A Cidade Digital é um dos locais mais seguros do Digimundo. Guardada por três grandes esquadrões, eles conseguem dar conta de qualquer adversidade. Os Gold Hawk, Blue Falcon e os Black Sword comandam uma elite de domadores que defendem os domínios onde Digimon percorrem. Capturando-os e treinando-os, cada um é especializado num tipo específico. Vacina, Data e Vírus são as divisões nas quais eles encaixam seus equipamentos e expertise.
Um desses domadores, Crimson, era um talento raro, mas algo esquisito pairava sobre ele. Sua descoberta sobre a forma de vida GAIA o alterou, trazendo certo temor pelas equipes. Vendo que não sobrava muito espaço para seus novos ideais ali, decidiu fundar seu próprio time para seguir suas ambições. Assim, nasceram os Blood Knights, que percorreriam todos os calabouços digitais em busca de mais poder para dominar GAIA e o mundo dos Digimon.
O futuro é mais do que um simples jogo
Zudokorn, um dos domadores mais respeitados relembra dessa história de mais de 30 anos, enquanto acompanha o exame de admissão dos novos agentes. Por que estava lembrando disso? Não gostando do que sua memória entregava, voltou os olhos ao aspirante às equipes. Até mesmo tinha emprestado seus três monstros para que pudesse atravessar a missão com uma facilidade maior. MetalSeadramon, Lillymon e Triceramon acompanhavam o treino contra as forças de Leomon.
Membro dos Blue Falcon, sua lealdade e amizade estão do lado da líder Cecilia. Porém, ele mantém um bom relacionamento com todas as demais equipes, incluindo a líder dos Gold Hawk, Vandar, e dos Black Sword, Skull. Com o domador passando pelo exame de admissão, levaria-o até cada um deles para escolher sua equipe e obter seu primeiro Digimon. Agumon, do tipo Vacina; Patamon, do tipo Data; e DemiDevimon, do tipo Vírus.
Entretanto se engana o domador que conquistar um dos disputados postos, ganhar seu monstrinho e achar que a sua vida estava feita. Zudokorn sabia bem que a posição exigia um baita trabalho e o domador precisava ter mais do que habilidades de combate. Os Domínios, áreas lotadas de Digimon, estão sendo invadidos por monstros poderosos e há relatos da presença dos Blood Knights em alguns deles.
Para ajudar o domador a lidar bem com as ameaças, as equipes tiveram de desenvolver equipamentos ainda melhores. A linha Toy, uma série de figuras de ação, consegue trazer ainda mais Digimon para a equipe até totalizar três para combater os inimigos. Primeiro ele só poderá capturar os que possuem o mesmo tipo que a equipe que escolheu, porém quando sobe de cargo, terá acesso a itens mais amplos para auxiliar em sua jornada.
Além disso, para percorrer os Domínios, eles contam com um veículo especial: o Digibeetle. Um tanque, munido de várias ferramentas e defesas, é utilizado para conseguir atravessá-los com segurança. Conforme o domador juntar dinheiro, poderá posteriormente melhorá-lo também, equipando anti-armadilhas, baterias para percorrer locais mais distantes, defesas para passar por cima de terrenos perigosos entre vários outros. Dominar as necessidades de cada área com seu veículo é 50% de sucesso na missão.
Enquanto treina e captura seus Digimon e atravessa os terrenos com seu Digibeetle, o domador ainda está limitado a sua posição dentro das equipes. No Coliseu, há uma chance para estes agentes se provarem dignos num campeonato que envolve uma série de confrontos. Conforme vence, o ranking deles aumentará e terá acesso a novos itens, novos equipamentos para o veículo, liberação para visitar novas áreas e requerer missões ainda mais perigosas.
A coragem sem limites tem poder de fogo
O Coliseu é um espaço onde os agentes terão de enfrentar os mais poderosos domadores dos três times, ex-agentes e se deparar até com os próprios amigos. Iniciando na mesma época, Joy-Joy, Bertran, Doug Duem, Kim e vários outros partilham das descobertas e se tornam oponentes que estão no mesmo nível, acirrando ainda mais a disputa.
Além de se enfrentarem, eles seguem a mesma jornada atrás dos mistérios envolvendo GAIA e o chefe dos Blood Knights, Crimson. Vencendo seus medos, se superando, trazendo os Digimon aos seus limites, nem que seja apenas para liberar espaço para que os outros avancem, são agentes dignos que farão de tudo para trazer uma vitória para a Cidade Digital, independente de qual time seja.
Unidos a eles, outros membros do local se juntam aos confrontos. Techna-Donna desenvolveu um sistema de radar ainda mais eficaz para equipar nos Digibeetles dos jovens, Ben Oldman que é o fundador dos Blue Falcon e possui as coordenadas para chegar até à Ilha Arquivo, Mark Schultz que ensina como capturar os monstrinhos e dá valiosas informações, todos lutam pelo mesmo objetivo.
Para auxiliar no sistema de digievoluções, quem comanda o departamento de pesquisa é o Professor Piyotte. Especialista em DNA, além de explicar como funcionam os procedimentos e ter os equipamentos para isso, também esconde a localização dos Digimon mais poderosos de cada tipo. Diaboromon, Omnimon e Baihumon se escondem em Domínios específicos e apenas chegando em determinado ranking que ele te dará essas informações.
E seu apoio é mais do que necessário. Ao contrário do que conhecem, os Digimon possuem uma limitação. Chegando no nível 11, eles param de evoluir. É justamente no level em que se pode atingir o status Champion. Para avançar, na verdade deve regredir. Através do DNA, você funde dois monstros e ele retorna ao Rookie. Assim, você conseguirá chegar até o Champion e atingirá o Ultimate no lv.21. Parando ali, deve regredir novamente para ter a chance de alcançar a evolução Mega, que é a mais poderosa.
Os combates também se tornaram mais técnicos, exigindo do domador um conhecimento aprimorado dos seus Digimon e dos oponentes. Data vence os monstros Vacina, enquanto eles vencem os Vírus. Para fechar o ciclo, Vírus vence os Data. Porém, a espécie deles também acaba se tornando um diferencial. Água, Fogo, Natureza, Máquina e Trevas também seguem sua própria tabela de vantagens e desvantagens.
Digimon combatem o mal, são os guerreiros da paz
Enquanto os domadores se apoiam em todo esse sistema para percorrer seu caminho para salvar o Digimundo, Crimson já está com seus planos mais do que avançados. Ele não só conseguiu localizar Gaia, como também encontrou um modo de se unir a tantos dados que percorrem o mundo digital. Unindo seus planos aos do Chaos Lord, o primeiro Digimon a se tornar selvagem e que conseguiu afugentar a população da Ilha Arquivo, a ameaça é gigantesca demais para apenas uma equipe conseguir lidar.
Captando todo o poder para si, o vilão se tornaria NeoCrimson e teria a força de um dos Digimon mais poderosos já criados. Ameaçando toda a existência, tanto a real quanto a digital, cabem às três equipes se unirem e enfrentarem o perigo com tudo o que tem. Unir desde os domadores mais antigos até os promissores jovens numa excursão final para evitar que o caos reine mais uma vez como o monstro ancestral invocou no passado.
Com um combate final inevitável, tanto os domadores quanto as equipes de apoio sustentam a união. Os esquadrões de Digimon unidos, dominando suas estratégias e equipando seus Digibeetle com o máximo de tecnologia possível, poderão dar um fim à ameaça? Apenas avançando e se tornando o maior domador de todos que se obterá uma resposta positiva para essa pergunta, cabendo ao agente ter o poder de fazer a diferença com as próprias mãos.