Skip to main content

John Hight, o presidente da Wizards of the Coast & Digital Gaming, disse em entrevista ao portal The Game Business aquilo que todo fã da série Baldur’s Gate e já esperava: o próximo jogo da série vai acontecer eventualmente, ainda que não seja o foco ou o vindouro game da franquia Dungeons & Dragons.

Nós não conseguimos conter a empolgação e resolvemos separar algumas das coisas que queremos ver no novo jogo.

Regras customizadas para diferentes campanhas

Você provavelmente já sabe, mas Baldur’s Gate 3 é um jogo baseado no mundo e nas mecânicas de Dungeons & Dragons. Por isso, todo o seu gameplay segue as regras da versão 5e do jogo de tabuleiro.

No entanto, seria legal jogar o próximo game da franquia com a possibilidade de customizar algumas regras, criando experiências totalmente diferentes a cada campanha. Isso é algo comum para quem joga D&D e o próximo jogo poderia adaptar essa “tradição”.

Mais dados e aleatoriedade no cenário

A rolagem de dados e a aleatoriedade têm um papel primordial em Dungeons & Dragons e pode mudar uma campanha por completo.

Sofri com isso em uma das minhas campanhas, quando passava pelo covil da Tia Ethel (a Bruxa do Ato 1). Uma das partes do covil é um caminho cheio de vapores venenosos que escondem plantas explosivas, que seu personagem pode não ver caso a rolagem do dado seja desfavorável.

Eu me senti como se tivesse jogando o jogo Mines, por exemplo. Se você não conhece: Mines é um jogo de cassino da Spribe que tem 25 peças viradas para baixo no tabuleiro. O jogador deve escolher uma peça no palpite, tentando fugir das minas explosivas.

Em Baldur’s Gate 3, essa aleatoriedade traz um elemento de imprevisibilidade que é típico das sessões de RPG de mesa, e queremos ver mais disso no próximo jogo da série.

Classes e raças ausentes de Baldur’s Gate 3

É inegável que Baldur’s Gate 3 é um jogo enorme, com muito conteúdo. Mas o jogo também deixou de lado algumas classes e raças que são importantes dentro do sistema 5e de Dungeons & Dragons.

Em Baldur’s Gate 4, esperamos que todas as classes, subclasses e raças do mundo criado pela Wizards of the Coast sejam adaptadas, dando mais opções ao jogador. E falando nisso…

Os 17 mil finais prometidos para o jogo 3

Uma das peças de marketing que mais chamou a atenção em Baldur’s Gate 3 foi a promessa de que o jogo teria 17.000 finais. Inclusive, foi um dos elementos que ajudou o jogo a atingir 15 milhões de unidades vendidas.

No entanto, na verdade, não é bem assim: são 17.000 caminhos, mas que levam a um conjunto bem menor de encerramentos.

Dito isso, bem que Baldur’s Gate 4 poderia cumprir a promessa. Afinal, seria muito divertido tentar encontrar o máximo possível de finais dentro do game.

Baldur’s Gate 4 ainda não tem data para sair

Com nossos desejos atendidos ou não, a verdade é que Baldur’s Gate 4 ainda vai demorar para chegar. O jogo não será desenvolvido pela Larian Studios e a Hasbro, detentora da marca, ainda não escolheu uma empresa desenvolvedora.

Só depois disso é que a criação do jogo deve começar e o ciclo de desenvolvimento, que leva alguns anos, começará a rodar.