Skip to main content

Conforme os avanços da Rússia contra a Ucrânia, diversos governos e empresas bloquearam o caminho que tinham no país – cortando a chegada de produtos e serviços enquanto os conflitos permanecessem. No entanto, isso não significa que eles ficaram sem os seus jogos pelo menos – com um aumento de 51% na pirataria de games.

O órgão School XYZ realizou uma pesquisa de campo, revelando que a cada dez pessoas entrevistadas – ao menos sete admitiram ter pirateado um título durante o ano de 2022. 51% dos russos admitiram terem consumido mais no ano passado em comparação com o que foi pirateado em 2021. Ele teve sua pesquisa realizada de forma anônima em junho de 2023, selecionando 1.500 pessoas de todo o país.

A Rússia em 2022

Vale notar que as perguntas abrangiam o país em 2022, qual hoje tem outros caminhos para obter jogos de forma legal do que no período anterior. No entanto, é um mercado que teve a sua cultura impactada pelas sanções internacionais de todos os lados: videogames, livros, filmes e diversas outras produções. Se a obra não chega de forma oficial, enquanto alguns aguardam, outros tentam pular as brechas e piratear para consumir aquilo de determinado modo.