Skip to main content

Na última terça-feira (15) tivemos a oportunidade de acompanhar o Humble Games Showcase 2022, apresentação da publisher Humble Games focada em apresentar alguns títulos indies que serão lançados sob seu selo nos próximos meses. Se você não conhece a marca, muito provavelmente já deve ter ouvido falar do Humble Bundle em algum momento da sua vida gamer, sendo um projeto que lança pacotes com dezenas (ou até centenas) de joguinhos legais a preços absurdamente baixos, com todo o dinheiro arrecadado sendo doado para diversas causas humanitárias. Legal, né?

Pois bem, com o tempo o Humble Bundle evoluiu para uma publisher que visa apoiar diversos desenvolvedores independentes ao redor do mundo. Isso inclui algumas equipes pequenas, mas a maioria são projetos microscópicos, com apenas uma ou duas mentes por trás. Sendo assim, pode confiar que esses caras fazem de tudo para apoiar essa indústria que amamos tanto, então qualquer jogo lançado sob seus cuidados merece sua atenção.

O Humble Games Showcase 2022 revelou nove indies que, em sua maioria, ainda não tem data de lançamento definida, mas todos receberão mais novidades no decorrer do ano. Sem mais delongas, vamos falar sobre o que rolou por lá!

Monaco 2

Você lembra de Monaco: What’s Yours is Mine? Provavelmente não, mas quem jogou certamente não esqueceu, afinal ele é esquisito demais para ficar só de passagem na nossa mente. Trata-se de um jogo de ação e stealth a la Hotline Miami lançado originalmente em 2013, onde devemos invadir edifícios, roubar itens valiosos e fugir de um batalhão de guardas.

Por essa ninguém esperava, mas teremos um Monaco 2! Ainda sob o comando da Pocketwatch Games, agora o jogo terá cenários tridimensionais gerados proceduralmente com uma visão mais isométrica. Nem mesmo os devs sabem quando será lançado ou em quais plataformas dará as caras (porém no PC já está confirmado), mas foi prometido transparência total com o processo de desenvolvimento e streams regulares para mostrar o progresso ao público.

Coral Island

Quem é mais antenado no mundo dos games sustentados por financiamentos coletivos talvez já tenha ouvido falar de Coral Island. Com mais de 36 mil apoiadores, o jogo atingiu sua meta em menos de 36 horas e faturou mais de 1 milhão e meio de dólares. Agora também sabemos que ele será publicado pela Humble Games, então está tudo dando muito certo para a Stairway Games.

O jogo traz de volta o bom e velho gênero dos simuladores de fazendinha, incluindo administração de recursos e relacionamentos dinâmicos com os moradores do vilarejo, porém com o adicional de podermos explorar embaixo d’água. Além de coletar recursos, também será possível limpar os mares, tirando todo aquele monte de lixo que nós mesmos jogamos lá, então temos aqui uma missão nobre.

Coral Island será lançado para PC ainda em 2022 e já pode ser encontrado na Steam.

Moonscars

Algum fã de Blasphemous online? Boas notícias para vocês! A dupla do estúdio moldávio Black Mermaid está produzindo um jogo que segue a mesma vibe e promete bastante: Moonscars. Com gameplay inspirado na série Souls e visual que homenageia grandes artistas holandeses, o jogo promete ser bastante trevoso, sangrento e cruel.

Esse é o título de estreia do estúdio e, segundo a dupla de desenvolvedores, já está em desenvolvimento há mais de três anos. Por enquanto, segue sem data de lançamento ou plataformas reveladas.

Ghost Song

Nada como um bom e velho metroidvania para acalmar os ânimos ou nos enlouquecer de vez, não é mesmo? Ghost Song nos dará a oportunidade de explorar um sombrio planeta chamado Lorian V, cheio de criaturas bizarras e muitos elementos cyberpunk para enriquecer seus cenários. Agora, o que esse jogo tem a ver com fantasmas ainda segue sendo um mistério.

Segundo os devs do estúdio Old Moon, o foco do game é atmosfera, isolamento e mistério. As armas terão munição limitada, então cada tiro conta. Também prometido para 2022, Ghost Song já pode ser encontrado na Steam.

