Skip to main content

Enquanto a GOG é uma empresa conhecida por oferecer ao seu público jogos de PC livres de DRM, digital rights management, Hitman lançou por lá não considerando esta regra e todo conteúdo online está restrito por essa norma. Resultado? A plataforma está arrependida de trazê-lo, com a comunidade reclamando justamente daquilo que está bloqueado para uso.

A gerente de comunidade, Gabriela Siemienkowicz, afirma que não deviam ter trazido o jogo assim. “Ainda estamos em diálogo com a IO Interactive sobre este lançamento. Hoje nós removemos Hitman GOTY de nosso catálogo, não devíamos vendê-lo nessas condições como vocês apontaram. Queríamos nos desculpar pela confusão e raiva gerada por essa situação. Nós os decepcionamos, mas gostaríamos de agradecer por terem levado o tópico até nossa equipe. Além de ser uma declaração honesta, mostra o quanto são apaixonados pelo uso da GOG”.

Caso não conheça o sistema DRM, não tem problema que explicamos. Enquanto algumas empresas, como a GOG, vendem os jogos como conteúdo, outras vendem como um serviço. É o caso da PlayStation Store e Loja Xbox, por exemplo. Isso significa que as empresas controlam aquilo, não você. Se elas quiserem remover o seu game, elas podem através das cláusulas do contrato que você aceita e concorda ao criar sua conta. Neste caso, Hitman chegou como protegido por esses direitos, enquanto a própria plataforma luta contra esse tipo de ações.