O estúdio polonês The Farm 51 anunciou que todo o faturamento da venda de Chernobylite nos próximos dias será destinado a ajudar os ucranianos, vítimas da invasão russa. De acordo com o anúncio: “acreditamos que as guerras pertencem ao reino dos videogames, não à vida real. Ninguém deve temer por sua vida, família ou lar. A situação é dramática e só podemos esperar que a paz chegue em breve”.
Chernobylite é ambientado em uma versão alternativa da Zona de Exclusão de Chernobyl, na Ucrânia, e seus desenvolvedores fizeram uma pesquisa profunda do lugar, com a colaboração das autoridades locais. Nas palavras dos profissionais da The Farm 51, “durante o desenvolvimento do nosso jogo, ficamos muito próximos dos ucranianos, sua história e cultura”. Recentemente, o exército russo capturou a região inteira ao redor da usina nuclear e há registros de aumento inexplicado nos níveis de radioatividade.
Até o dia 6 de março (domingo), todo o valor arrecadado com a venda de Chernobylite, em qualquer plataforma ou loja, será doado para a Cruz Vermelha Ucraniana com o objetivo de prestar assistência física e emocional aos feridos, refugiados e traumatizados pela guerra.