Skip to main content

Há uns 10 anos, quando eu ainda estava fazendo a minha primeira faculdade, um amigo me recomendou um jogo chamado Mount & Blade. Ele disse que “é literalmente algo que eu iria gostar muito”, já que ele conhecia bastante o que eu jogava. Intrigado, ouvi o conselho e comecei a jogar, e, quando menos percebi, estava gastando mais de 8 horas por dia controlando meus guerreiros. De lá para cá, outros jogos desse mesmo estilo surgiram – inclusive um novo jogo da franquia Mount & Blade –, e Wartales é mais um que segue a mesma tendência.

Comandando um bando de mercenários, você, como capitão, deverá guiá-los através de contratos lucrativos e batalhas. A mecânica lembra Mount & Blade, mas creio que Battle Brothers seja o exemplo mais fácil de jogo similar. Em um mundo em constante mudança, a história do seu bando depende única e exclusivamente das suas decisões como comandante.

Ambientação e mecânicas

Como dito, Wartales lembra bastante Battle Brothers pelas mecânicas apresentadas. Aqui, você tem que andar por um mundo, em busca de contratos de mercenário enquanto, também, investe nos seu bando e expande o time. A ambientação está baseada em um império caído, destruído por uma plaga, onde você e seu bando vagam por locais cheios de bandidos e outros perigos. Diferentemente de Battle Brothers, o componente sobrenatural não é tão explorado, mas ele existe.

wartales
Você poderá explorar 6 regiões diferentes

O mapa está dividido em 6 regiões. De acordo com o modo escolhido, elas podem estar todas liberadas ou podem ser desbloqueadas ao longo da progressão do jogador. As regiões possuem histórias, mas você pode continuar jogando independente de ter as completado. Nas regiões, personagens, cidades e outros bandos são uma constante, e você, no papel de um líder de um bando de mercenários, deve estar ciente de onde está pisando.

Por mais que Wartales ofereça histórias sobre as regiões, o foco é nos seus personagens. Eles têm relacionamentos entre si, podendo se deteriorar ou melhorar com o tempo. Através dos contratos, você pode conseguir dinheiro e influência para contratar mais gente, assim aumentando o leque de possibilidades de combate. O mundo de Wartales oferece bastante opções para aventuras independentes.

wartales
Herói ou bandido?

Para lidar com os perigos do universo de Wartales, o jogo conta um um sistema de profissões. Desse modo, você poderá fazer seus próprios equipamentos, sua própria comida e até mesmo seus próprios remédios, garantindo um custo melhor e retirando a dependência de drops dos inimigos. Existem várias profissões que seus personagens podem adquirir, dando uma ampla profundidade ao jogo.

Outro uso das profissões é no sistema de acampamento. Conforme seu bando se move, seus mercenários ficam cansados, sendo necessário acampar para recuperar as energias. Uma vez com o acampamento montado, você poderá vê-lo e controlá-lo através de uma tela, onde, também, é possível adquirir melhorias para o ambiente. No começo, você contará com um acampamento pequeno, com uma tenda e uma fogueira. Entretanto, conforme o jogo avança, você terá à sua disposição diversas construções e itens que facilitarão a sua vida, sendo possível alocar personagens para eles e, assim, adquirir algumas vantagens valiosas. Esse é certamente um grande diferencial de Wartales.

Progressão e combate

Sobre o combate, Wartales segue um estilo parecido com jogos no estilo XCOM ou, de novo, Battle Brothers. O combate é realizado por turnos, e você pode escolher qual personagem controlar quando for a sua vez de atacar. Cada ataque e cada movimentação requer pontos de ação, sendo possível, também, machucar os aliados com fogo amigo. Além dos pontos de ação convencionais, existem os valor points, que são pontos utilizados para habilidades especiais que só podem ser usadas uma vez durante as lutas. Os valor points são compartilhados com o time inteiro.

Se você ataca um inimigo, você entrará em um modo no qual esse personagem não poderá sair desse combate. Para sair, você terá que usar uma habilidade especial, do mesmo modo que o inimigo também precisará utilizar a mesma habilidade para sair do seu raio de ação. O dano do ataque básico é relativo ao poder da arma do personagem.

wartales
Se você está acostumado com combate em turnos, então não terá muitos problemas

Com as diferentes classes, no decorrer do jogo torna-se possível criar uma infinidade de maneiras de destruir os inimigos. As classes escalam de maneira absurda, e você, muito provavelmente, irá chegar na parte final do jogo com algum personagem capaz de eliminar os inimigos como se eles fossem nada. Combinar as sinergias das classes é bem divertido, e o jogo cumpre muito bem o seu papel em mostrar a progressão dos personagens através de itens e habilidades.

Considerações finais e veredito

Por mais que Wartales traga uma gama de opções para o jogador, é impossível jogar sem compará-lo com títulos similares. Nesse caso, o título da Shiro Games traz boas novidades na mesa, sendo um marco para o gênero. A mecânica de acampamento, por mais simples que seja, é um detalhe que traz muita vida e utilidade ao jogo, mostrando a você a importância de escolher bem as profissões dos seus mercenários. 

O grande ponto forte é a evolução dos personagens, que não é nítida apenas no combate, mas também conforme você avança nas profissões e desbloqueia melhorias cada vez mais poderosas. A sensação de progressão é recompensadora, e ver seus personagens destruindo facilmente os inimigos por causa das suas decisões acertadas é extremamente satisfatório.

Como ponto negativo, creio que as batalhas no final do jogo tornam-se extremamente longas e repetitivas. No começo, seu bando é pequeno, e as batalhas duram pouco tempo. Contudo, adicione mais 30 personagens no mapa e veja como você passará um bom tempo gerenciando as tropas. 

wartales
Quando você entra em uma cidade, você podera escolher onde visitar através de uma tela especial

Outro ponto negativo – e que talvez seja bem pessoal – é o estilo de arte escolhido. Wartales aposta em um estilo 3D, mais realista. É uma decisão que pode agradar a muitos, mas eu, ainda assim, acho muito melhor o estilo de arte de Battle Brothers, que não conta com gráficos realistas, e sim com uma arte bem feita, estilosa e com atenção ao detalhe, mostrando machucados sendo ilustrados de formas diferentes. Como eu disse, isso pode ser bem pessoal, então sintam-se à vontade para discordar de mim.

No geral, a ambientação, as possibilidades de combate e a liberdade que Wartales proporciona superam todas as potenciais falhas do jogo. Esse não é um jogo fácil, então, caso queira jogar e não tenha experiência em títulos similares, se prepare para fazer muitas decisões erradas. Lembre-se que, nesse caso, não há vergonha alguma em voltar no save, então use esse recurso para aprender as mecânicas e voltar mais forte. Wartales é um jogo que bebe de diversas influências e, mesmo assim, consegue apresentar uma proposta com diversas novidades. Caso você goste do gênero de gerenciamento e combate em turnos, então esse é, definitivamente, um jogo indispensável.

93%


Prós:

🔺 Ambientação excelente
🔺 Boa progressão de personagens
🔺 Mecânica de acampamento
🔺Combate envolvente…

Contras:

🔻 …mas repetitivo e maçante ao final do jogo


Ficha Técnica:

Lançamento: 12/04/23
Desenvolvedora: Shiro Games
Distribuidora: Shiro Unlimited
Plataformas: PC

Review – Ruff Ghanor

Rafael NeryRafael Nery27/02/2024

Review – Penny’s Big Breakaway

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.27/02/2024