E o melhor dos Total War volta à cena em sua sétima expansão paga – somado a mais 3 gratuitas – com Fates Divided. Os destinos se dividem quando amigos de infância percebem que seus objetivos de vida são conflitantes a tal ponto que precisam se enfrentar.
Encruzilhadas da vida
O ano é 200 da Era Comum, Yuan Shao e Cao Cao – amigos que estão juntos desde a primeira infância – testemunharam a crescente ambição um do outro. Nesta disputa de poderes entre os objetivos diferentes deles, cabe a nós decidir quem puxará mais forte este cabo-de-guerra.
Este novo posicionamento temporal traz também outros desdobramentos em relação aos acontecimentos das cercanias. Liu Bei, Ma Teng, Meng Huo e Zhuge Liang estão a postos em novas situações, também a fim de tornarem-se O Imperador da China Unificada.
Por mais que as principais efemérides desta expansão estejam focadas nos territórios ao norte, isso não significa que os outros pontos do mapa fiquem esquecidos. Ação, estratégias e intrigas não faltam por todo esse mundinho de Total War: Three Kingdoms – Fates Divided, principalmente tendo as demais expansões sendo também inseridas nos contextos.
Uma presença maior dos Conselhos das Facções são parte fundamental para o crescimento daqueles que buscam o trono. A partir de determinado tamanho, anualmente temos a oportunidade de ouvir a nossos ministros a fim de tomarmos as rédeas sobre ações especiais que poderão melhorar muito as nossas posições economicas, militares ou culturais, ou mirar em algum oponente e sabotar profundamente seus objetivos.
O grande diferencial de Total War: Three Kingdoms – Fates Divided vem na forma de uma nova facção disponível para jogar: Liu Yan. Com um foco estrategista, ele busca construir um legado para seu clã. Tudo o que for construído pelo patriarca será a base que Liu Zhang receberá para se erguer.
Total War: Three Kingdoms – Fates Divided traz nas mãos do Clã Liu a mais pura prática da mítica “meritocracia” – uma das maiores representantes do panteão mitológico brasileiro junto com a “a mão invisível do mercado” – onde as conquistas de Liu Yan geram créditos que somente poderão ser utilizados por seus descendentes – que, claro, tem todo o merecimento por terem nascido em berço de ouro.
Vez após vez a Creative Assembly tira leite de pedra e traz mais modos de jogo para Total War: Three Kingdoms – Fates Divided. A sensação que fica é que a cada novo personagem é um jogo diferente que temos nas mãos. Com mais de 50 horas nas mãos, ter essa sensação a cada nova expansão é uma surpresa maravilhosa, por mais que esta poderia ser mais extensa.