é competente, mas sinto que falta aquele algo a mais. Talvez eu esteja falando isso por não ser tão fã assim dos Romanos? Pode ser. Sinto uma certa vibe de jogo mobile que me incomoda bastante por aqui. Mas bem, como eu disse anteriormente, tecnicamente esse jogo possui tudo que um bom jogo city builder deve ter. Devo mencionar que, por algum motivo, os gráficos no alto não rodam bem no meu computador. O jogo não te deixa editar manualmente alguns elementos gráficos, te deixando somente com os presets de qualidade para selecionar. Tive que deixar no médio para conseguir ter o máximo de FPS, mesmo esse jogo não tendo gráficos tão poderosos que exijam uma supermáquina.
Prós:
🔺 Ritmo acelerado respeita seu tempo
🔺 Sistema de combate simples, mas existente
🔺 Detalhes nos interiores das casas melhora a imersão
Contras:
🔻 Problemas de desempenho
🔻 Não tem a profundidade de outros jogos do gênero
Ficha Técnica:
Lançamento: 17/10/2024
Desenvolvedora: Abylight Barcelona
Distribuidora: Abylight Studios
Plataformas: PC