Skip to main content

O Nintendo Switch está cada vez mais próximo de se tornar o console mais vendido da história. A Nintendo divulgou o relatório referente à primeira metade do seu ano fiscal e os números são impressionantes, tanto em vendas de hardware quanto de jogos. Contemplando os meses de março até setembro, a empresa registrou um aumento de 21% nas vendas (aproximadamente 5.3 bilhões de dólares) e 27% nos lucros (cerca de 1.9 bilhões de dólares).

Se aproximando do seu sétimo ano no mercado, o Nintendo Switch continua vendendo muito bem: foram 6.84 milhões de consoles vendidos nos últimos seis meses, sendo 4.69 milhões do modelo OLED, 1.25 milhões do tradicional e 900 mil unidades do Lite. Ao todo, o Switch já vendeu 132.46 milhões ao redor do mundo – o terceiro console mais vendido da história, ficando atrás somente do Nintendo DS (154 milhões) e do PlayStation 2 (155 milhões).

Já se tratando das vendas de jogos, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi o destaque do semestre, com 19.5 milhões de cópias vendidas desde seu lançamento em maio. A Nintendo também reforça que o sucesso de Super Mario Bros. – O Filme alavancou as vendas de Mario Kart 8 Deluxe, que vendeu mais 3.22 milhões de unidades nos últimos meses. O título continua se isolando com folga como jogo mais vendido da plataforma, acumulando ao todo 57 milhões de unidades.

Vale a menção honrosa para Pikmin 4, que foi lançado em julho e vendeu 2.61 milhões de unidades, se tornando o título mais bem-sucedido da franquia. Ainda que os números estejam bastante positivos, as vendas do Switch já apresentam um certo declínio. A expectativa da Nintendo é fechar o ano fiscal (em março de 2024) com 15 milhões de consoles vendidos, atualmente se encontrando abaixo da metade desta meta.

Com o Switch se aproximando do seu sétimo ano, as expectativas para o anúncio de um novo console são altas. A Nintendo ainda não revelou nada sobre este inevitável sucessor, mas o calendário de lançamentos do Switch continua a todo vapor: em novembro teremos o remake de Super Mario RPG, seguido do remake de Mario vs. Donkey Kong em fevereiro e Princess Peach: Showtime em março de 2024.

Os remasters de Luigi’s Mansion 2: Dark Moon e Paper Mario: The Thousand-Year Door também foram confirmados para 2024, mas por enquanto seguem sem data de lançamento revelada. Não podemos nos esquecer do quase mítico Metroid Prime 4, que segue no mais profundo mistério, mas também se encaixa no grupo dos futuros lançamentos do Switch.