Skip to main content

Regras da versão Monotype de Pokémon Sword:

  • Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
  • Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
  • Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
  • O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
  • Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.

Com menos monstros na minha equipe, o time de Pokémon necessita de novas adições. A queda deles diante de Nessa me acendeu o alerta que esta “run” pode não ser tão simples assim quanto eu imaginei que seria. Ainda que o tipo Fogo não entregue tantas fraquezas, as que temos não deixarão espaço para permanecer despreocupado.

No entanto, tenho de atender às obrigações primeiro e me reuni com Rose e sua secretária, Oleana. Sonia também estava presente, onde um dos tópicos foi justamente o Dia Sombrio que aconteceu há séculos atrás e o efeito Dynamax. Ali também fui parabenizado pela (suada) vitória no segundo ginásio.

O primeiro passo foi seguir para a Wild Area novamente, já que eu precisava de mais Pokémon. O segundo era justamente encontrar algum de fogo que eu não tivesse capturado antes. Enquanto na primeira parte do mapa não há muitas opções do gênero, na segunda que minha sorte sorriu para mim.

Um novo Pokémon para a equipe

O único que encontrei nas minhas andanças foi Torkoal, que não é nenhum titã, mas ele serve como um bom apoio – principalmente pela sua grande defesa. Aproveitei para treinar os demais, elevando o nível do grupo e garantindo que encararia Kabu de igual para igual. Raboot virou Cinderace neste processo, assim como meu Carkol se transformou em Coalossal.

Como já avancei bastante em Pokémon Sword, principalmente para enfrentar Nessa, não vi tanta necessidade de me estender ainda mais neste treinamento. Na 2ª Mina de Galar eu reencontrei Hop e a Equipe Yell, que me fizeram encarar novos desafios e depois conheci o próprio Kabu, que usa o local para treinar. Saindo de lá, nos enfrentaríamos, então ele queria conhecer os desafiantes novos.

Chegar novamente em Motostoke não foi um problema, mas sim as longas sequências que você entra ao retornar para a cidade. No hotel, Marnie está te aguardando para testar suas habilidades, levando seu Morpeko ao confronto direto contra os meus monstros de Fogo. Não preciso dizer que não houve chance alguma para o time dela, não é?

A cena abaixo resume bem como o confronto Pokémon se saiu. Meu Cinderace, ao evoluir, aprendeu o movimento Pyro Ball e adivinha com quem eu fui testar? Eu já sabia que este ataque não ajudaria em nada contra Kabu, então afiar com a treinadora foi uma experiência positiva para meu inicial.

VS. Kabu

Sem perder muito tempo, segui diretamente para o ginásio de Motostoke e entrei nos testes elaborados. Neles, você precisa derrotar uma certa quantidade de Pokémon de fogo ou capturá-los para ganhar os pontos necessários e prosseguir. O desafio está nas batalhas em dupla, cujo parceiro tem como objetivo derrotá-los a qualquer custo – não te dando muito espaço para você jogar a Poké Ball.

Até ali, eu tinha visto apenas monstros que eu já tive (e violariam as normas deste Monotype) ou que já estavam em meu time. Até enxergar adiante a presença de Litwick. A pequena vela não seria apenas uma grande inclusão na equipe, mas um dos Pokémon mais poderosos que existem nesta fita. Óbvio que eu não pensei duas vezes e peguei-o, sendo o segundo novo integrante desta jornada.

Já Kabu, decepção define como foi este combate contra o líder de ginásio que julgam ser um dos mais poderosos. No embate Fogo x Fogo, Coalossal levou a melhor em toda a disputa e o seu modo Dynamax não deu chances para que o Centiskorch do meu oponente abrisse brechas.

Com o time dele no chão, não sobrou outra opção para ele a não ser me entregar a insígnia de seu ginásio e garantir que eu estivesse com três delas em minha posse. Nessa e Milo aterrissaram na cidade logo em seguida, me parabenizando e afirmando que os próximos passos seriam ainda mais desafiadores. Terminei vestindo o uniforme de Motostoke, me propondo a usá-lo até o fim da jornada.

Capítulo Anterior / Próximo Capítulo (disponível em breve)