Skip to main content

Desde os primórdios do mundo automotivo, sempre houve a curiosidade de qual carro é mais veloz, qual deles aguenta mais modificações e até qual aguenta mais batidas antes de sucumbir à pilha de ferragem. Caso você sempre quis presenciar ou participar de uma corrida de demolição, Wreckfest chegou para proporcionar essa experiência.

Contando com os mais diversos modos de corrida, Wreckfest veio tomar a coroa das corridas off-road carregadas de batidas e carros capotando. Se você acha que o objetivo aqui é ter o carro mais estiloso ou chegar ao final da corrida sem um arranhão sequer, você está enganado. Por que terminar uma corrida de demolição com o para-choque intacto se você pode enfiá-lo na lateral do seu oponente durante uma curva?

Busque e destrua!

Wreckfest traz a famosa tradição norte-americana das corridas de demolição para os videogames, com muita velocidade e opções de customização, como a regulagem da suspensão, tempo de resposta da marcha e força de frenagem. Tudo isso sem perder de vista o espírito de um jogo de corrida, exigindo que o jogador preste muita atenção na pista, no tipo de terreno e principalmente na direção. O jogo consiste em pequenas ligas que são liberadas de acordo com o nível de pilotagem do jogador, começando com uma regional de juniores e seguindo até o campeonato dos mestres mundiais da demolição.

Quanto mais pedaços voando, melhor!

Em cada liga o jogador poderá escolher diversos tipos de prova para correr, seja corridas classificatórias, eventos de demolição, corridas mano a mano ou até mesmo corridas de demolição com cortadores de grama! Para se mostrar um competidor feroz, o jogador deve customizar peças de seus diversos carros fazendo com que eles fiquem ainda mais potentes. Contudo, o jogador também deve balancear a velocidade e resistência do veículo, estando atento ao seu tipo, pista e corrida. Por exemplo: em uma corrida classificatória é preferível que se esteja sempre em primeiro, então você deve retirar um pouco da “armadura” do seu carro para que ele fique mais leve e ágil, respondendo melhor a curvas e frenagens. Por outro lado, em uma prova de demolição, você pode pegar a sua Willys Rural e transformá-la em um tanque de guerra caseiro, já que ficar em pé por último é o que importa.

Com constantes atualizações, Wreckfest tem aprimorado cada vez mais a experiência para o jogador. O jogo conta com uma engine que permite que a carroceria do carro responda de maneira realista aos impactos sofridos pelo automóvel e ainda se mostra um incrível simulador, garantindo uma grande imersão do jogador nas corridas. Com comandos simples e bem definidos, além da opção de marcha manual ou automática é possível se divertir tanto sozinho, no modo carreira, quanto no modo multiplayer, onde a agressão rola sem parar.

Com um cenário mais naturalista, Wreckfest abraça corridas off-road onde aqueles que não estão acostumados ao uso do freio vão sofrer com derrapagens e curvas, que vão lançar o piloto de cara com as muretas de segurança. Os cenários são simples mas bonitos, passando a imagem de uma área mais rural e natural dos EUA. Por questão de direitos autorais, os carros não possuem nenhuma marca famosa, sendo réplicas bem feitas. Tem veículos pra todos os gostos, de muscle-cars a carros europeus e asiáticos. Graças à essa diversidade, o jogador aprende a dirigir vários tipos de veículos ao longo do modo carreira.

Um dos modos permite disputar corrida com cortadores de grama.

Wreckfest consegue fazer com que o jogador se sinta confortável com a proposta, que inclusive foge do formato de mundo aberto para evitar repetições ou mesmo o tédio. Além disso, fica mais fácil para personalizar o carro: você pode alterar os aspectos e configurações entre cada uma das corridas. O game também não decepciona na playlist, com uma seleção que traz bandas pouco conhecidas mas com músicas que conseguem deixar os eventos animados, como as faixas de Oceanhorse e Jay Ray.

Meu mundo é fogo e óleo

Após conquistar as ligas do modo singleplayer, é chegada a hora de colocar seu título de campeão a prova no modo online. Contando com uma comunidade bastante ativa, Wreckfest irá garantir partidas cheias de adrenalina e emoção. Você pode criar uma sala ou se juntar a uma que já esteja rolando. Caso resolva criar uma sala, você poderá escolher o modo de corrida e as regras. Felizmente, não tive problemas com quedas de servidor ou lag que atrapalhasse a partida.

O modo replay garante boas cenas, como esse carro desgovernado prestes a sair da pista.

Wreckfest não é para aqueles que preferem corridas limpas ou jogos nos quais a penalidade máxima é branda. Caso o seu carro chegue ao estado de ferro-velho, você está fora da corrida ou evento. Diferente de títulos onde os acidentes são mais cinematográficos, com carros dando quinhentas piruetas no ar, Wreckfest traz uma mecânica mais realista, na qual um impacto bem ou mal calculado pode determinar sua vitória ou derrota.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024