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Jogos soulslike seguem um estilo já estabelecido pela FromSoftware desde Demon’s Souls em 2009 e Dark Souls em 2011. Eu já joguei inúmeros títulos desse estilo, alguns com mecânicas únicas, outros com mundos intrigantes, mas nenhum deles foi tão diferente como Void Sols, um game indie com visão isométrica e personagens feitos de triângulos.

Eu confesso que torço o nariz para jogos com proposta visual parecida, não é muito meu estilo. Mas quando vi que se trata de um soulslike, eu resolvi encarar a demo disponível na Steam e agora mal vejo a hora de jogo ser lançado. Infelizmente ainda não existe data de lançamento. O jogo conta com um prólogo lançado em em novembro de 2022, parece que é o mesmo conteúdo da demo atual, e tem boa aceitação, 88% em mais de 300 análises de jogadores.

Void Sols tem ingredientes básicos de um soulslike

A demonstração disponível conta com uma área e um chefe, diferentes armas como espada, martelo e adaga, além de equipamentos de suporte como escudo, arremessáveis e arco e flecha. Existe também outros modos que são destravados ao terminar a parte disponibilizada da campanha principal e eles trazem desafios com punições, como diminuir a vida ou estamina, por exemplo, aumentando a dificuldade.

Void Sols começa numa prisão e o level design, mesmo simples, oferece atalhos para serem destravados, além de caminhos secretos. Eu acredito que isso reflita todo o resto do jogo. Existem os checkpoints, equivalentes as fogueiras de Dark Souls, onde é possível descansar com o custo do respawn de todos os inimigos, aumentar de nível e alterar os equipamentos.

O ponto alto de um soulslike é o combate e o jogo do estúdio Finite Reflection Studios conseguiu trazer a sensação do combate cadenciado do gênero em um projeto tão diferente. É possível atacar, esquivar, se defender e correr, tudo com o custo da estamina. Os diferentes inimigos (a demo conta com uma boa variedade) tem seu próprio ritmo, moveset e até comportamento.

Void Sols

Cada arma que você usa em Void Sols tem seu próprio peso e moveset e exigem quantidades diferentes de estamina. Além disso, elas também escalonam com os atributos do personagem. Por exemplo, o martelo é uma arma forte e pesada, portanto vai bem com uma build de força. Falando em atributos, existem somente vitalidade, velocidade, força e destreza. Pouco, mas suficiente.

Demo mostrou o potencial do jogo

A princípio, eu estava achando o cenário inicial bastante genérico, mas então cheguei nos ambientes fora da prisão e a coisa muda bastante, com floresta, caverna, neve, uma variedade interessante mesmo para uma demo, espero que o jogo completo ofereça ainda mais. Notei também que os cenários são bem labirínticos, é fácil se perder até se acostumar com os ambientes. Além disso, o trailer no início desse artigo mostra que existe uma variedade interessante de cenários e inimigos.

A dificuldade tem a ver com a habilidade do jogador. Eu levei cerca de 30 minutos para terminar a parte principal da demo (campanha) com umas 5 mortes. Já no modo extra, que traz outro cenário com outros inimigos e itens, levei 25 minutos sem nenhuma morte. Ou seja, as mortes iniciais tinham a ver com a curva de aprendizado com o jogo.

Void Sols

Eu espero que Void Sols me desafie quando chegar, já que um veterano de soulslike não quer nada além do desafio no gameplay. Se o jogo será bom? Não tenho dúvida, a demo está aí para deixar isso claro. Você pode experimentá-la e tirar suas conclusões. Certamente, quando o jogo for lançado, nossas impressões finais estarão aqui no Gamerview.