Com a Star Wars Celebration, que aconteceu em Londres durante a última semana, Star Wars Jedi: Survivor ganhou ainda mais força (trocadilho infame), inclusive com novos trailers, e a volta dos fãs inundando a internet com aquilo que mais gostamos de fazer: teorizar sobre o universo de Star Wars.
Lançado em 2019, Star Wars Jedi: Fallen Order apresentou o personagem Cal Kestis e sua jornada pela galáxia em busca de crianças sensitivas à Força. Depois de enfrentarmos o Império e a ameaça da Segunda Irmã, Trilla Suduri, chegou a hora de elocubrarmos sobre o que veremos nesta esperadíssima sequência.
Quem é o real sobrevivente?
Sai “Fallen Order” e entra “Survivor”, porém quem realmente é o sobrevivente que o subtítulo do jogo faz referência? Seria uma clara e direta referência à Cal Kestis, por ter escapado da Ordem 66 e o expurgo dos Jedi? Ou seria algo relacionado a algum novo personagem?
Uma das teorias que circula nos canais de fãs é a de que veremos nosso herói viajando por diversos planetas em busca de um Sith sobrevivente à era da Alta República, ligando o jogo aos acontecimentos dos livros e quadrinhos, que pode ter sido descoberto por Darth Sidious como um sobrevivente da “Regra de Dois”, criada por Darth Bane, e mantido vivo em um tanque da bacta (igual ao que aparece no trailer).
Esta teoria seria muito legal por trazer não somente o recente projeto da The High Republic, lançado a partir de 2021, como também resgatar o personagem de Darth Bane para o cânone da franquia. Esta “regra” era uma filosofia Sith, que determinava que apenas dois Sith poderiam existir em um mesmo momento do tempo: um Lorde Sombrio para acumular poder e outro para almejá-lo.
O novo vilão será do senado imperial?
Conforme mostrado no primeiro trailer, temos um personagem da raça Pau’an, do Planeta Utapau, aparecendo com o lightsaber de Cal e que foi confirmado pela própria EA como o vilão do jogo.
Já que este jogo se passará próximo às séries Kenobi e Rebels, a teoria que surge ao redor deste misterioso personagem ainda sem nome é de que ele pode ter alguma relação com o Grande Inquisidor, vilão da série animada, ou que ele até mesmo pode aparecer nesta sequência.
Durante a sua breve aparição, temos sua fala ao fundo questionando: “Diga-me, Cal Kestis, por que liderar quando eles não querem seguir? Por que lutar quando você não pode vencer? Qual é o seu próximo passo, Jedi?”. Será que teremos um viés mais político acontecendo como pano de fundo? Esperamos que sim!
Quem está no tanque de bacta?
Qual fã de Star Wars não gosta de uma leve espiada ou corte rápido capaz de manter aquele mistério vivo, não é mesmo? Bastou aparecer rapidamente um personagem, a princípio inédito na franquia de jogos da EA, para diversos nomes surgirem como candidatos.
A maior aposta dos fãs é a aparição de Joruus C’baoth, personagem fundamental dos livros escritos por Timothy Zhan e considerados a “real sequência” após Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi. Com a inserção do Almirante Thrawn em Rebels e na futura série da Ahsoka, para Disney Plus, quem sabe não temos o resgate de mais um personagem icônico para o novo cânone?
Por conta da última trilogia de filmes, outra teoria que ganhou força é que teremos Ren, o líder dos Cavaleiros de Kylo Ren, por conta dos longos cabelos brancos e coberto de cicatrizes. Recentemente o personagem de Ren na franquia LEGO ganhou Christian Slater (O Nome da Rosa) como dublador aumentando esta aposta.
Para os fãs mais interados no universo expandido, o nome de Rahm Kota foi levantado como possibilidade. Ele foi o mestre de Starkiller, em Star Wars: The Force Unleashed, quando ele deixou o Lado Sombrio, podendo aparecer no jogo como Mestre Jedi de Cal e substituindo Cere Junda. Importante ressaltar que o personagem quase apareceu em Rogue One, sendo cortado nas primeiras versões do roteiro.
Sem viajar muito e sendo mais conservador, o nome mais certo pode ser o retorno de Taron Mallicos, que apareceu em Star Wars Jedi: Fallen Order, sendo libertado por Merrin e Cal de sua prisão em Dathomir.
Teremos um novo Dark Sider para o jogo?
Após o final de Fallen Order e os personagens que morreram (ou não!) durante o jogo, a aparição de um sabre de luz vermelho e a misteriosa figura no tanque de bacta levantaram diversas teorias sobre “quem será o personagem sombrio?”.
Os fãs mantém viva a esperança de termos o retorno de importante figuras que já passaram pelo universo expandido de Star Wars e que ficaram perdidos no selo “Legends”, que não foi canonizado após a compra da franquia pela Disney.
A primeira grande aposta é a de que teremos o retorno de Galen Marek, mais conhecido como Starkiller, o famoso personagem de Star Wars: Force Unleashed. Com o fim do segundo jogo e sua redenção para salvar a Rebelião, ele poderia ser um importante retorno e grande adição à franquia.
Como dito anteriormente, o Grande Inquisidor pode dar as caras, assim como a reposição para um Irmão ou Irmã, criando a oportunidade para um novo personagem criado exclusivamente para o jogo. Quem sabe a Terceira Irmã, Reva Sevander, que aparece em Kenobi ou o Décimo Irmão, Prosset Dibs, que ficou apenas nas páginas dos quadrinhos Jedi of the Republic.
Para os maiores conhecedores sobre o universo expandido de Star Wars, principalmente na geração pré-Disney, o nome de Darth Momin apareceu como possível candidato ao lado sombrio da força. Escultor, sensitivo e Sith, aprendiz de Lady Darth Shaa, ele possui ligação com a fortaleza de Mustafar, vista no primeiro jogo , e os Cavaleiros de Ren, fazendo ligação ao plot das máscaras utilizado na trilogia cinematográfica mais recente.
Ligações com demais produções da Disney?
Depois de aparecer em Fallen Order e fazer uma breve aparição em The Mandalorian, o pequeno droide de Eno Cordova, mestre Jedi do primeiro jogo, pode ser a ponte necessária para alguma das séries, tendo os acontecimentos de ambos os jogos aparecendo na telinha ou telona.
Recentemente tivemos a informação de que a série do Mandaloriano será encerrada em um filme, reunindo diversas produções. A declaração durante a Star Wars Celebration reviveu a esperança dos fãs em ver BD-1 ou Cal Kestis em produções cinematográficas.
Além disso também podemos ter a participação do Wookie Tarfful, já que tivemos Krrsantan na série da Disney Plus. Uma possível participalão do próprio Cameron Monaghan, ator que interpretou Cal Kestis, e Peli Motto, com seu Hangar 3-5 (em Mos Esley). Isso sem contar que, após a armadura de Starkiller aparecer em Andor, na Galeria de Coruscant, quem sabe não tenhamos realmente uma retomada de Force Unleashead, não é mesmo?
Agora só falta esperar o dia 28 de abril para sabermos qual o rumo dessa história e como ela vai ser estruturada em formato de trilogia.