Skip to main content

2024 promete ser um ano especial para os fãs de luta livre, mais especificamente para quem acompanha WWE. Estamos em contagem regressiva para o WrestleMania XL, o principal evento da organização, cuja edição vem sendo divulgada como “o maior WrestleMania de todos os tempos” – salvo o trocadilho com a sigla de “Extra Large”. Por mais que toda essa pancadaria seja apenas de mentirinha, o show sempre rende lutas bem memoráveis.

É nesta premissa que WWE 2K24 se apoia. A franquia passou por maus bocados nos games, tendo atingido o fundo do poço na edição 2K20. A situação estava tão feia que a 2K acabou pulando o ano de 2021 para tentar elaborar um conteúdo com mais qualidade – algo bem raro de se ver nessas franquias anuais de esportes. Do 2K22 para frente, a situação veio melhorando gradativamente, com o título deste ano mantendo um padrão de qualidade bastante satisfatório.

Revisitando o passado

WWE 2K24 trouxe novidades em praticamente todos os modos, com alguns recebendo uma atenção especial. O verdadeiro destaque fica com o 2K Showcase, o modo em que temos a oportunidade de reviver lutas históricas do WrestleMania, dessa vez funcionando perfeitamente como uma grande homenagem a esses 40 anos de história.

Ao todo, são 20 lutas de todas as eras do evento, nos dando a oportunidade de controlar lutadores icônicos que já saíram do cenário há muito tempo. Duas dezenas parece pouco perto da magnitude da atração e de quatro décadas de história, mas achei a seleção de confrontos simplesmente perfeita, dentro do limite do possível (considerando todas as questões envolvendo direitos autorais e outras burocracias que impedem algumas lutas de serem homenageadas).

Infelizmente, não é possível mudar o rumo da história e alterar a decisão das batalhas do 2K Showcase, mas é louvável toda a atenção que os devs colocaram nos detalhes. Eles até tentam replicar todos os ângulos e efeitos de câmera que eram utilizados nas transmissões dos anos 1980, algo que vai sendo alterado sutilmente conforme chegamos nos confrontos mais modernos. Só nesse modo, já dá para perder boas horas!

Além desse presentão para os fãs, WWE 2K24 também traz dois modos novos. O primeiro é o Special Guest Referee Matches, partidas em que assumimos o papel dos juízes para entrar na pancadaria de surpresa. Nesse modo, o juiz sempre será algum lutador ou personagem especial “disfarçado”, assim como acontece no evento real, podendo até mesmo recriar outros momentos icônicos da história da WWE. É válido ressaltar que também dá para jogar de juiz no modo online!

A segunda novidade são as Ambulance Matches, que é auto-explicativo: o objetivo é surrar seu oponente até que ele saia do ringue carregado por uma ambulância. Além desses modos, também temos o retorno dos saudosos MyGM, MyRISE e MyFACTION. Todos receberam melhorias consideráveis, com destaque para o MyRISE, que seria o modo carreira. Agora ele traz duas histórias diferentes, sendo uma protagonizada por uma lutadora mulher e outra por um homem (não é o mesmo enredo, então vale a pena jogar com ambos).

De todo esse conjunto de conteúdo, minha principal crítica recai sobre o MyFACTION, que seria o modo de fantasy card game do jogo. Todo título de esportes aposta alto nisso, já que acaba sustentando o game a longo prazo via microtransações. WWE 2K24 infelizmente está cada vez mais próximo da franquia NBA 2K, que a cada título vem sendo mais agressiva e inconveniente com microtransações. A quantidade de grind necessário para tirar cartas boas acaba tornando esse modo inviável para quem não deseja colocar a mão no bolso.

Tá na hora do pau

Já se tratando da parte mecânica, WWE 2K24 provavelmente é o título mais prazeroso de jogar da franquia. Sempre tive um certo problema em controlar os lutadores nas entradas antigas, já que todos eles tinham um “peso” surreal em cada movimento, visando simular um realismo um tanto exagerado. 2K24 não foge desse padrão, mas consegue fazer isso de uma forma bem mais fluida e dinâmica.

Ainda contamos com os mesmos comandos básicos de sempre, incluindo golpe fraco, golpe forte, agarrão e defesa. Contudo, está muito mais fácil controlar as estrelas e alternar entre um movimento e outro, sem a necessidade de esperar uma eternidade até que o lutador finalmente responda seu comando. Assim como na vida real, WWE nunca foi sobre ganhar ou perder, mas sim sobre dar um show e entreter os espectadores – algo que vem sendo mais aprimorado a cada título.

A maior novidade em termos de jogabilidade fica a cargo do minigame de troca de golpes, que replica um dos momentos mais básicos da luta livre. A parte chata é que acaba sendo apenas mais um minigame baseado em timing, assim como todos os outros que retornam dos títulos passados. Ao menos, é algo inédito que podemos realizar no meio das lutas, que somado aos novos paybacks e armas, deixa tudo mais divertido e variado.

Por fim, tivemos a adição de golpes especiais chamados de “Super Finishers”, que funciona como uma espécie de Fatality do jogo. Ao completar três barrinhas de finalização, temos a possibilidade de fazer esse movimento diferenciado que, inevitavelmente, resultará em vitória. Não chega a ser uma novidade de explodir cabeças, mas com certeza é um fator que pode trazer grandes reviravoltas no modo online.

Com respeito à evolução gráfica, WWE 2K24 segue a tradição das franquias anuais: o salto é mínimo. A boa notícia é que, visualmente falando, ele já era um jogo bem bonito, então aqui podemos esperar uma fidelidade um pouco maior na retratação de cada lutador da liga. Alguns detalhes ainda deixam a desejar, como é o caso dos arredores do ringue, da plateia e da renderização de cabelo no geral; contudo, nada disso vai estragar sua experiência final.

WWE 2K24 é mais um acerto da Visual Concepts e da 2K, sendo um jogo digno do WrestleMania XL. Sua variedade de conteúdo e o destaque dado em lutas históricas brilham em meio a um conjunto que já vinha mantendo uma boa consistência de diversão e desafio. Para quem é fã incondicional, é um título digno das expectativas!

80 %


Prós:

🔺 Recria algumas das maiores lutas da história do WrestleMania
🔺 Adiciona dois novos modos com a possibilidade de jogar com os juízes
🔺 A jogabilidade está mais fluida e com novos elementos
🔺 Variedade de conteúdo garante incontáveis horas de diversão e pancadaria

Contras:

🔻 Modo MyFACTION está cada vez mais abusivo com grind e microtransações
🔻 O visual dos cabelos continua estranho
🔻 Apesar das novidades, não fica tão longe do seu antecessor

Ficha Técnica:

Lançamento: 08/03/2024
Desenvolvedora: Visual Concepts
Distribuidora: 2K
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, PC
Testado no: PS5

Imagem de Children of the Sun

Review – Children of the Sun

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024
imagem de Ereban: Shadow Legacy

Review – Ereban: Shadow Legacy

Marco AntônioMarco Antônio09/04/2024