SIGNALIS

Provavelmente o meu preferido do evento. SIGNALIS parece ser o casamento perfeito entre Ghost in the Shell e Parasite Eve, sendo um survival horror com gameplay clássico (câmera fixa, controles de tanque, mira problemática) e temática futurista.

O estúdio responsável, rose-engine, explica que a protagonista é Elster, uma Replika (seja lá o que isso for, mas eu chuto que é como chamam os androides ou ciborgues no mundo do jogo) que está em busca de seus sonhos perdidos. Infelizmente, SIGNALIS ainda não tem data de lançamento, mas também já está na Steam.

Infinite Guitars

Quem curte RPGs e está órfão de Guitar Hero vai se interessar bastante por Infinite Guitars, um RPG rítmico! Trocando as batalhas de turno por solos de guitarra, aqui você precisará acertar todas as notas para vencer seus inimigos com estilo, dentro de um mundinho que parece até desenho animado.

De autoria do estúdio (ou seria um pseudônimo?) Nikko Nikko, Infinite Guitars foi totalmente desenhado a mão e possui o diferencial de não ter batalhas geradas aleatoriamente, onde teoricamente o jogador poderá escolher lutar quando quiser. Também sem data de lançamento, você já pode encontrar o título na Steam.

Chinatown Detective Agency

Projeto de um desenvolvedor solitário (porém sob o nome do estúdio General Interactive), Chinatown Detective Agency resgata o saudoso mundo dos point and click em um game futurista de investigação, ambientado em uma Singapura do ano de 2037.

Sob a pele da detetive particular Amira Darma, existem duas coisas que é preciso ficar atento para se sair bem-sucedido neste jogo. Primeiro: ele envolve pesquisas no mundo real, ou seja, fora do game, então existe ali uma brincadeira de detetive que vai além do universo fictício e envolverá a nossa realidade, o que é bem legal. Segundo: aqui os recursos serão limitados, então corremos o risco de ir à falência com decisões ruins e daí é fim de jogo.

A boa notícia é que o lançamento de Chinatown Detective Agency já está quase aí, agendado para 7 de abril. O game será lançado para PC, Xbox e Switch.

The Iron Oath

Os fãs de RPGs táticos não foram esquecidos! The Iron Oath, da Curious Panda Games, promete nos colocar em um mundo de fantasia onde as escolhas têm peso, então teoricamente tudo aqui será imprevisível e único. Sob o comando de um grupo de mercenários, nosso papel é administrar bem recursos e soldados, evitando perdê-los em combate e fazendo o possível para viver e lutar mais um dia.

Com uma demo já disponível na Steam, The Iron Oath entrará em acesso antecipado no dia 19 de abril.

Stray Gods: The Roleplaying Musical

A principal atração do evento ficou com Stray Gods: The Roleplaying Musical, primeiro jogo dos australianos da Summerfall Studios que nasceu de uma campanha de financiamento coletivo há dois anos, só que agora finalmente está dando as caras com um novo nome. Como o próprio título já entrega, este será um RPG musical, mas diferente de Infinite Guitars, não estamos falando de um jogo rítmico e sim de um musical onde os personagens cantam do início ao fim, como em uma peça de teatro.

A protagonista trevosa de Stray Gods é Grace, uma jovem que testemunhou a última musa da mitologia grega morrer em seus braços. Em seu leito de morte, a musa concedeu à Grace a capacidade de transitar entre o mundo dos mortais e um mundo secreto que não podemos enxergar, habitado por monstros e divindades. O gameplay em si não foi revelado, mas segundo os devs, poderemos fazer escolhas dentro das músicas e elas moldarão o destino de Grace e cia., então podemos esperar um jogo com foco em narrativa e diálogos interativos.

Isso foi tudo apresentado no Humble Games Showcase 2022 e agora todos nós temos mais nove joguinhos super legais para ficar de olho. Não deixe de adicioná-los em sua lista de desejos da Steam para não perder nenhuma novidade!