Skip to main content

Regras da versão Monotype de Pokémon Sword:

  • Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
  • Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
  • Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
  • O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
  • Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.

Após uma suada vitória em Circhester, fui encontrar Sonia e Hop no restaurante local – já que ambos queriam discutir as recentes descobertas sobre a dupla de heróis que salvaram Galar no passado.

O grupo repousa e logo sai para investigar as fontes termais – onde disseram que estes grandes guerreiros e seus Pokémon repousaram e curaram suas feridas depois de salvar a região. Sem novas pistas a partir dali, Hop desafia para um novo embate e novamente tem seu rosto esfregado no chão pelo meu time.

A rota marinha em Pokémon Sword

Não é querendo me gabar em Pokémon Sword, mas o jovem tem um Trevenant e um Rillaboom, o que não deve ajudar em nada contra um time formado por seis monstros de Fogo. Bastou Chandelure para todo o seu time vir ao chão e sem chances de se reerguer.

A partir disso, segui meu caminho para Spikemuth – onde poderia desafiar o líder de ginásio e receber minha sétima insígnia. Ao sul, revejo o homem que me deu uma bicicleta por salvá-lo e ele está novamente sendo “refém” da Equipe Yell. Vencendo o embate tranquilamente contra eles, ele me deu uma bike capaz de andar pelas águas.

Era justamente disso que eu precisava para descer todo o caminho e seguir em direção da cidade de Spikemuth em Pokémon Sword. Porém, a rota é longuíssima e repleta de treinadores e monstros selvagens que surgem abruptamente. Algo que devia levar no máximo uns 30 minutos te faz levar o dobro ou até o triplo do tempo nestas condições – principalmente se você gosta de explorar para achar itens.

Porém, não era ambiente, nem para mim ou para meu time. O único que não representava uma ameaça em potencial era Grapploct e olha que isso não significa que estes não conseguissem derrubar ao menos um dos meus Pokémon. Wailmer, Barbaracle, Octillery, Mantine…nenhum deles poderia ser subestimado.

Para a minha sorte, cheguei na outra margem sem maiores problemas e me deparei com os portões de Spikemuth fechados. Onde já se viu uma cidade inteira trancada no universo Pokémon? Pois é, mas antes de amaldiçoar o azar, fui chamado por Marnie em um canto – o que poderia indicar que havia um caminho para entrar lá.

Porém, ela não me deixaria entrar sem antes saber que eu daria conta de enfrentar o líder de ginásio. Ou seja, antes de encarar o sétimo grande confronto de Pokémon Sword, eu teria de derrubá-la antes. E isto não foi um grande problema também – com um time formado por apenas quatro monstros e um Morpeko no meio, foi simples vencer e adentrar no local.

Vs. Piers

O desafio de Spikemuth ocorre logo no início da cidade, que está tomada por vários membros da Equipe Yell. Porém, ao contrário dos demais que exigiam uma boa estratégia e tarefas diferentes, o caminho era uma série de batalhas contra o grupo de torcedores de Marnie. Algumas vezes você era impedido por um Mr.Mime, mas não era nada de mais.

Outro problema é que o caminho está bem escuro, então se você tiver problemas de visão e não prestar atenção aos arredores, poderá ficar travado em algum trecho. Porém, não é complicado seguir adiante e vencer a sequência de embates para se deparar diretamente com Piers – irmão de Marnie e o líder de ginásio do local.

E a apresentação não é nada convencional, já que ele te recebe com um verdadeiro show de rock – já que ele é o vocalista da banda que está se apresentando na área do ginásio. Uma pena Pokémon Sword, ou qualquer outro jogo da franquia principal, não ter uma dublagem, pois aqui seria extremamente interessante.

Ele também explica que Spikemuth é a única cidade que sedia um ginásio de toda a região de Galar que não tem um ponto Dynamax/Gigantamax. Ou seja, nos enfrentaremos ao maior estilo antigo – o que eu pensei ser mais uma vantagem para mim. Eu estava enganado.

Eu comecei com Centiskorch, encarando com facilidade Scrafty. Porém, como ele não está preso nas amarras do Dynamax, seu Pokémon principal não precisaria necessariamente ser jogado por último e me deparei com Obstagoon logo na sequência. A evolução final de Zigzagoon de Galar tem uma postura defensiva, sendo um especialista em contra-atacar meus movimentos.

Por saber que ele é do tipo Noturno/Normal, joguei Cinderace e usei o Low Kick para derrubar meu oponente de vez – já que causaria 4x de dano. Porém, para a minha surpresa, ele não caiu. E ele apenas não foi derrubado, como me contra-atacou e eliminou meu monstro com um contra-ataque só. Sim, meu Pokémon inicial. Scorbunny, o coelho que deu início a este monotype e me ajudou em tantos momentos. Game over para ele.

Tendo de me recompor ali, tive de adaptar para vencer tanto Obstagoon quanto os demais sem a presença do líder da equipe. Torkoal e Coalossal finalizaram o “assassino” e também derrubaram Malamar e Skuntank na sequência, me garantindo a sétima insígnia e a chegar um passo mais perto de finalizar a jornada entre os oito ginásios.

No entanto, como dita a regra, faria isso sem Cinderace. Não é como se fosse a primeira vez que tive de abrir mão de meu monstro inicial em runs do tipo. Até hoje me lembro de Blastoise dando adeus contra a Sabrina em Fire Red. Combusken se despediu cedo em Emerald, sendo derrubado por Brawly no segundo ginásio. Empoleon caiu diante de Byron, em Shining Pearl. Bom, ele tinha sido o que mais foi longe…uma pena.

Com a sétima insígnia em mãos, tenho de retornar para Hammerlocke – onde o líder dos dragões de Pokémon Sword me aguarda e que deve me dar um trabalho daqueles, principalmente sem o líder da equipe ao meu lado. Porém, ainda há formas de vencer e eu chegarei até Leon – afinal, vencê-lo continua sendo o principal objetivo por aqui.

Capítulo Anterior / Próximo Capítulo (disponível em breve)