Skip to main content

Após a impressionante tech demo de Astro’s Playroom, a Team Asobi trouxe Astro Bot – uma experiência maior e definitiva do carismático robôzinho no PlayStation 5. Provando que um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar, a nova aventura se mostra uma grande competência do time de desenvolvimento e uma das mais belas – senão a melhor de todas – homenagens já feitas à toda a história dos consoles e dispositivos gaming da Sony.

O título não é apenas um simples jogo de plataforma 3D, mas sim uma viagem completa no gênero e por todas as franquias que fizeram sucesso na história dos games nestas últimas décadas. Sendo direto e bem honesto com vocês, é o tipo de aventura que se tornará referência dentro do console e também consolida o pequenino como o novo mascote da corporação.

O resgate em Astro Bot

Astro Bot te coloca novamente no papel do carismático robô, desta vez vendo sua nave – um PlayStation 5 – sendo desmontada por um vilão e com seus componentes espalhados entre seus cinco fiéis guardiões. No “Local da Queda”, cabe ao herói reconstruir ela enquanto visita diversos planetas diferentes e recupera os hardwares que estão separados entre as mais de 50 fases disponíveis.

Um dos principais destaques são os cenários e inimigos, todos se apresentando aos jogadores com diversos recursos criativos. Cada um destes tem consigo uma mecânica própria, físicas diferenciadas e até abrem espaço para ações diferentes do herói para solucionar os problemas e vencer seus desafios.

“Grande parte dos cenários tem algo marcante e que vai te encantar”

Sendo honesto, é bem difícil falar de todas as fases de Astro Bot que surpreendem, já que grande parte dos cenários tem algo marcante e que vai te encantar – seja visualmente ou pela experiência oferecida no decorrer dos trechos. O mesmo vale para os inimigos, que são extremamente divertidos e te farão querer avançar mais para descobrir o que mais está esperando para levar uma porrada do protagonista.

O controle da nave também é muito bem-produzido e importante para a experiência, permitindo que os jogadores possam controlá-la diretamente no início de cada estágio. Você pode manipular seus movimentos apenas movendo seu DualSense para os lados e acelerar com os gatilhos traseiros – porém, volta e meia há surpresas em seu caminho e isso pode se mostrar uma nova forma de interação dentro da história.

Apenas a ponta do iceberg

Agora que tratamos sobre como Astro Bot se porta em sua primeira grande experiência no PS5, está na hora de falarmos das grandes homenagens que o game faz para a história do PlayStation.

Aqui não vemos apenas os dispositivos como em Astro’s Playroom, mas diversos personagens em seu formato “robô” espalhados por todas as fases – seja as comuns, as secretas e até as de desafios. São mais de 300 e entre eles estão os “padrão” da experiência e grandes ícones dos videogames como Kratos, Lara Croft, Ryu, Alucard, Raziel e centenas de outros “especiais”.

E o que me surpreende não é ter tantas lendas reunidas, que deve ter dado um imenso trabalho na questão de licenciamento e debate sobre os direitos de uso. É que cada um tem uma animação própria dentro de Astro Bot, além de itens exclusivos na máquina “Gacha” – ampliando ainda mais a homenagem feita a franquias tão históricas e até das mais recentes vistas nestas últimas gerações.

E isso não vale apenas para a presença de três centenas de robôs vestidos como os maiores heróis da história dos videogames. No fim de cada “constelação” há uma fase especial onde pode jogar como um destes grandes personagens. Não revelarei todos nem darei spoilers, mas um exemplo que já foi anunciado anteriormente é com Kratos e a franquia God of War.

Estes trechos não mudam apenas a “roupa” em Astro Bot, mas traz também incluem todo o gameplay da franquia que está homenageando. Se como o protagonista você só pode bater, soltar raio pelos pés e girar, como Kratos você terá acesso ao machado Leviathan e todas as funções que existem na franquia da Santa Monica Studio, por exemplo. O mesmo se aplica aos demais trechos personalizados, trazendo grandes e belas surpresas ao público.

Diversão em primeiro lugar

O que mais encanta em Astro Bot é que tudo é extremamente divertido. Sinto que esta foi a prioridade da Team Asobi, trazer um conteúdo que não deixasse cair nas repetições e surpreender o máximo possível todos os jogadores e com todas as idades.

Se você observar as fases com trechos escondidos, as várias temáticas diferentes, inimigos criativos, coletar os bots perdidos e as peças dos quebra-cabeças, os estágios de desafios, perceberá um cuidado em todos os detalhes.

