Skip to main content

E o melhor dos Total War volta à cena em sua sétima expansão paga – somado a mais 3 gratuitas – com Fates Divided. Os destinos se dividem quando amigos de infância percebem que seus objetivos de vida são conflitantes a tal ponto que precisam se enfrentar.

Encruzilhadas da vida

O ano é 200 da Era Comum, Yuan Shao e Cao Cao – amigos que estão juntos desde a primeira infância – testemunharam a crescente ambição um do outro. Nesta disputa de poderes entre os objetivos diferentes deles, cabe a nós decidir quem puxará mais forte este cabo-de-guerra.

Este novo posicionamento temporal traz também outros desdobramentos em relação aos acontecimentos das cercanias. Liu Bei, Ma Teng, Meng Huo e Zhuge Liang estão a postos em novas situações, também a fim de tornarem-se O Imperador da China Unificada.

Imagem de Total War: Three Kingdoms - Fates Divided
Se eu sou o Imperador da China, é porque eu mereci!

Por mais que as principais efemérides desta expansão estejam focadas nos territórios ao norte, isso não significa que os outros pontos do mapa fiquem esquecidos. Ação, estratégias e intrigas não faltam por todo esse mundinho de Total War: Three Kingdoms – Fates Divided, principalmente tendo as demais expansões sendo também inseridas nos contextos.

Uma presença maior dos Conselhos das Facções são parte fundamental para o crescimento daqueles que buscam o trono. A partir de determinado tamanho, anualmente temos a oportunidade de ouvir a nossos ministros a fim de tomarmos as rédeas sobre ações especiais que poderão melhorar muito as nossas posições economicas, militares ou culturais, ou mirar em algum oponente e sabotar profundamente seus objetivos.

Imagem de Total War: Three Kingdoms - Fates Divided
Estão nas mangas dos senhores ministros […]

O grande diferencial de Total War: Three Kingdoms – Fates Divided vem na forma de uma nova facção disponível para jogar: Liu Yan. Com um foco estrategista, ele busca construir um legado para seu clã. Tudo o que for construído pelo patriarca será a base que Liu Zhang receberá para se erguer.

Total War: Three Kingdoms – Fates Divided traz nas mãos do Clã Liu a mais pura prática da mítica “meritocracia” – uma das maiores representantes do panteão mitológico brasileiro junto com a “a mão invisível do mercado” – onde as conquistas de Liu Yan geram créditos que somente poderão ser utilizados por seus descendentes – que, claro, tem todo o merecimento por terem nascido em berço de ouro.

Imagem de Total War: Three Kingdoms - Fates Divided
Entendeu Brasil?!

Vez após vez a Creative Assembly tira leite de pedra e traz mais modos de jogo para Total War: Three Kingdoms – Fates Divided. A sensação que fica é que a cada novo personagem é um jogo diferente que temos nas mãos. Com mais de 50 horas nas mãos, ter essa sensação a cada nova expansão é uma surpresa maravilhosa, por mais que esta poderia ser mais extensa.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024