Como se não fosse o suficiente, também foram adicionados diversos power-ups que te ajudam durante os diversos trechos in-game. Uma galinha que funciona como foguete e te impulsiona para cima, as luvas de sapo que servem para socar paredes resistentes e até o macaco com pratos que bate e gera impacto sonoro são apenas alguns dos que encontrará dentro da experiência e apresentará um gameplay ainda mais diferenciado.

Um dos que gostaria de destacar e que me impactaram em Astro Bot é o “relógio”, introduzido em uma fase de cassino. Fora as luzes e diversos elementos que você acabará prestando atenção, há a possibilidade de parar o tempo para poder atravessar pelo cenário – sem ser atingido por um veículo ou para usar elementos que são jogados contra você como plataforma para chegar em seu destino. Isto foi extremamente genial.

Outro ponto bacana é a área explorável que existe no Local da Queda. Fora todas as fases, bots colecionáveis e personalização que impressiona, você pode dar um passeio pelo hub central e usar seus aliados para desbloquear áreas diferentes – e com seus próprios desafios. Eu sei, caros leitores, parece ser “coisas demais” dentro do mesmo game, mas todas são introduzidas naturalmente e ampliam o fator diversão.

Um desempenho exemplar

A parte técnica de Astro Bot será a menor das suas preocupações dentro da experiência. Mesmo em trechos adversos e repletos de inimigos, não vi uma queda de desempenho sequer e ele se porta como um verdadeiro modelo a ser seguido pelos demais. Seus gráficos também são de cair o queixo e impressionam pela beleza que apresenta dos cenários mais diversos possíveis.

O uso do DualSense também merece um destaque, ampliando o uso do sensor háptico para os diferentes biomas e situações que o robôzinho se depara. A sincronia sonora que existe entre o que sai no áudio da TV/monitor e do controle também se complementa de forma harmoniosa – trazendo um dos principais exemplos de como unir suas funções dentro do gameplay e sem ser de forma forçada.

Já comentei acima que a nave pilotada em Astro Bot usa a movimentação do controle, mas também há sensor para sopro e diversos outros momentos em que o controle do PS5 brilha dentro da experiência. Vale uma menção, quando você obtém o power-up de rato e pode se tornar em pequenino, com todos os movimentos ao seu redor gerando vibrações diferenciadas e gerando uma imersão ainda mais impactante.

Uma bela aventura e que fará história

Astro Bot tem um tempo de duração curto, podendo ser finalizado de 10h a 12h – caso você não queira completar todos os trechos com os bots encontrados e todas as peças de quebra-cabeça. No entanto, ele é tão fascinante que mesmo fazendo 100% dele, vai desejar continuar explorando e conferindo cada pequeno detalhe do que a Team Asobi ofereceu ali.

Ajudam a estender as fases “secretas”, escondidas dentro de outros cenários e que geram um “sexto mundo” dentro da experiência. O mesmo vale para as fases de desafio, sinalizadas pelos “botões” do PlayStation em determinadas constelações e que podem tornar este “passeio no parque” em um verdadeiro “rodeio no inferno”.

“Não esperava que Astro Bot fosse uma experiência tão espetacular e que me deixasse tão encantado”

Sendo honesto, eu não esperava que Astro Bot fosse uma experiência tão espetacular e que me deixasse tão encantado. O Astro’s Playroom que veio no PS5 nem me prendeu tanto assim, finalizei ele apenas por curiosidade de ter ouvido falar bem por alguns colegas aqui do site. Porém, este novo jogo da Team Asobi é obrigatório, seja por fãs de jogos de plataforma 3D ou por qualquer um que ame videogames de todo seu coração.

Seja pelas referências, homenagens ou por destacar sua paixão à história dos videogames ou apenas para se divertir e descontrair um pouco, este jogo é um daqueles que merece total atenção do público. Além disso, inegavelmente o protagonista se consolida como o novo mascote do PlayStation a partir daqui – criando um espaço gigante para si em uma concorrência que já conta com Mario, Crash, Spyro e Sonic.

100 %


Prós:

🔺 Extremamente divertido e criativo
🔺 Uma das mais belas homenagens à história dos games
🔺 Gráfico, desempenho e uso do DualSense perfeitos
🔺 É um jogo que marcará no PlayStation 5
🔺 Tem, literalmente, centenas de colecionáveis

Contras:

🔻 Curto demais para uma aventura tão épica

Ficha Técnica:

Lançamento: 06/09/2024
Desenvolvedora: Team Asobi
Distribuidora: Sony Interactive Entertainment
Plataformas: PS5
Testado no: PS5

Imagem de fundo do jogo Elsie, mostrando a protagonista e um enorme robô inimigo.

Review – Elsie

Marco AntônioMarco Antônio10/09/2024

Review – NBA 2K25

Rafael NeryRafael Nery10/09/2024